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As campanhas publicitárias são essenciais para uma interação entre marcas e clientes em diferentes canais e contextos. Mas, não são todas as ações e meios que conseguem se conectar com o público-alvo e para ter certeza disso um dos métodos mais eficazes de mensuração é o de Brand Lift.

Essa técnica busca mostrar se as mídias utilizadas em uma campanha são de real valor para a empresa e seus consumidores, ajudando a otimizar processos e alocar o investimento nos melhores canais. Mas, como fazer isso da forma certa? Como funciona o brand lift na prática?

Continue a leitura desse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy para saber mais sobre essa metodologia e sua importância para relação de marcas e clientes. Confira!

Brand lift: o que é?

Brand lift é um termo em inglês que significa aumento ou levantamento de marca, sendo utilizado para entender mais sobre as percepções e impactos sobre os clientes no reconhecimento de uma marca.

Essa técnica considera diferentes pontos em sua análise, olhando principalmente para o impacto da mensagem a ser transmitida, comportamento do consumidor, jornada de compra entre outros aspectos.

“Tendo como foco os KPIs que os anunciantes querem atingir, o estudo de brand lift mostra na prática como os objetivos de cada cliente podem ser atingidos. Trazendo dados e insights de qualidade que podem ajudá-los em futuras estratégias de comunicação através de formatos inovadores, gerando valor para as marcas e seus consumidores.” - Iab Brasil

Como aplicar o brand lift?

Esse método utiliza a pesquisa como seu principal recurso, separando duas amostras em que um foi exposto à comunicação da marca e outro não. Para ambos os grupos são enviados questionários e as respostas são comparadas a fim de entender esse incremento no reconhecimento de marca.

Exemplo prático de Brand Lift

Existem muitas maneiras de aplicar a metodologia de brand lift, por isso é ideal encontrar uma amostragem de qualidade, ter perguntas criteriosas e estar disponível a receber os feedbacks de forma imparcial e séria.

Algumas métricas valiosas que o brand lift ajuda a trazer mais clareza e entendimento são:

  • Reconhecimento de marca, awareness;
  • Consideração e intenção da marca no momento da compra;
  • Favorabilidade em relação a marca;
  • Interesse do público na marca em questão;
  • Possível recall.

Brand Lift X Brand Safety X Brand Suitability

Apesar de serem termos parecidos e estarem relacionados a percepção e saúde da marca frente aos consumidores, o brand lift, brand safety e brand suitability tem propostas e finalidades diferentes.

Enquanto o brand lift é uma metodologia para comprovar resultados e saber o impacto da marca diretamente com o público, os dois conceitos são relacionados a outros pontos, sendo eles:

  • Brand safety: aplicado nas auditorias de Ad Verification, são medidas protetivas que evitam que a marca seja associada ou apareça em sites de conteúdo duvidoso ou perigoso para toda a sociedade;
  • Brand suitability: é voltado para adequação da marca, ajudando a desenvolver identidade específica, sabendo quais os conteúdos que se relacionam com a empresa de forma estratégica e equilibrada.

Com isso, fazer um brand lift junto com o brand safety e suitability é ter ainda mais segurança e confiança em tomar novas decisões e alcançar outros objetivos que resguardam e preservam a marca como um todo.

Importância de fazer brand lift para as marcas

Como deu para perceber, o brand lift ajuda a comprovar e compreender pontos relevantes para os clientes dentro de uma campanha publicitária. Assim, a tomada de decisão fica fácil, pois está baseada em dados concretos e indicadores chave que aumentam a assertividade na comunicação.

A importância de adotar o brand lift é conseguir compreender de maneira mais abrangente o que funciona para a marca, o que é preciso melhorar e como pensar de forma planejada e otimizada em futuras ações

Aplicar o brand lift é buscar melhorar as campanhas de forma mais assertiva, ajustando a comunicação, os criativos e outros pontos. A empresa consegue mostrar que ouviu os pontos negativos e positivos, entregando mais qualidade em cada campanha e impactando positivamente os clientes.

3 motivos para fazer brand lift

Saber mais sobre as métricas e insights que o brand lift pode trazer diferentes benefícios para sua marca e a campanha publicitária. Para mostrar algumas vantagens, separamos 3 motivos que fazem o brand lift valer a pena! Confira:

Maior e melhor entendimento do seu público

As métricas comuns que são utilizadas na mídia são excelentes formas de entender o público, mas o brand lift traz um esclarecimento maior e melhor sobre as percepções, motivações e sentimentos do seu consumidor.

Isso não só em relação à marca, mas também a produtos, serviços, promoções e outras mensagens que foram passadas pelos materiais das campanhas.

Dados ricos para otimização de novas campanhas

Além de saber mais sobre o seu público, o brand lift te possibilita ter em mãos dados muito valiosos para otimização de novas campanhas. Ao entender o impacto de forma precisa, os ajustes e novas ideias ficam mais alinhados ao que o público procura, abandonando o que não traz retorno.

Tomada de decisão mais assertiva 

Dentro de uma estratégia de mídia digital, existem momentos cruciais de escolhas e tomadas de decisão para uma campanha. Fazer essas preferências com base em dados é uma das formas mais seguras de conseguir crescer com consistência e de forma contínua.

A evolução é um processo que leva tempo e precisa ser estruturada e com a ajuda de dados que mostram o caminho mais vantajoso a seguir, isso fica simples e tangível, alcançando de pouco em pouco o objetivo traçado.

Brand lift Voxus com o Upper Funnel!

Além de smart display de performance, a Voxus também trabalha com campanhas focadas em awareness com a sua tecnologia de Upper Funnel, buscando aumentar o reconhecimento e consideração de diversas marcas.

Como parte dos benefícios de usar Voxus Upper Funnel, alguns clientes recebem um estudo de brand lift completo, com dados ricos e importantes para as campanhas. Isso atesta o retorno positivo de todo o trabalho da nossa equipe e também como nosso awareness funciona na prática e ajuda nos resultados.

Quer saber mais sobre o Upper Funnel e começar a crescer seu reconhecimento online? Vem bater um papo com nossos especialistas pelo email [email protected] e saber mais sobre nosso produto!

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