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A Black Friday de 2022 promete ser única, principalmente por acontecer junto com a Copa do Mundo, um evento que também tem um alto potencial de ofertas e público. Mas, será que um elimina a importância do outro? Como essas datas se relacionam? Quais as melhores práticas para se preparar?

Nesse artigo exclusivo do blog da Voxus vamos responder essas e outras questões relacionadas a esse período importante para as marcas. Acompanhe nossos dados e anote nossas dicas para garantir um grande resultado. Boa leitura!

Últimas Black Fridays

A Black Friday chegou ao Brasil há mais de uma década e, a cada ano, conquista mais público ao oferecer promoções especiais e campanhas exclusivas. Esse dia virou um evento importante para conseguir impactar clientes com ofertas e uma boa comunicação.

Nos últimos anos, a Black Friday impulsionou muito mais compras e engajou muitos consumidores, tudo isso graças à pandemia. Com o distanciamento social, o foco das marcas ficou no ambiente digital, causando uma aceleração do uso da internet para vários tipos de compra, seja ela simples ou complexa.

Essa estratégia foi um sucesso, fazendo com que os e-commerces alcançassem um faturamento em torno de R$7,72 bilhões, um aumento de 31% quando comparado a Black Friday de 20219, segundo o relatório da Neotrust.

Já em 2021, o cenário mundial era outro. Mesmo com algumas atividades presenciais voltando, o e-commerce conseguiu manter um resultado positivo. Em outro estudo, a Neotrust apresentou o resultado do período de Black Friday, o crescimento foi um pouco mais tímido, de 5%, com um faturamento total de R$5,419 bilhões.

Black Friday e Copa do Mundo

Agora, em 2022, com a pandemia estabilizada e volta total das atividades presenciais, a Black Friday dos e-commerces tem outro desafio: alcançar um bom resultado durante a Copa do Mundo.

A comemoração da Copa do Mundo é considerada uma data comercial, pois essa temática ajuda nas vendas de alguns setores. Porém, por ser muito próxima da Black, é possível que um tema tire o protagonismo do outro, dividindo a atenção do consumidor e comprometendo os resultados.

A preocupação desse ano é conseguir se destacar e atingir os clientes com promoções que geram valor, ajudando a dar motivação para compra. Mas, alguns setores já estão atentos quanto a esses desafios, optando por fazer um planejamento e estratégia que englobe a Copa ao mesmo tempo que impulsione as vendas durante a Black Friday. 

Impacto nos e-commerces

Em alguns segmentos, apostar em uma campanha de Black Friday com a temática da Copa do Mundo pode ajudar a ter um desempenho marcante em 2022. Diferente dos dois últimos anos, após o período de distanciamento social, as atividades presenciais estão voltando e muitos consumidores estão dispostos a sair de suas casas.

Com a Copa, a expectativa é que as pessoas se reúnem para comemorar e celebrar os jogos. Nesse caso, móveis, Tvs, celulares, moda esportiva, itens para casa e artigos relacionados poderão ter uma alta em vendas.

Em uma análise de performance e resultado dos clientes da Voxus durante os dias 20/11 a 30/11 de 2021, percebemos que três setores se destacam:

  • Eletroeletrônicos;
  • Artigos para casa;
  • Moda.

No setor de eletroeletrônicos e moda, o faturamento chega a mais de 4 milhões de reais e os e-commerces voltados para itens para casa geraram uma receita de mais de R$2 milhões. Com a Copa, é possível que esse resultado cresça ainda mais para esses setores.

No entanto, negócios digitais que não trabalham com nenhum produto que se encaixe nesse segmento estão investindo em uma estratégia mais estável. As marcas e empresas buscaram estender suas ofertas durante todo o mês de novembro ou intensificá-la na última semana, apostando em uma campanha de Black Month ou Black Week.

Alinhado a uma comunicação clara e objetiva, essa estratégia ajuda a antecipar as ofertas e manter uma relação positiva com os clientes. Dentro desse tipo de campanha, é possível fazer ações, como:

  • Black Month, com o mês de novembro inteiro de ofertas;
  • Esquenta Black Friday;
  • Black Week;
  • Black Friday;
  • Cyber Monday;
  • Saldão da Black, entre outros.

Assim, de maneira estratégica, essa Black Friday continua a ser interessante durante todo o mês para diferentes tipos de negócios e os clientes enxergam mais valor nas ofertas.

Dicas da Voxus: como se preparar para a Black Friday 2022

Para que essa Black Friday seja mais positiva para os seus negócios independente do seu segmento, os especialistas da Voxus separaram algumas dicas que são muito importantes para um grande resultado. Confira:

Tenha um bom planejamento e estratégia

É ideal que a BF comece a ser planejada com muita antecedência, para prever cenários e aproveitar a data de forma mais integral. Com isso, recomendamos que o seu planejamento inicie o quanto antes, para que nenhum problema aconteça.

Pense na parte estratégica, como as promoções serão distribuídas, quais os tipos de desconto, como a campanha será comunicada e outros detalhes. Esses itens fazem uma grande diferença no saldo da BF e em toda a performance da marca.

Aproveite para ter tudo definido e alcançar ótimos números!

Invista nos melhores canais de mídia

Durante a Black Friday, investir em mídia é uma das estratégias mais rentáveis. Com a possibilidade de impactar mais pessoas e gerar conversão, é importante saber quais os canais mais indicados e como se comunicar dentro daquele espaço específico.

Lembre-se de que a comunicação adequada tem papel fundamental dentro da sua performance, afinal, você precisa comunicar seus clientes sobre suas ações de BF. Comunicação correta e espaço adequado são essenciais para impactar seu público.

Use a tecnologia a seu favor

Com uma alta concorrência e muitos players querendo os melhores espaços de mídia, é essencial utilizar a tecnologia a seu favor. Isso ajuda a deixar que a sua campanha de Black Friday seja muito mais otimizada, simplificada e com grande possibilidade de um resultado positivo.

Nesse período do ano, o time de mídia acaba tendo que lidar com muitas informações e ocupações, principalmente quando se fala sobre os canais de mídia e performance. Contar com uma Inteligência Artificial, como a que a Voxus usa no smart display, é uma ajuda a mais para alcançar os resultados de forma simples, automática e com maior retorno.

Conte com a Voxus para uma Black Friday inesquecível!

A Voxus trabalha há mais de seis anos impulsionando negócios digitais pela mídia programática. Nossa tecnologia baseada em dados ajuda diversas empresas e marcas a alcançar o seu público no momento mais adequado para a compra.

Com uma Inteligência Artificial que cuida da campanha, encontrando o melhor local de exposição e alocando o seu investimento no local mais adequado para o melhor retorno.

Quer adicionar esse canal ao seu mix de mídia e melhorar seus resultados? Faça nosso teste gratuito e aproveite tudo o que essa Black Friday e a Copa do Mundo podem proporcionar ao seu e-commerce!

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