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Durante o planejamento de uma campanha de mídia, muitos detalhes precisam ser levados em conta.

Além de ter uma visão estratégica e escolher os melhores canais de comunicação, quando se fala em impressão de banners, é ideal ter segurança de que a peça está sendo entregue para o público de interesse correto e que vai ajudar na hora da conversão.

A fim de agregar mais confiança para esse tipo de mídia, um dos recursos utilizados para investigar de maneira profunda os números apresentados e trazer mais informações ricas é o Ad Verification.

Você sabe o que é o Ad Verification? Nesse conteúdo vamos te mostrar mais sobre esse recurso e como ele é usado durante as campanhas de smart display. Acompanhe o artigo e boa leitura!

O que é Ad Verification?

De maneira geral, o Ad Verification é um procedimento técnico que tem como objetivo auditar todos os dados da entrega de uma publicidade por banner na internet.

Para a Interactive Advertising Bureau, IAB, o “Ad verification é um processo que busca checar se um ou mais atributos de campanhas online foram executados de acordo com as condições especificadas pelo anunciante ou pela agência.”

A apresentação dos dados de Ad Verification é uma das ferramentas para conseguir mais credibilidade com clientes e parceiros, mostrando que a campanha conseguiu resultados pautados em visibilidade real e livres de fraudes.

Para que serve e sua importância

O Ad Verification ajuda na credibilidade e na relação de confiança entre clientes, deixando os dados ainda mais ricos e qualificados. Nesse caso, ele possui algumas funções mais específicas, como:

  • Validação de impressão de entregas: averiguando a compatibilidade das impressões com o público-alvo e a frequência e entrega da peça durante a campanha;
  • Viewability: calculando se o banner foi visto de acordo com a porcentagem de pixels que tiveram visibilidade;
  • Verificação de tema e qualidade do inventário em que o banner aparece;
  • Verificação de impressões, que podem estar acontecendo para bots.

Utilizadores do Ad Verification

O Ad Verification pode ser usado por diferentes grupos de interesse, principalmente aqueles que lidam diretamente com números e precisam apresentar resultados constantes. Sendo assim, é mais indicado para:

  • Agências, a fim de mostrar o potencial sobre determinado mix de mídia de campanha;
  • Anunciantes, com o intuito de trazer mais transparência e seriedade para produção de relatórios e contratação de fornecedores;
  • Publishers, para mensurar resultados de desempenho e deixar um ambiente seguro para a marca;
  • Networks e marketplaces, conferir se o conteúdo sobre performance que oferecem aos clientes.

Tipos de verificação com o Ad Verification

Ad Verification tem uma extrema importância quando falamos de validação de dados. Ele possui vários tipos de averiguação para detalhar com profundidade tudo o que foi colhido. Separamos os mais utilizados que entregam resultados chave, conheça:

Contexto e Brand Safety

Os banners de smart display são aqueles impressos em portais e outras páginas da internet, durante a navegação do usuário. Dessa forma, é de extrema importância verificar o contexto em que a peça está inserida, para evitar que a marca seja associada com conteúdos duvidosos.

O Ad Verification analisa quais são os lugares da internet que o banner está sendo exposto, evidenciando os lugares ruins com conteúdos duvidosos que esses banners possam estar sendo impressos.

Viewability

As vendas dos espaços onde ficam os banners são realizadas durante o carregamento da página, no momento de abrir um portal. No caso do smart display, uma inteligência artificial pré-programada realiza toda a dinâmica de lances para a compra daquele espaço.

Por isso, o viewability do Ad Verification é importante para saber se o anúncio foi realmente exposto para aquele usuário de acordo com a porcentagem de pixels que foram vistas. Esse processo de checagem ajuda a saber se a impressão obtida foi realmente visível para o público que navegou por aquele site.

Para a Media Rating Council, o banner é considerado visível quando pelo menos metade da sua área total é exibida para o usuário, por pelo menos um segundo. Outra métrica de viewability é relacionada aos pixels, pois um display maior que 242 mil px deve ter pelo menos 30% da sua área vista para a impressão ser contada.

Geo-Targeting

Uma das métricas mais interessantes quando falamos de identificação de público, é o geomarketing. Essa é a opção que trabalha com a segmentação de audiência de acordo com a localidade do público-alvo daquela campanha. Nesse modelo, o Ad Verification faz a conferência do banner relacionando a impressão de usuários que faziam parte da área desejada para a campanha.

Identificação de fraudes

Infelizmente, diversos tipos de fraudes acontecem no meio digital. No mundo da mídia, também é possível acabar recebendo números fraudulentos relacionados a impressão de público-alvo.

Isso acontece quando o anúncio não chega na audiência qualificada, fazendo com o que os números não correspondam de fato com a realidade. Dentro do Ad Verification é possível verificar dois tipos de fraudes:

  • Tráfego invalido geral, que são identificados em análises de rotina e feitos a partir de um padrão, como os bots;
  • Tráfego invalido sofisticado, que tem uma maior dificuldade de ser identificado e precisam de análises avançadas para serem descobertos.

Benefícios do Ad Verification

Como deu para perceber, o Ad Verification é um processo que faz a checagem de diversos atributos de campanhas online, com o intuito de entender se todos os objetivos foram alcançados. Mas, essa não é a única vantagem desse tipo de análise, por isso, confira outros benefícios exclusivos do Ad Verification para a sua campanha.

Mais segurança

Um dos atributos primordiais quando falamos sobre dados e análise é a segurança das informações adquiridas com a campanha. Com o Ad Verification, a segurança dos dados é ainda maior, confirmando que os resultados obtidos não sofreram nenhum tipo de fraude ou alteração.

Impacto da campanha para pessoas reais

A internet está cheia de bots que impactam diretamente na performance da campanha e seus resultados. Por isso, usar a verificação é essencial para saber o impacto da campanha com pessoas reais, que ajudam a justificar as taxas de impressões, conversões e receitas geradas.

Aumento da assertividade dos números

Com números mais precisos, fica ainda mais fácil de construir uma relação de confiança entre você e o cliente. Nesse caso, o papel do Ad Verification fica ainda mais nítido, fazendo com o que as relações sejam muito mais transparentes e melhorando a parceria entre ambas as partes.

Conclusão

O Ad Verification é uma segurança que as empresas podem ter relacionada aos números obtidos na campanha. Com as informações detalhadas, é fácil fazer escolhas e análises estratégicas para o sucesso dos resultados.

A Voxus voluntariamente audita a campanha de seus clientes periodicamente com o Ad Verification, ajudando a manter parcerias ainda mais sólida. Isso ajuda a demonstrar a confiança que temos na mídia de smart display.

De maneira responsável, atuamos ativamente na análise das informações colhidas, mostrando que a tecnologia da mídia programática funciona.

Quer saber mais sobre esse tema? Continue no Blog da Voxus!

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