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A Black Friday é um dos maiores eventos do ano para o varejo, principalmente por representar uma alta nas vendas de vários produtos e setores importantes. Desse modo, é essencial comunicar de maneira efetiva em diferentes canais, investindo em um mix de mídia mais completo.

Mas, não é apenas por isso que um mix de mídia bem estruturado é crucial para os resultados da Black Friday. Nossos especialistas comentaram um pouco sobre essa estratégia, seus benefícios e como a publicidade digital é importante para a BF 2023.

Acompanhe o conteúdo, anote nossas dicas e tenha uma excelente leitura!

Consumo de mídia online na BF nos últimos anos

Durante os últimos 3 anos, o comportamento de consumo passou por muitas etapas graças a influência da pandemia, principalmente por conta da incerteza econômica, o período de isolamento e, mais recentemente, o retorno das atividades com total normalidade.

Dessa forma, os consumidores reviram seus gastos, passaram por um processo de intensa digitalização, criaram relacionamentos mais próximos e pessoais com suas marcas favoritas, além de optar por compras mais decisivas de itens essenciais.

Observando os resultados Voxus da BF de 2022, a data computou um crescimento de 90% nos pedidos durante a primeira e segunda quinzena de novembro, sendo que a última semana do mês teve uma alta em 62% da performance quando comparado com o resto dos dias.

Isso mostrou que novembro tem muita influência nos ganhos totais do ano dos e-commerces, principalmente pensando no digital.

Investimento em publicidade digital

No ano passado também tivemos grandes resultados para a publicidade digital como um todo, segundo divulgado no estudo da IAB em parceria com a Kantar. A mídia digital em 2022 recebeu um investimento total de R$32,4 bilhões, focando em campanhas mobile first.

Durante os períodos de maior concorrência comercial, como é o caso da BF, outro ponto de preocupação é o preço da mídia, que costuma inflacionar consideravelmente e ser mais cara do que os outros meses do ano.

Conforme indicamos no Voxus Annual Report 2023, comparando o valor de mídia praticado na BF 2022 com junho do mesmo ano, novembro atingiu uma alta de 44% dos preços, com uma impressão contabilizando um custo médio de 44% acima do que os outros meses de 2022.

Diante desse cenário, é praticamente impossível focar o investimento de mídia em um canal durante a Black Friday. Afinal, é preciso se conectar com o usuário com uma campanha que gera valor para ele, em um canal que chame a sua atenção e o impacte no momento mais pertinente para a conversão.

E é justamente por isso que, se você quer um resultado muito maior na Black Friday, deve investir em um mix de mídia mais completo e abrangente.

3 motivos para ter um bom mix de mídia na BF

O mix de mídia é uma forma de diversificar as mídias utilizadas pela marca em campanhas e ações no geral.

Essa é uma maneira de conhecer mais o seu público, principalmente pensando no digital, já que com esse modelo de publicidade é possível aprender sobre os apelos que dão certo com determinado consumidor.

Confira a seguir outros 3 motivos para ter um mix de mídia mais abrangente durante a Black Friday de 2023: 

Otimização de recursos

Ao encontrar novos caminhos para se conectar com o seu público, as possibilidades de otimizar o investimento são muito maiores. Isso porque você entende quais as melhores formas de se comunicar, onde estão os usuários mais qualificados para a sua BF e seu impacto na decisão de compra de quem foi atingido por sua mensagem.

Assim, consegue alocar os investimentos de forma muito mais frugal para o que realmente traz resultados e conversão para o seu e-commerce durante a sua campanha de Black Friday.

Não esqueça que o custo de mídia na BF tende a subir exageradamente. Então, é importante não ser refém de apenas um canal, pois caso se esse canal eventualmente sofra algum problema, o seu resultado não é totalmente impactado graças a essa abrangência de mídia.

Aumento das vendas

Com diferentes mídias comunicando e impactando seu público de interesse, pouco a pouco, as vendas começam a aumentar. Em todo caso, é importante lembrar que a comunicação utilizada também influencia as vendas de BF.

Por exemplo, se a mensagem passada é de algum desconto especial em produtos específicos, a consequência é que esse item tenha um aumento de vendas. Ou seja, o crescimento em conversão também depende do que a sua campanha estará comunicando.

Se você quer ajuda com seus criativos, confira nosso artigo sobre banners focados em conversão e saiba como gerar valor com a sua mensagem para se destacar durante esse período de vendas!

Estratégia que impacta diferentes etapas do funil de vendas

Ao trabalhar com etapas específicas do funil de vendas, você pode perder de vista os outros públicos que estão considerando a sua marca para solucionar sua necessidade ou até não conhecem os seus produtos.

Com um mix de mídia bem distribuído, especialmente na BF, as chances de alcançar novos clientes e conquistar aqueles que já estão em etapas mais avançadas de compra é bem maior. Assim, você abraça para esse período uma campanha full funnel, ou seja, comunica com todas as fases do funil de compras.

“É necessário ter toda uma estratégia para que cada vez mais o custo em arrecadar essas pessoas com performance não seja inflacionado. O objetivo da gente ter estratégias de full funnel é para garantir que mais pessoas pensem em nós e considerem que somos uma solução. Para isso, é importante lembrar que esses consumidores estão em vários lugares na internet, e precisamos buscá-los com as várias ferramentas disponíveis.”, comentou Erik Quirino, Media Tech Lead na Media.Monks e especialista em estratégias full funnel em entrevista para o Voxus Academy.

Quando pensamos em Black Friday, um mix de mídia bem distribuído, que atinja diferentes etapas do funil, se mostra mais necessário.

Lembre-se de que nessa época do ano a concorrência é grande e que seu investimento em conhecimento de marca, como awareness por exemplo, deve iniciar o quanto antes.

Assim, durante todos esses meses que antecedem a BF, você consegue trabalhar bem a marca e aplicando uma estratégia diferenciada dentro desse mercado.

Como ter um mix de mídia mais completo para Black Friday? Conheça os produtos da Voxus!

A Voxus é uma AdTech especializada no uso da mídia programática, atuando com uma tecnologia própria para potencializar resultados em campanhas de performance e awareness.

Trabalhamos ativamente com produtos que ajudam a diversificar as mídias usadas em campanhas digitais, ajudando nos desafios durante todo o ano e ainda mais na Black Friday, em que seu público estará em diferentes lugares.

Com isso, fazemos uma segmentação de ponta, impactando os seus usuários de interesse no momento mais adequado para compra, que potencializa a performance durante esse período.

Já o nosso produto de awareness, você pode aumentar o reconhecimento da sua marca entre os usuários, conquistando autoridade e diferenciação entre os seus concorrentes de mercado.

"A Voxus possui estratégias complementares, desde a exposição da marca até a retenção do cliente. Com um planejamento estratégico, conseguimos trabalhar antecipadamente a cabeça do consumidor, preparando-o para o momento da compra e aumentando a base de usuários para impactar em diferentes canais.
Durante os dias da Black Friday, contamos com a inteligência da campanha de performance para impactar o público já qualificado e propenso à compra. Estamos ansiosos em poder contar com a Voxus em mais uma Black Friday, dessa vez podendo trabalhar com todas as etapas do funil, complementando nosso mix de mídia." - Débora Batista, especialista de Marketing e Performance na apis3

Experimente nossa mídia programática de performance gratuitamente clicando aqui ou, caso queira saber mais sobre nosso produto de awareness, mande um email para [email protected]

Venha fazer a BF 2023 ser histórica para o seu e-commerce!

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