Durante o planejamento de uma campanha de mídia, muitos detalhes precisam ser levados em conta.
Além de ter uma visão estratégica e escolher os melhores canais de comunicação, quando se fala em impressão de banners, é ideal ter segurança de que a peça está sendo entregue para o público de interesse correto e que vai ajudar na hora da conversão.
A fim de agregar mais confiança para esse tipo de mídia, um dos recursos utilizados para investigar de maneira profunda os números apresentados e trazer mais informações ricas é o Ad Verification.
Você sabe o que é o Ad Verification? Nesse conteúdo vamos te mostrar mais sobre esse recurso e como ele é usado durante as campanhas de smart display. Acompanhe o artigo e boa leitura!
O que é Ad Verification?
De maneira geral, o Ad Verification é um procedimento técnico que tem como objetivo auditar todos os dados da entrega de uma publicidade por banner na internet.
Para a Interactive Advertising Bureau, IAB, o “Ad verification é um processo que busca checar se um ou mais atributos de campanhas online foram executados de acordo com as condições especificadas pelo anunciante ou pela agência.”
A apresentação dos dados de Ad Verification é uma das ferramentas para conseguir mais credibilidade com clientes e parceiros, mostrando que a campanha conseguiu resultados pautados em visibilidade real e livres de fraudes.
Para que serve e sua importância
O Ad Verification ajuda na credibilidade e na relação de confiança entre clientes, deixando os dados ainda mais ricos e qualificados. Nesse caso, ele possui algumas funções mais específicas, como:
- Validação de impressão de entregas: averiguando a compatibilidade das impressões com o público-alvo e a frequência e entrega da peça durante a campanha;
- Viewability: calculando se o banner foi visto de acordo com a porcentagem de pixels que tiveram visibilidade;
- Verificação de tema e qualidade do inventário em que o banner aparece;
- Verificação de impressões, que podem estar acontecendo para bots.
Utilizadores do Ad Verification
O Ad Verification pode ser usado por diferentes grupos de interesse, principalmente aqueles que lidam diretamente com números e precisam apresentar resultados constantes. Sendo assim, é mais indicado para:
- Agências, a fim de mostrar o potencial sobre determinado mix de mídia de campanha;
- Anunciantes, com o intuito de trazer mais transparência e seriedade para produção de relatórios e contratação de fornecedores;
- Publishers, para mensurar resultados de desempenho e deixar um ambiente seguro para a marca;
- Networks e marketplaces, conferir se o conteúdo sobre performance que oferecem aos clientes.
Tipos de verificação com o Ad Verification
Ad Verification tem uma extrema importância quando falamos de validação de dados. Ele possui vários tipos de averiguação para detalhar com profundidade tudo o que foi colhido. Separamos os mais utilizados que entregam resultados chave, conheça:
Contexto e Brand Safety
Os banners de smart display são aqueles impressos em portais e outras páginas da internet, durante a navegação do usuário. Dessa forma, é de extrema importância verificar o contexto em que a peça está inserida, para evitar que a marca seja associada com conteúdos duvidosos.
O Ad Verification analisa quais são os lugares da internet que o banner está sendo exposto, evidenciando os lugares ruins com conteúdos duvidosos que esses banners possam estar sendo impressos.
Viewability
As vendas dos espaços onde ficam os banners são realizadas durante o carregamento da página, no momento de abrir um portal. No caso do smart display, uma inteligência artificial pré-programada realiza toda a dinâmica de lances para a compra daquele espaço.
Por isso, o viewability do Ad Verification é importante para saber se o anúncio foi realmente exposto para aquele usuário de acordo com a porcentagem de pixels que foram vistas. Esse processo de checagem ajuda a saber se a impressão obtida foi realmente visível para o público que navegou por aquele site.
Para a Media Rating Council, o banner é considerado visível quando pelo menos metade da sua área total é exibida para o usuário, por pelo menos um segundo. Outra métrica de viewability é relacionada aos pixels, pois um display maior que 242 mil px deve ter pelo menos 30% da sua área vista para a impressão ser contada.
Geo-Targeting
Uma das métricas mais interessantes quando falamos de identificação de público, é o geomarketing. Essa é a opção que trabalha com a segmentação de audiência de acordo com a localidade do público-alvo daquela campanha. Nesse modelo, o Ad Verification faz a conferência do banner relacionando a impressão de usuários que faziam parte da área desejada para a campanha.
Identificação de fraudes
Infelizmente, diversos tipos de fraudes acontecem no meio digital. No mundo da mídia, também é possível acabar recebendo números fraudulentos relacionados a impressão de público-alvo.
Isso acontece quando o anúncio não chega na audiência qualificada, fazendo com o que os números não correspondam de fato com a realidade. Dentro do Ad Verification é possível verificar dois tipos de fraudes:
- Tráfego invalido geral, que são identificados em análises de rotina e feitos a partir de um padrão, como os bots;
- Tráfego invalido sofisticado, que tem uma maior dificuldade de ser identificado e precisam de análises avançadas para serem descobertos.
Benefícios do Ad Verification
Como deu para perceber, o Ad Verification é um processo que faz a checagem de diversos atributos de campanhas online, com o intuito de entender se todos os objetivos foram alcançados. Mas, essa não é a única vantagem desse tipo de análise, por isso, confira outros benefícios exclusivos do Ad Verification para a sua campanha.
Mais segurança
Um dos atributos primordiais quando falamos sobre dados e análise é a segurança das informações adquiridas com a campanha. Com o Ad Verification, a segurança dos dados é ainda maior, confirmando que os resultados obtidos não sofreram nenhum tipo de fraude ou alteração.
Impacto da campanha para pessoas reais
A internet está cheia de bots que impactam diretamente na performance da campanha e seus resultados. Por isso, usar a verificação é essencial para saber o impacto da campanha com pessoas reais, que ajudam a justificar as taxas de impressões, conversões e receitas geradas.
Aumento da assertividade dos números
Com números mais precisos, fica ainda mais fácil de construir uma relação de confiança entre você e o cliente. Nesse caso, o papel do Ad Verification fica ainda mais nítido, fazendo com o que as relações sejam muito mais transparentes e melhorando a parceria entre ambas as partes.
Conclusão
O Ad Verification é uma segurança que as empresas podem ter relacionada aos números obtidos na campanha. Com as informações detalhadas, é fácil fazer escolhas e análises estratégicas para o sucesso dos resultados.
A Voxus voluntariamente audita a campanha de seus clientes periodicamente com o Ad Verification, ajudando a manter parcerias ainda mais sólida. Isso ajuda a demonstrar a confiança que temos na mídia de smart display.
De maneira responsável, atuamos ativamente na análise das informações colhidas, mostrando que a tecnologia da mídia programática funciona.
Quer saber mais sobre esse tema? Continue no Blog da Voxus!