O mês de novembro é marcado pelo acontecimento da Black Friday, a maior data comercial do calendário de vendas. Com isso, há muitas expectativas, especulações e estratégias para as marcas fazerem uma BF de destaque e com grandes resultados.
No ano de 2022 a Black Friday também foi muito esperada, pois ela foi rodeada de fatores que poderiam influenciar o consumo dos clientes. Mas, como foi o resultado desse ano? O mercado conseguiu superar os desafios? Como a Voxus avalia a BF 2022?
Descubra a resposta dessas e outras perguntas nesse artigo completo! Acompanhe todos os dados e tenha uma excelente leitura!
O que o mercado esperava para a BF de 2022?
Durante os dois últimos anos, o mercado passou a ter BFs muito diferentes e únicas. Em 2020, o mundo viveu um período de incertezas com a pandemia, isolamento e outras medidas de proteção.
Isso exigiu que os mais variados comércios se adaptassem às novidades do mercado, iniciando um processo de intensa digitalização e a criação de relacionamentos online entre marcas e clientes. A resposta veio com uma alta de vendas durante a BF, sendo uma das mais históricas, com grandes resultados e muitas vendas.
Em 2021, o cenário comercial ainda sofria com os impactos do distanciamento social e restrições, mas tinha um futuro um pouco mais flexibilizado. Com a vacinação avançando, diante das medidas de proteção, os comércios voltaram a abrir as suas portas e receber seus consumidores.
Porém, mesmo assim, o consumo e compras online durante a Black Friday de 2021 foi menor que em 2020. Muito relacionado ao momento mundial e todas as possibilidades que os clientes poderiam voltar a experimentar e aproveitar.
Diante disso, em 2022, a crise ocasionada pela COVID estava mais estabilizada, podendo movimentar melhor o comércio físico e eletrônico. A retomada foi sentida logo nos primeiros meses do ano, com setores como de moda e turismo voltando a ter uma grande performance.
Porém, no Brasil, dois fatores causaram preocupação do mercado com a performance de BF: a Copa do Mundo, com a estreia da seleção brasileira na quinta-feira, que antecedeu a sexta de promoções e o resultado das eleições.
Dentro de todas essas questões e preocupações, o mercado esperava uma BF 2022 com um resultado mais baixo quando comparado aos dois últimos anos. A volta do presencial e a disponibilidade dos clientes também foram fatores que fizeram as expectativas de venda serem mais baixas.
Resultado 2022 e maiores setores
Passada a Black Friday, o time Voxus analisou os principais números obtidos durante todo o mês de novembro para saber como foi a BF 2022. Nossos especialistas perceberam que essa Black foi a mais equilibrada em consumo, quando comparada aos números de 2020 e 2021.
Apesar disso, ela teve um resultado 20% maior que o ano de 2021, com uma alta de 90% de pedidos entre a primeira e segunda quinzena do mês e um crescimento de 62% de performance na última semana de novembro, em comparação ao resto do mês.
Isso mostrou que os clientes esperam até a semana da Black Friday para fazer as suas compras, buscando sempre pelas melhores ofertas e promoções que oferecem uma melhor relação de custo-benefício.
Falando especificamente de mídia, em uma época concorrida como foi a BF desse ano, era esperado um custo significativo nessa área. Em comparação com o mês de outubro, anterior à época de Black, o aumento de custo de mídia foi de 42%.
Ou seja, nesse ano, mesmo com muitas distrações, alta concorrência e possibilidades de compra, os clientes estão muito mais antenados nas ações e campanhas de BF oferecidas pelas marcas. Agora, eles acompanham os preços durante todo o mês, encontrando o melhor momento para efetivar sua compra.
Os setores com maior destaque e com altos números durante a Black Friday foram aqueles voltados para artigos de moda, casa, beleza e saúde. Para relacionar mais os números e fazer uma breve análise, confira nos resultados dos segmentos:
Moda
A Voxus trabalha com diversos tipos de e-commerce voltados para o segmento de moda, que comercializam itens voltados para moda feminina e masculina, acessórios e calçados.
Esses clientes atingiram mais de 2.600 conversões na semana da BF, com contas atingindo um crescimento de 690% quando comparado com a média de performance do mês de novembro inteiro.
Vale lembrar que, no período mais delicado da pandemia, as compras por itens considerados não essenciais diminuíram consideravelmente. Com esse contexto de retomada e possibilidade de compras presenciais, segundo o The State of Fashion da McKinsey & Company em 2022, os gastos de moda voltaram a ser prioridade.
Os consumidores estão voltando a destinar parte das suas compras para itens que não são considerados essenciais, mas são importantes para o seu dia a dia.
Artigos para casa
Durante os dois últimos anos, o setor que vende artigos e itens para casa atingiu grandes números, justamente pela necessidade de ficar em casa e evitar a disseminação do vírus. As pessoas passaram a ter outro tipo de relacionamento com a casa, adquirindo mais peças decorativas, móveis e vários tipos de produtos que deixassem o ambiente ainda mais convidativo.
Além disso, com o acontecimento da Copa, muitos consumidores aproveitaram as ofertas para comprarem itens que proporcionam mais conforto para assistir aos jogos como TVs, sofás, artigos para churrasco e outros itens que promovam essa aproximação.
E-commerces que vendem artigos para casa atingiram mais de 5 mil conversões durante as quatro semanas de novembro, com média de aumento de 105% de performance quando comparado ao mercado.
Beleza e saúde
Os produtos relacionados à beleza e saúde já estavam em alta em outras datas comemorativas, sendo um tipo de presente bastante procurado nos últimos anos. Itens como suplementação alimentar, cosméticos, produtos para cabelo, itens de skincare, entre outros.
Durante essa Black Friday, o setor chegou a um crescimento médio de 119%, alcançando grandes números entre a terceira e quarta semana do mês em um aumento de 149% de conversões durante esse período.
Análise da Voxus sobre a BF 2022
Diante de todos os números e projeções, acreditamos que essa BF é a mais estabilizada em resultados, quando comparada aos 2 anos anteriores. Levando em consideração todo o contexto e possibilidades, a data mostrou que o comportamento do consumidor que busca por ofertas se intensificou neste ano.
Agora, os consumidores conseguem esperar para efetivar suas compras durante o final do mês, entre a terceira e quarta semana. Assim, têm mais chances de conseguirem um preço mais baixo para os itens que desejam.
Com isso, fica mais fácil entender a importância do mês de novembro para os e-commerces no geral que podem fazer uma grande diferença no faturamento da empresa como um todo. Sendo assim, a melhor maneira de ter grandes números é trabalhando em uma estratégia bastante eficaz.
Um mix de mídia que inclui a programática pode mudar os resultados Essa inovação ajuda a potencializar os números de e-commerces de vários segmentos durante todo o ano, não apenas durante o período da BF e Voxus pode te ajudar!
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