Com um mercado mais competitivo, investir em diferentes estratégias que dão resultado é o melhor caminho para conseguir se destacar com os consumidores. Um modo de ajudar a alavancar a marca que traz grandes resultados são as campanhas awareness.
Mas, o que é de fato o awareness? Como ele funciona e quais os detalhes que envolvem esse tipo de campanha? Acompanhe a seguir seus maiores benefícios. Boa leitura!
O que é awareness?
O awareness, também conhecido como brand awareness, vem da palavra em inglês que significa “conhecimento, consciência". No campo da publicidade, o awareness é um tipo de campanha voltada para aumentar a consciência de marca em relação ao público. Ele também é essencial para impulsionar novos produtos, serviços e projetos que uma empresa desenvolve.
Ao começar um trabalho de awareness, a marca passa a ser mais reconhecida e tem grandes possibilidades de chegar pouco a pouco ao status de referência no seu setor de atuação e estar à frente de seus concorrentes. Quando usado com consistência, o awareness te faz ser lembrado, ajudando o público a escolher a sua marca no momento de decisão de compra e solução de suas dores.
Ainda que o processo de consumo não seja linear, o awareness é uma parte muito importante dentro do planejamento, pois atua ativamente no primeiro estágio da jornada de compra do cliente.
Uma empresa que consegue trabalhar bem seu posicionamento e reconhecimento de marca atrai mais atenção e entrega uma experiência personalizada e única aos clientes.
Aqui no blog do Voxus Academy já conversamos um pouco sobre campanhas voltadas para aquisição de consumidores nessa etapa da venda. Confira nossas dicas para melhorar a sua estratégia de topo de funil!
A importância do awareness
Pensando em awareness, é ideal saber algumas aplicações que ele ajuda a deixar a execução de ações mais assertivas. Conheça alguns pontos que contribuem a manter uma campanha awareness mais sólida:
Identidade de marca
Todas as marcas precisam ter uma identidade para se destacar no âmbito em que atuam. Para investir em campanhas focadas em awareness e conseguir aumentar seu reconhecimento, a sua identidade será trabalhada de diferentes formas, principalmente com elementos visuais e itens escritos que capturam a atenção do público.
Isso é crucial para gerar impacto e diferenciação para os consumidores independente do canal utilizado no mix de mídia. Essa comunicação deve conversar entre cada peça e propagar o DNA da marca em qualquer meio que o público estiver.
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Atuação e presença no mercado pela mídia
Dentro do mundo dos negócios, muitas pessoas ao saberem o que é awareness entendem que apenas grandes e tradicionais marcas conseguem resultado com esse tipo de campanha.
Mas, o modelo de investimento para conscientização da marca traz mudanças nos resultados em empresas de diferentes tamanhos e segmentos de atuação.
Quando falamos em mídia de forma específica, o ideal é que a marca tenha uma estratégia voltada para diversificação de canais e o awareness seja um deles. A abrangência de canais ajuda a alavancar a presença e atuação no mercado e divulgação de novidades, fazendo com que a empresa se destaque nesses pontos de contato com os novos clientes.
Criação de conteúdos ricos
A disponibilização e criação de conteúdos ricos para os clientes é uma grande oportunidade de melhorar o seu reconhecimento.
No ramo publicitário chamamos de posicionamento de marca a relação e associação que o cliente faz ao conhecer uma marca. Dentro disso, entra a questão de ser visto como líder do mercado, top of mind, entre outros termos que fazem referência em ser destaque no mercado.
Para conseguir se aprimorar nesse quesito, investir em awareness é um dos melhores caminhos, pois traz a chance de se destacar diante dos concorrentes e ter engajamento com um potencial público interessado no seu segmento de atuação.
Maiores benefícios do awareness
Além de todos os caminhos que ajudam a fortalecer a marca, as campanhas awareness têm benefícios importantes para as empresas quando bem aplicadas. Selecionamos as principais vantagens que o investimento no awareness pode trazer para o seu negócio. Veja:
Impulsionar um produto, serviço ou projeto de uma marca
Um dos grandes desafios de lançar um produto é fazer com o que ele seja reconhecido e desperte o interesse. Ao trazer ao mercado uma novidade, as campanhas de awareness podem ser muito bem aplicadas para levar esse produto ou serviço para o público de interesse com uma segmentação bem aplicada.
Essa estratégia ajuda a ganhar mais alcance e, quando uma pessoa deseja algo relacionado, tem altas chances de pensar no seu produto e consumi-lo efetivamente. Não esqueça que dentro desse mercado, ser visto ajuda a ser lembrado.
Virar autoridade
Ao pensarmos em determinados tipos de produtos ou objetos é comum que haja associação com uma marca, como é o caso do uso da palavra Post-It ao invés de nota adesiva, por exemplo.
Essa é uma das consequências em ser autoridade e referência para os consumidores, resultado de uma estratégia de awareness bem trabalhada.
Outro detalhe importante desse tipo de autoridade é que, além de disseminar a sua marca, seus diferenciais e concretizar a qualidade do seu produto, essa autoridade também ajuda a destacar a sua missão como empresa e o seu comprometimento em oferecer o melhor para os clientes.
Alcançar mais clientes
Uma das tendências para esse ano no mundo publicitário e das mídias é o social commerce, uma forma de vender nas redes sociais mediante a troca de informações sobre o produto, como foi a experiência com a marca e os benefícios do produto.
Podemos dizer que o social commerce é uma versão atualizada e online do marketing boca a boca, que é tão importante para o sucesso das marcas.
Esse tipo de publicidade é uma outra vantagem de se investir em awareness, já que ela tem altas chances de acontecer de forma orgânica, pois o seu produto e marca passa a ser comentado entre clientes e recomendada pelos consumidores pela sua qualidade e diferenciação.
Aumentar o número de transações
Com o aumento de conscientização e recomendação por clientes, aos poucos, o awareness trabalha ativamente para mudar os números das transações fazendo com que ele cresça. Assim, quando os resultados começarem a aparecer, a campanha de awareness e deve continuar, garantindo assim números mais consistentes que perduram por um longo período.
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Desde que chegamos no mercado temos o compromisso de ajudar negócios digitais e agências a alcançarem seus objetivos com tecnologias próprias que impulsionam resultados.
Somos referência quando o assunto é mídia programática, focando no desenvolvimento de soluções de smart display para performance, e awareness, o nosso produto Upper Funnel, que tem como grandes diferenciais:
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