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As campanhas de geolocalização são bastante importantes para os mais variados setores e segmentos de e-commerces e marcas. Esse conceito já é praticado há muitos anos no mercado publicitário, com estratégias que cruzam informações da localização para levar o cliente para suas lojas físicas.

Porém, hoje, ele é muito mais amplo, envolvendo qualquer tipo de ação que englobe o recurso da localização para otimizar as ações publicitárias e alcançar os clientes de forma mais decisiva. 

Para que a sua campanha de geolocalização seja muito mais efetiva, vem aprender nesse conteúdo como fazer esse tipo de ação, seus modelos, entender sua importância e saber como a Voxus pode te ajudar. Boa leitura!

Por que as empresas querem fazer campanhas de geolocalização?

Pensando de maneira sistemática, muitas empresas estão investindo nesse tipo de campanha para conseguir resultados mais expressivos de forma mais detalhada e precisa

As campanhas de geolocalização são ótimas para quem deseja expandir o seu negócio ou reforçar sua presença em praças mais específicas. Assim, é possível impactar pessoas em regiões que não conhecem tanto a marca e que ela precisa ser mais forte.

Além dessa possibilidade, campanhas de geolocalização são ótimas para aplicar uma estratégia de trade marketing, que visa focar no posicionamento dos serviços ou produtos nos pontos e canais de venda. Com essa ação, fica mais fácil conectar a comunicação de ponta a ponta, desde a operação nas lojas, até a forma de linguagem nas promoções e outros pontos de contato.

Ainda podemos pontuar outra oportunidade que a geolocalização pode atuar que é na otimização de impacto que mistura o digital com uma ativação física, como a realização de um evento. 

Por exemplo, para o setor de serviços, como clínicas, academias, restaurantes, o uso de uma campanha de geolocalização é muito positivo. Mesmo que reservas e matrículas possam ser feitas online, o cliente consome esses serviços no ambiente físico e uma campanha desse tipo acaba se tornando importante no convencimento de compra.

Só para relembrarmos, a geolocalização é um dos tipos de segmentação de campanha, podendo ser delimitado da mesma forma que outras informações, como idade, interesses de consumo dos usuários que serão impactados pela campanha.

4 tipos de campanhas de geolocalização

De forma prática, para conseguir funcionar, o geomarketing depende que o usuário esteja com um smartphone que tenha acesso a internet e esteja com o GPS ligado.

Mas, com o desenvolvimento das tecnologias de segmentação e a demanda do mercado por novidades dentro dessa área, iniciou-se um processo de utilização do geomarketing em diferentes ocasiões dentro dessas condições de funcionamento. Confira mais sobre cada metodologia:

Geotargeting

O geotargeting é a maneira mais clássica de trabalhar com a geolocalização, segmentando os públicos pela sua localização. Esse recorte de público pode ser feito de acordo com os dados que são importantes para a estratégia, como região em que se mora, trabalha, por exemplo.

Com ele, é mais fácil conectar pessoas próximas do seu negócio para que seu processo de conhecimento e interesse seja mais qualificado e, posteriormente, gerar conversões.

Uma informação importante é que essa segmentação pode ser feita por país, região, estado, cidade, mas não apenas nesses aspectos. Dependendo da finalidade da campanha, é possível delimitar por CEP, raio de distância e até o bairro que deseja atingir.

Sites

Essa possibilidade é um pouco diferente, mas dependendo do planejamento que a marca está desenvolvendo é bastante efetiva. A ideia nesse modelo de campanha por geolocalização é oferecer conteúdos personalizados de acordo com a localização do usuário no momento em que acessa a página.

É essencial deixar uma notificação na página assim que ela for aberta perguntando se o usuário quer ou não compartilhar sua localização. De todo modo, nesse modelo de geomarketing, a localização não é exata e ainda corre-se o risco do visitante na página declinar e não compartilhar essa informação.

Mas, ainda assim, essa é uma oportunidade bastante promissora em e-commerces, por exemplo, que podem utilizar essa informação para apresentar produtos presentes em lojas próximas, estoque, frete entre outros.

Geotagging

O termo “geotagging” é relacionado ao recurso muito utilizado em redes sociais pelos usuários para marcar a localização em que estão. Por exemplo, quando estão em um show, evento, fazendo turismo, entre outros lugares que são importantes para esses usuários.

Nesse caso, esse tipo de campanha de geolocalização é mais voltado para quem quer trabalhar também com as redes sociais. Porém, é uma ótima forma de crescer nesse meio, pois o grande benefício dessa prática é a divulgação espontânea por parte dos clientes e leva o negócio para outros usuários.

Geofencing

O geofencing é bastante parecido com o geotargeting, mas tem como metodologia oferecer conteúdos em tempo real, ou seja, quando o usuário se movimenta, as sugestões enviadas mudam de acordo com os serviços disponíveis naquele local em específico.

Para que isso seja possível, o caminho mais recomendado é a criação de um aplicativo exclusivo para sua marca. Após o download do usuário, no primeiro acesso, ele deve autorizar o recebimento de notificações e também o compartilhamento da localização em tempo real.

Para que esse recurso seja utilizado, é importante a equipe responsável pelo app saber desse critério de marketing. Com essa decisão prévia, fica mais simples demarcar a região em que a notificação será enviada assim que um usuário de interesse estiver localizado nela.

Existe alguma vantagem em usar a localização na segmentação?

O grande diferencial das campanhas de geolocalização é a amplitude de impacto e a resposta mais rápida que é possível ter com os usuários. Dependendo da tomada de decisão, fica mais fácil fazer uma escolha com base nos dados.

Com essas informações fornecidas, as comunicações podem ser mais personalizadas, se aprimorando com os interesses e gostos daquele consumidor. É possível ter informações como horários com maior número de visitas, por exemplo.

Outra vantagem é a possibilidade de deixar as ofertas mais atrativas, graças a essas respostas, necessitando estar sempre atualizado e com um mix de mídia que consiga entregar grandes resultados utilizando esse recurso.

Venha fazer campanhas de geolocalização com Upper Funnel da Voxus!

A Voxus é uma AdTech com foco em mídia programática, sendo referência aqui no Brasil no uso dessa tecnologia. Com uma Inteligência Artificial Própria, a Voxus oferece o smart display para performance e o Upper Funnel, focado em campanhas de awareness.

Para ajudar no reconhecimento de marca, um dos recursos incríveis do Upper Funnel é a possibilidade de criar campanhas de geolocalização personalizadas por geotargeting. Com experiência em diferentes setores, esse tipo de campanha tem se mostrado um sucesso e alavancando os resultados de nossos clientes.

Com a Voxus, além de contar com uma tecnologia exclusiva, um atendimento personalizado com especialistas, você também pode levar a sua marca para o lugar certo e se comunicar com clientes que fazem a diferença para seu negócio.

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