Post Image

O mercado de mídia programática se desenvolveu muito nos últimos anos em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Segundo o estudo do Insider Intelligence divulgado no começo do ano passado, em 2023, são estimados investimentos próximos a US$141,96 bilhões só em publicidade pela mídia programática.

Para mostrar ainda mais a expectativa de expansão e o potencial que esse modelo tem, veja a seguir as 6 tendências de mídia programática que irão ditar o ano de 2023 para esse segmento nesse artigo exclusivo do Voxus Academy.

Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

Principais tendências de mídia programática

A área de mídia sempre está se desenvolvendo e se adaptando rápido às mudanças do mercado. Há alguns anos, o Brasil começou a se interessar e investir na mídia programática, passando a garantir mais uma maneira de melhorar a estratégia com ótimos resultados e segurança.

A intensificação no uso da programática pelos EUA se dá por todas as suas vantagens, sendo a maior delas o fato dessa tecnologia conseguir conectar marcas a clientes qualificados e com alta intenção de compra.

Observando que essa é uma área que está se desenvolvendo rápido, há alguns anos o mercado brasileiro começou a se interessar e investir na mídia programática. Agora, marcas e empresas de diversos segmentos estão mais abertas a investir nessa tecnologia.

Além da programática, diferentes inovações para a publicidade foram criadas, complementando estratégias e trazendo mais resultados. No primeiro semestre do ano passado, segundo a pesquisa do  IAB Brasil, a publicidade digital brasileira somou mais de R$14,7 bilhões, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2021.

 A expectativa é que esse número aumente muito mais ao longo desse ano. Por isso, observando as análises de mercado, projeções para o mundo da mídia e o comportamento do consumidor diante de todas as mudanças do e-commerce e processo de compra, nossos especialistas separaram as principais tendências que englobam o ecossistema de mídia programática. Confira mais sobre cada uma delas:

Uso do Smart Display

O grande medo do mercado em trabalhar com a programática é sua complexidade, mas uma maneira mais simples e eficaz de atingir os resultados é utilizando o smart display. A Voxus, por exemplo, trabalha com esse modelo de negócio focado em performance e em awareness, facilitando os processos de programática, otimizando as etapas e potencializando resultados.

Ele funciona via inteligência artificial, tendo foco no full funnel, ajudando a aumentar os números de vendas e crescimento a médio prazo. A segmentação é feita IA que ajuda a entregar banners a consumidores com alta chance de conversão.

Para melhorar o mix de mídia e acompanhar as tendências da programática, conheça mais sobre o smart display aqui no blog do Academy e experimente trial gratuito!

Valorização do view

Outro ponto extremamente relevante para a mídia nesse ano é a mudança das métricas do Google. Com a implementação definitiva do Google Analytics 4, métricas usadas nos últimos anos sofreram alterações e modificações que fazem a diferença no momento de análise de dados e performance de campanhas.

Agora, além do clique, a visualização de anúncios também ganha mais relevância dentro de toda a jornada de compra. Isso também demonstra a preocupação em estar mais perto do cliente, pois durante os últimos anos o processo de conversão também foi modificado e adaptado para as novas necessidades do consumidor.

Com conteúdos mais rápidos e que geram impacto, é preciso ter um modelo de atribuição mais assertivo para garantir o sucesso da campanha e o retorno do investimento esperado.

Maior engajamento de marcas e cliente online

Diante de todas essas atualizações por parte do mercado e das empresas, é importante frisar que o público online também mudou. Agora, os clientes estão muito mais engajados e abertos com anúncios e publicidade online.

Com isso, é possível impactá-los de forma estratégica e em momentos diferentes do funil de vendas sem causar nenhum tipo de indisposição. Essa abertura também possibilita encontrar novos públicos que podem se tornar defensores e promotores de marcas, engajando em conteúdos e ações.

Consumidores mais conectados no mobile 

Uma das consequências da pandemia foi a digitalização massiva das vendas e, consequentemente, o aumento da relevância da experiência do cliente para a conversão. De acordo com o relatório The State of App Marketing Brazil desenvolvido pela Apps Flyer, as compras feitas por aplicativos aumentaram 44,8% no segundo trimestre do ano passado.

Por isso, esse ano, umas das tendências de mídia é o foco no mobile, com páginas amigáveis para navegação por celular e aplicativos otimizados para facilitar o processo de compra. Isso faz com que os consumidores se sintam mais à vontade e confiantes para realizar suas transações pelo smartphone.

Outro fator importante que impulsionou o aumento de compras pelo celular é a facilidade de pagamento com o cartão digital e a disponibilização do PIX. Assim, em poucos cliques, o usuário consegue preencher suas informações do cartão ou copiar os dados para o pagamento e finalização da compra.

Investimento em campanhas de awareness

As campanhas awareness são aquelas voltadas para reconhecimento e consciência de marca, ajudando a criar interações do topo de funil e ser o primeiro ponto para iniciar uma relação com determinada marca ou empresa.

Esse modelo de investimento precisa ser pensado nos mínimos detalhes, para que o público atingido seja o mais adequado e, assim, consiga lembrar da marca que o impactou. Com a tecnologia da programática, é possível estabelecer uma segmentação personalizada, que ajuda a definir uma audiência qualificada.

Aqui na Voxus, desenvolvemos o Upper Funnel, nossa tecnologia display e vídeo focada no topo de funil e descoberta de novos clientes.

Conheça o Upper Funnel para campanhas de awareness com programática!

Seguindo nosso compromisso em desenvolver inovações que fazem a diferença no mercado e a tecnologia de ponta que utilizamos no smart display para performance, desenvolvemos o Upper Funnel para awareness.

Com ele, conseguimos criar parâmetros de segmentação assertivos de acordo com o seu negócio, definindo as variáveis para que a sua audiência seja a mais qualificada possível. Utilizamos um inventário de muita capilaridade, tendo acesso automático a sites e aplicativos relevantes em todo o Brasil.

Para garantir o sucesso de todas essas etapas, nossos especialistas fazem também um acompanhamento da jornada da sua campanha com dados de cliques, impressões, visualizações, entre outros.

Quer saber mais e aproveitar essa e outras tendências de mídia programática? Entre em contato com a nossa equipe pelo email [email protected] e saiba mais da nossa tecnologia!

Histórias relacionadas