A comunicação entre cliente e marca pode acontecer em vários formatos, principalmente com elementos visuais. Quando pensamos em smart display, os banners são a ferramenta essencial para conseguir levar a mensagem de forma clara e objetiva para os usuários.
Mas, como construir banners focados em performance e conversão? Por que eles são tão importantes para o resultado? Nesse conteúdo, vamos aprender mais sobre o mundo do design no e-commerce, com dicas e recomendações para o sucesso da sua campanha.
Acompanhe esse conteúdo do blog do Voxus Academy, anote nossas orientações e aprenda mais sobre esse universo. Boa leitura!
A importância do design no e-commerce
Para falar de banners, é preciso explicar sobre o papel do design dentro do e-commerce. Se engana quem pensa que os elementos visuais de um site estão ali apenas para deixá-lo mais bonito, pois o design tem um papel fundamental na experiência do cliente.
Nosso cérebro tem uma resposta mais rápida na interpretação de imagens e cores, fazendo com o que a identificação desses itens seja estratégica. Quando comparado a textos, essas peças visuais recebem mais atenção durante a navegação de uma página, fazendo parte do assunto ou sendo uma propaganda.
Com isso, a navegação em um site se torna uma conexão intuitiva de fácil interpretação. As cores também têm um papel importante, já que elas transmitem sensações e ajudam os usuários a se sentirem mais confortáveis, confiantes e seguros ao navegar naquele site.
O design no e-commerce tem funções como:
- Atrair mais visitantes;
- Transmitir credibilidade da marca ou serviço;
- Aumentar as conversões, por ter um site mais atrativo e com elementos mais visíveis e chamativos.
Como construir banners focados em performance e conversão?
Com o design sendo uma peça chave para a percepção e comunicação da marca, fica fácil saber que esses detalhes também são essenciais para um banner de impacto. No caso dos banners, existe o desafio de comunicar em um espaço reduzido e despertar a curiosidade dos usuários que estão em contato com a peça.
A mídia programática display ajuda a impactar clientes de forma inteligente, se baseando em dados e análises feitas por uma Inteligência Artificial. Esse é um dos espaços mais recomendados para marcas que querem diversificar seu mix de mídia, pois ele ajuda a aumentar a visibilidade e deixa o contato do cliente com a marca mais acessível.
Principais elementos
A comunicação de uma marca pode mudar de acordo com a mensagem e a campanha que está sendo veiculada. Nesse caso, vamos mostrar alguns exemplos de elementos que ajudam a melhorar os banners.
Esses modelos foram desenvolvidos por Brad Smith, fundador da Codeless, que trouxe várias dicas sobre os banners em um artigo que explica os princípios do design para obter melhores anúncios gráficos.
Mídia display
O modelo para mídia display padrão tem que explorar alguns itens para construir a comunicação nos banners de forma familiar ao consumidor:
- Identificação com o logo da empresa ou marca que está comunicando;
- Arte de fundo com um complemento estético que ajude a deixar a peça mais interessante;
- Proposta de valor em poucas palavras, que transmita a mensagem da campanha, gerando interesse;
- CTA, ou Call To Action, é a chamada para a ação que leve o usuário a tomar uma atitude/decisão diante da comunicação apresentada.
Campanhas institucionais
O segundo exemplo é de ações institucionais, voltadas para reconhecimento de marca. Isso é um dos itens mais importantes dentro de uma peça visual de comunicação, pois é a parte de reconhecimento que a empresa precisa para ganhar confiança e trazer novos clientes.
Ainda que cada marca tenha a sua identidade e sua autenticidade, existem alguns itens que são considerados essenciais para um banner de sucesso. São eles:
- Identificação, para o reconhecimento da marca, a fim de criar uma proximidade com o público;
- Proposta de valor com uma imagem positiva e mensagem que possa ser usada a longo prazo;
- CTA levando o usuário para o site da marca ou instigando que ele conheça a empresa.
Campanha promocionais
Esse modelo de banner focado em conversão e performance é mais indicado para divulgação de produtos ou promoções, aquelas que querem impulsionar algum item mais específico. Confira:
- Identificação, para promover uma promoção, serviço ou produto em específico;
- Proposta de valor com campanha sazonal, convencendo o usuário a ir às compras;
- CTA com foco na conversão.
Não esqueça que todos esses itens devem estar de acordo com a proposta da marca e da campanha. As peças de banners ou outros materiais visuais são uma extensão da marca como um todo.
Dicas da Voxus para potencializar seus banners
Agora que você já entendeu a importância do design no e-commerce, como ele se relaciona com a experiência do cliente e seu papel na criação de banners e comunicação, separamos algumas dicas para te ajudar a ter um banner focado em performance, sendo mais potente e efetivo. Acompanhe:
Tenha uma identidade visual coerente com a sua marca
Os banners são espaços limitados que exigem a transmissão de uma mensagem curta e de fácil entendimento. Por isso, a parte visual deve estar de acordo com a comunicação da marca no geral.
Elementos como cor, fonte, formas e outros itens ajudam a deixar a identificação da sua marca mais simples. Se a sua campanha no site está usando uma identidade de cores específicas e singularidades de textos, desdobre ela em seus banners da maneira mais idêntica possível.
Isso trará mais confiança para o público, coerência com todas as peças divulgadas e será fundamental para o seu consumidor se localizar ao visitar o seu e-commerce.
Posicione e distribua os elementos da melhor maneira
Ainda que os banners da sua marca estejam com uma identidade visual coerente e tenham elementos de texto que causem curiosidade, outro ponto muito importante é a distribuição desses itens na peça.
Atualmente, nossos especialistas recomendam:
- 30% da peça para a identificação da marca;
- 30% da peça para a proposta de valor;
- 40% dedicados para CTA, produtos e outros elementos..
Essa distribuição é fundamental para a leitura rápida do seu consumidor sobre o que você deseja oferecer como oportunidade. Fazer a disposição correta dos elementos é ideal para tornar o seu banner legível para os usuários e deixar a peça mais agradável e chamativa para os olhos.
Saiba definir a hierarquia da informação
Além de fazer a distribuição adequada dos espaços do banner focado em conversão e performance, não se esqueça de respeitar a hierarquia da informação e dos elementos. Saiba quais os objetivos da campanha, como a mensagem pode ser transmitida e quais os maiores destaques.
O cérebro humano procura padrões o tempo todo através da nossa visão. Desse modo, é possível usar uma estratégia de primeiro valorizar o espaço da informação mais importante dos seus anúncios, para depois chamar a atenção para o outro elemento mais importante.
Coloque em evidência o que é mais importante para o público, fazendo com o que assim que o usuário veja a peça e identifique o que está sendo comunicado. Ao usar o princípio da hierarquia, há uma maior facilidade na mudança de foco do seu consumidor e também torna o início da leitura mais confortável.
Bônus: aposte nas cores, contraste e simplicidade
Para passar a mensagem sem que haja ruídos, é possível apostar em uma comunicação mais simples e direta. Com isso, você tem mais espaço para trabalhar as cores de maneira correta, que provoquem emoções, brincando com o contraste e suas variações.
Criar um banner focado em performance e conversão exige olhar com atenção em muitos detalhes. Porém, eles podem trazer ótimos resultados e retornos quando bem aplicados e produzidos.
Aqui na Voxus, nossos parceiros têm direito a aproveitar os treinamentos exclusivos do Voxus Academy, incluindo um módulo completo dedicado a design de banners. Já os níveis Advanced e Master contam com o time de design da Voxus para a produção de banners super potentes.
Parceiros Master podem aproveitar uma consultoria de design exclusiva, que aponta insights e melhorias para as campanhas com os especialistas da Voxus.
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