Post Image

Com um novo ano e tantas mudanças acontecendo simultaneamente, as marcas precisam abrir espaço para novidades em relação a estratégias e campanhas, incluindo as ações de awareness. 

As campanhas com foco em awareness promovem mais reconhecimento e conscientização sobre a sua marca, bem como inicia o trabalho de captação no topo de funil. Esse tipo de ação é muito indicado para as marcas, principalmente por possuir várias qualidades estratégicas.

Será que vale a pena adicionar esse modelo de campanha ao longo do ano? Confira a seguir um artigo completo que mostra como o awareness ajuda no planejamento, resultados e objetivos da marca. Tenha uma ótima leitura!

Por que investir em campanhas de awareness?

Como sabemos, as campanhas de awareness trabalham com informações relacionadas a posicionamento, percepção e reconhecimento, métricas conhecidas por serem mais intangíveis e voláteis.

Toda a marca que hoje é reconhecida e referenciada, em algum momento, investiu ou ainda investe em ações de awareness. Não importa se ela já tem uma fatia de mercado ou é considerada top of mind, aquelas a empresas que sabem como uma estratégia de awareness pode potencializar seus ganhos, investem nessa campanha.

Afinal, parando de fazer campanhas para conscientização de marca, menos pessoas conhecem a empresa e a consideram para solução de algum problema ou necessidade.

“Mas, eu nunca vi uma campanha de awareness”, bom, provavelmente nesse caso você já deve ter tido contato com alguma ação com essa finalidade, pois qualquer campanha que eleva o nome da marca é awareness, um exemplo mais conhecido são as propagandas em TV. Ou, você pode não ser o público-alvo, ou estar nas mídias utilizadas pela marca para divulgar ações desse tipo, entre outras possibilidades.

O investimento em campanhas de awareness é importante pois, através dessas ações você chega ao seu público de maneira mais efetiva, sendo lembrado pelos motivos certos e pessoas corretas, fortalecendo a marca e durante todos os momentos do ano, incluindo durante a Black Friday e outras datas.

Além disso, uma campanha nesse modelo é perfeita para conseguir grandes resultados no lançamento de novos produtos, conversando com consumidores interessados e dispostos a conhecer novidades para curar suas dores e resolver suas necessidades.

Estágios do awareness

As ações focadas em awareness trabalham com alguns indicadores que facilitam a compreensão e interpretação do que foi alcançado com a campanha. A seguir, vamos mostrar alguns estágios e respostas dadas pelo público que comprovam o sucesso da ação de reconhecimento de marca. Acompanhe:

Consciência de marca

A consciência de marca é interpretada como a proximidade da empresa com o seu consumidor, como ela está sendo percebida e seu nível de autoridade dentro do seu mercado de atuação.

Por lidar com uma resposta de público tão aberta, as marcas começam a se perguntar se a campanha de awareness é um investimento necessário, questionando a sua real influência para os resultados e como é metrificado. Mas, esse estágio da campanha pode e deve ser monitorado com algumas métricas combinadas, sendo elas:

  • Impressões alcançadas;
  • Alcance da marca com o seu público;
  • Engajamento;
  • Taxa de cliques;
  • Tráfego do site, entre outros.

Tais indicadores podem variar de acordo com a estratégia adotada dentro da ação de  awareness, afinal, cada mídia e estímulo recebe diferentes apelos e retornos dos consumidores.

Consideração da compra

Ao ter uma consciência de marca, o consumidor passa a considerar a empresa ou produto anunciado pela estratégia de awareness para solucionar os seus problemas, dores ou necessidades. Assim, vai atrás de mais informações, interage com conteúdos relacionados a marca, pesquisa pelo site, para se sentir mais confiante e seguro com a sua compra.

Esse é o comportamento esperado do público que faz parte da segmentação da campanha, avançando a cada etapa até efetivamente realizar uma conversão

Como o awareness ajuda no planejamento de marca durante o ano?

Ao aplicar uma estratégia de awareness, você potencializa seus resultados ao longo do ano, principalmente por trabalhar com o nome da marca para públicos específicos. Inclusive, quando combinado com ações focadas em performance, esse modelo de mídia e campanha consegue gerar engajamento, conversões e criar conexões verdadeiras com seu consumidor.

Para trabalhar com uma campanha de awareness é importante lembrar que ela é baseada em construção, ou seja, quanto mais você investe nesse tipo de ação, mais ganha autoridade e destaque. Com isso, vai nutrindo o relacionamento com os clientes, mantendo ainda mais perto quem já conhece a sua marca e a qualidade de seus produtos.

As ações de awareness também estão associadas aos valores da marca e sua percepção com o público. Segundo um estudo da Havas Group de 2019, 77% dos clientes compram de marcas que possuem os mesmos valores sociais e posicionamento frente a determinadas questões

Isso quer dizer que as ações de awareness criam uma comunicação mais integrada, aumentando a vantagem competitiva no mercado, ajudando a manter e fidelizar os clientes com a marca de forma mais natural, consequentemente mais barato também para a estratégia.

Mas, como implementar esse modelo de campanha? Existem outras vantagens técnicas? Bom, a Voxus desenvolveu sua tecnologia de awareness que entrega relatórios e insights, além de contar com um time de especialistas prontos para te ajudar. Conheça mais:

Conheça mais sobre o awareness da Voxus!

Geolocalização

A geolocalização é um recurso de publicidade para alcançar um público qualificado em uma determinada região.

Pensando nas campanhas de awareness e com a geolocalização, é comum as marcas investirem em uma comunicação que atravessa o espaço digital, mostrando que ela está ali, disponível para ajudar as necessidades do cliente. Por trabalhar de maneira mais direcionada, a resposta a campanha costuma ser mais rápida, com a disponibilização de ofertas mais atrativas para aquele público. 

Esse recurso também ajuda a criar uma comunicação personalizada, construindo uma mensagem de valor mais alinhada aos gostos e interesses do público-alvo. Assim, com uma interação direta, é mais fácil colher dados para atingir o objetivo da campanha.

Relatório de Media Lift

O Media Lift é um relatório que busca compreender mais sobre as percepções e impacto de marca sobre seus clientes e públicos específicos. Esse estudo observa diferentes perspectivas, pontos de contato, gerando dados e insights significativos para a marca.

Isso ajuda a entender de forma mais completa o que funciona na campanha, qual o melhor tipo de comunicação, pontos de melhoria, entre outros. Tais informações são extremamente ricas para otimização de novas campanhas, decisões de planejamento e muito mais.

Seleção de quais sites e apps a marca pode aparecer

A tecnologia de awareness Voxus permite não só que a sua marca apareça para públicos específicos, mas também em um contexto adequado. Com a nossa solução, é possível definir quais os sites e aplicativos que os criativos aparecerão, no lugar certo e na hora certa para os usuários mais apropriados.

Assim, a marca tem mais segurança de que sua campanha de awareness estará se relacionando nos lugares mais pertinentes da internet para o contato com o seu público.

Viu como as ações de awareness são importantes para o seu planejamento de marca? Adicionando essa estratégia ao longo do ano, com certeza você estará muito mais perto de conquistar grandes números em resultados de vários tipos de campanha e aplicando a tecnologia Voxus, esses resultados podem ser ainda maiores.

Confira nossas histórias de sucesso em campanhas com Smart Fit, Personal Baby, Inbrands e Prolam

Solicite sua proposta, converse com nossos especialistas e venha aproveitar todos os benefícios do nosso produto!

Histórias relacionadas