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Ao falar de mídia e mensuração de resultado, as métricas são elementos fundamentais para conseguir compreender dados obtidos, ajudando a nortear a interpretação da campanha para positiva ou negativa de forma mais robusta.

Dentre as variadas ferramentas e tipos de métricas, uma delas chama atenção por ser essencial no entendimento dos números, o tracking post-view. Nossos especialistas pontuaram algumas características importantes dessa métrica e como ela é aplicada no dia a dia. Tenha uma excelente leitura!

Conhecendo o tracking post-view

O que é?

O tracking post-view, traduzindo de forma literal, é o rastreamento após a visualização, ou seja, ela mostra o caminho do usuário após a visualização do anúncio. Com essa opção, fica mais fácil saber o que deu resultado, identificando os estímulos e tipo de campanha que ajudou no sucesso dos números.

Ele é uma excelente ferramenta para mídias que trabalham com visualização, como aquelas voltadas para banners em display, propagandas de vídeo, entre outros. Essa métrica ajuda de maneira positiva a ter insights além dos cliques, mostrando que sim, peças publicitárias visualizadas durante a navegação do usuário influenciam de maneira positiva a jornada de compra do cliente. 

Para que serve?

O tracking post-view é um excelente complemento para a análise, deixando os dados obtidos muito completos. Ele também é um ótimo adicional para comprovar a efetividade de uma mídia, por exemplo, o que influencia toda a estratégia de campanha em geral.

Digamos que você invista em mídia programática display, focada em awareness para o reconhecimento da sua marca. Como esse tipo de ação não tem como maior intuito a conversão em si, mas a consideração e aumentar a relevância da empresa no mercado, o post tracking-view se torna uma excelente ferramenta para saber sobre as ações daquele usuário após ver o banner.

Assim, é possível prever alguns comportamentos do usuário, tendo uma noção do que ele faz depois que é impactado pela ação, conseguindo atribuir mais credibilidade a mídia que influenciou essa curiosidade de quem viu o criativo e comprovar ou refutar a eficiência de alguma mídia que faz parte do seu planejamento como um todo.

Aos poucos, fica mais simples ir moldando a melhor mensagem, apelos que dão mais resultado, público que mais engaja e ter outros tipos de insight.

Tracking post-view X Conversão post-view

Como deu para perceber, essa métrica pode e deve ser utilizada para conseguir ter insights mais consistentes e concretos sobre diferentes questões. Além desse modelo de métrica, existe outro chamado conversão post-view, que tem uma função parecida, porém voltada a entender se o cliente realiza a compra após a visualização do banner ou vídeo.

Enquanto o tracking post-view busca analisar a jornada do cliente, analisando seu processo de comportamento de compra, a conversão post-view investiga a maneira que essa compra aconteceu.

A ideia do tracking post-view é medir se pouco tempo depois de ver algumas vezes os banners e/ou vídeos, o usuário já toma alguma atitude em direção a compra. Nesse modelo de relatório, entendemos a influência e peso das visualizações dos anúncios, o que ajuda bastante na hora da estratégia. Para trazer  um exemplo mais claro sobre essas duas métricas:

  • O usuário vê o banner, pesquisa sobre a marca no mecanismo de busca de sua preferência, entra no site e realiza a sua compra, o que é considerado o tracking post-view;
  • O usuário é impactado pelo banner, entra diretamente no site do anunciante e compra, o que é considerado uma conversão post-view em si.

Tracking post-view aplicado nos resultados

Ao avaliar a eficácia da mídia com o relatório de tracking post-view é ideal fazer uma interpretação em linha com o que era esperado e as necessidades gerais da campanha e marca. Alguns pontos que podem nortear essa interpretação são:

  • Análise das visualizações de anúncios que não levaram os usuários ao site diretamente;
  • Mapeamento de todos os pontos de contato com o cliente;
  • Faça a análise do ROAs da campanha;
  • Observe o engajamento do público;
  • Otimize seu orçamento para as mídias que trazem resultado para a sua marca.

Com esses passos e informações coletadas, fica mais fácil relacionar quais os resultados e observações trazidos pelo relatório de tracking post-view. Assim, se torna essencial para conseguir melhorar os números e conquistar muito mais o mercado.

Aqui na Voxus nós usamos esse tipo de métrica para acompanhar os resultados das campanhas de awareness, ajudando nossos clientes a saberem mais sobre sua marca e entender quais os canais que conseguem gerar usuários mais engajados e consequentemente resultados para o site.

Agora que você já sabe como funciona o relatório de tracking post-view, venha solicitar uma proposta de awareness com nossos especialistas e conhecer mais sobre seus resultados!

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