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A mídia digital vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente depois do processo intenso de digitalização ocasionado pela pandemia. Por esse motivo, é possível encontrar diferentes públicos online, conseguindo criar vários modelos de campanhas para marcas e empresas.

Dentro do e-commerce, as mídias digitais têm um papel muito importante, já que por serem baseadas em dados, trabalham com campanhas estruturadas que alcançam um ótimo retorno.

Mas, como ela funciona dentro desse processo? Qual o papel das mídias digitais no e-commerce? Então, venha anotar nossas dicas e saber tudo sobre esse assunto nesse conteúdo do blog do Voxus Academy. Desejamos uma ótima leitura!

O que é mídia digital?

Dentro desse segmento, é considerado mídia digital todo o conteúdo produzido e distribuído para o ambiente online, sendo ele um veículo de comunicação e disseminação de informações.

Um dos seus grandes diferenciais quando nos relacionamos com a mídia offline é o processo de comunicação mais aberto, já que permite receber feedback do receptor da mensagem.

“O papel da mídia dentro desse comportamento está justamente em criar estratégias de impacto de canais que sejam assertivos. Isso vai desde saber como criar até entender quais são os canais relevantes para o meu usuário e sabendo se faz mais sentido, por exemplo, ir com uma comunicação de vídeo ou display, construir uma comunicação direta de produto, entre outras opções.”, comenta Aline Bezerra, diretora de estratégia e martech na GhFly.

Assim, as respostas do público são mais rápidas, juntamente com métricas mais precisas. Com um movimento online mais intenso, trabalhar com mídias digitais para o e-commerce é um caminho seguro para construir uma boa reputação e aumentar a relevância no segmento em que se trabalha dentro do ambiente online.

Investir na mídia digital dentro do e-commerce garante grandes vantagens que são muito importantes para estratégia, como:

  • Melhor segmentação, podendo ser personalizada e direcionada para o público mais adequado;
  • Mensuração mais detalhada sobre o impacto da campanha;
  • Insights ágeis baseados em dados;
  • Investimento mais assertivo;
  • Maior custo-benefício;
  • Altas chances de construir relacionamento com clientes;
  • Iniciar uma estratégia de comunicação integrada.

Tais benefícios fazem toda a diferença para escolhas mais estruturadas e impulsionamento de marcas.

Importância das mídias digitais nas estratégias de e-commerce

Com a recente mudança do comportamento do consumidor, as mídias digitais começaram a fazer parte do dia a dia da jornada de compra do cliente. Isso acabou transformando o ambiente digital, tornando-se o principal para alavancar as vendas e se conectar com clientes e potenciais consumidores.

“Se por acaso minha empresa fala com uma pessoa que eu não conheço ainda, um usuário que não teve interação com a minha marca, tenho que trabalhar conteúdo que seja personalizado. Preciso apresentar a minha marca, criando uma estratégia de canais onde realmente impacte, talvez ali o topo do funil. Depois, vou impacta-lo com uma comunicação falando sobre os meus segmentos, qual o meu portfólio de produto e, aos poucos eu vou afunilando, trabalhando esse funil, essa jornada de fato associada às interações que ele foi fazendo ao longo do momento que ele foi interagindo e que as mídias foram impactando.”, fala Aline.

Manter uma estratégia que utiliza as mídias digitais para e-commerces possui benefícios para um crescimento mais consistente e consolidado, sendo os principais:

  • Maior credibilidade;
  • Alta segmentação;
  • Mais visibilidade;
  • Aumento do número de conversões
  • Construção de autoridade da marca no ambiente online.

Estratégias de mídia para topo do funil no e-commerce

As mídias digitais trazem a liberdade de escolher qual tipo de público de e-commerce uma campanha pode impactar. É possível planejar campanhas para diferentes estágios de compra, como as ações voltadas para o topo do funil e também campanhas de performance para as outras fases do processo.

Um dos conceitos que vem se popularizando dentro do mercado é o de brandformance, que foi explicado por Aline da seguinte maneira:

“Estamos usando muito conceito do brandformance, que é quando se trabalha o Branding junto com a Performance. Para estratégia, tenho que entender qual é a jornada desse usuário, englobando quem está no momento de consideração e iniciando uma relação com a minha marca. Pensando na hora da conversão, talvez ele venha diretamente no meu e-commerce e isso significa que o meu esforço de marca se rentabilizou, porque o usuário entrou organicamente no meu site e automaticamente faz parte da minha base. Sinto que esse conceito tem avançado muito no mercado como um todo. Antes, tinha uma divisão muito clara do que era branding e do que que era performance, não só em tipos de mídia ou formato, mas também empresas. Quando a gente para para pensar, o time de marketing é responsável pela verba de awareness e o time de vendas é responsável pela venda do e-commerce, mas na verdade tudo faz parte de uma estratégia de negócio única.

É sempre bom lembrar que, atualmente, um e-commerce consegue ter o seu investimento mais aproveitado para campanhas de mídia digital que podem ajudar em diversas dores.

Quer saber mais sobre campanhas awareness para conhecimento de marca? Venha ler um conteúdo completo escrito por nosso especialista Igor Makiyama sobre campanhas de topo de funil e aquisição de consumidores! 

Por que esse tema é importante para performance e bons resultados?

“Pensando na mídia digital para e-commerce e performance, temos que saber que eles são 100% correlacionadas quando a gente trabalha estratégia de mídia que seja assertiva olhando para o funil de conversão. Tenho que garantir que vou ter uma estratégia que seja atrelada a necessidade do meu usuário ofertando um produto que seja aderente com esse consumidor. Nesse contexto, a probabilidade de ter uma taxa de conversão e um ROAs mais assertivo é muito maior. A partir disso você começa a direcionar os esforços de investimento em canais e em mídia que sejam assertivos pro teu negócio.”, comenta Aline Bezerra.

Ou seja, manter uma estratégia de mídia digital é crucial para potencializar os resultados do e-commerce como um todo. Essa ação ajuda no processo de tomada de decisão dentro de uma campanha, ter um planejamento baseado em dados e evitar erros.

Aline ainda comenta que é importante entender que os usuários mudaram a forma com que eles consomem mídia e, agora, ela precisa estar mais humanizada. Essa humanização deve permitir um contato que seja interativo, promovendo uma imersão naquele conteúdo, que também precisa ser rico para o processo de compra.

“A forma que a mídia começa a se relacionar com o usuário vai desde mudar os formatos que ela trabalha, a ir se adaptando e adequando, quanto também utilizando destes formatos e estratégias para ajudar as marcas criarem uma relação, relacionamento, engajamento mais próximo com o consumidor.” - Aline Bezerra, diretora de estratégia e martech na GhFly.

Com as recentes mudanças no mundo, no consumo e na própria internet, independente do segmento de atuação, os e-commerces e a mídia precisam estar atualizados. Dentro disso, é necessário ter modelos de atribuição que sejam assertivos para o negócio e que ajudem a definir o objetivo de cada mídia.

Para entender melhor sobre modelo de atribuição e mundo da mídia, continue navegando pelo blog do Voxus Academy!

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