O funil de vendas é um dos conceitos mais difundidos e utilizados para direcionar campanhas de marketing. Explorando ainda mais esse tipo de planejamento, a publicidade no geral explora campanhas para cada etapa, como por exemplo os modelos de investimento em awareness, voltados para o topo do funil.
Mas, outro tipo de estratégia que possui grandes benefícios e agrega positivamente para toda campanha é a de full funnel. Focada em nutrir todas as etapas do funil de vendas, ela é muito versátil, principalmente se tratando de ações mais atemporais que são feitas durante todo o ano.
Para mostrar como a estratégia full funnel é extremamente importante conversamos com Erik Quirino, Media Tech Lead na Media.Monks Brasil, um profissional com experiência nesse mercado que faz parte da Comunidade Voxus. Venha ler todos os detalhes e saber mais sobre esse modelo de investimento!
Por que o marketing full funnel é importante para estratégia de mídia e jornada do cliente?
Para alcançar sucesso e ter um crescimento contínuo, as marcas precisam investir em ações que cumpram os objetivos de diferentes estratégias. Buscando a efetividade do investimento, não basta apenas focar no final do funil e em conversão, sem nutrir os outras outras fases de compra dos clientes.
Essa não é a melhor escolha, pois o seu negócio pode perder excelentes oportunidades de contato com o cliente. Vamos pensar: quando o consumidor está no início da sua jornada de compra, necessita de informações cruciais para optar ou não pela aquisição de certo produto. Caso ele não receba estímulos ou comunicações suficientes, nem considera a sua marca para adquirir o item desejado.
“O marketing digital tem muitas facetas e áreas. O seu começo é focado em trazer pessoas altamente interessadas para dentro da sua marca, fazendo-as comprar. Se as pessoas não conhecem sobre sua marca, elas não têm como ter interesse por você. É necessário ter toda uma estratégia para que cada vez mais o custo em arrecadar essas pessoas com performance não seja inflacionado. O objetivo da gente ter estratégias de full funnel é para garantir que mais pessoas pensem em nós e considerem que somos uma solução. Para isso, é importante lembrar que esses consumidores estão em vários lugares na internet, e precisamos buscá-los com as várias ferramentas disponíveis.”, responde Erik sobre esse tema.
3 vantagens do uso da estratégia full funnel
Além de ser muito importante para um mix de mídia diversificado, o full funnel possui grandes vantagens que fazem diferença para os resultados e ganhos obtidos com esse tipo de campanha. Confira algumas delas:
1 - Estar no momento certo para a conversão
“As campanhas de full funnel colocam a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa adequada. Trabalhamos com algoritmos secretos nas nossas ferramentas de marketing digital e sabemos que algo entra e algo sai e, nesse contexto, o que geralmente sai é a conversão. Esses algoritmos, pensando no funil, começam a entender que o usuário está em diferentes momentos e isso é muito importante para o resultado.”, ressalta Erik sobre as vantagens da campanha full funnel.
Com uma abordagem que é mais completa, é mais fácil nutrir os clientes com informações sobre seus produtos, seu e-commerce e garantir que você será considerado no momento de compra.
Assim, é possível acompanhar esse consumidor em todas as suas etapas de consideração até efetivamente a conversão.
2 - Melhora nos pontos de conversão
Com a estratégia full funnel, é possível identificar quais os pontos de contato e como melhorá-los para garantir uma resposta do cliente. Esse movimento também é essencial para otimizar investimento, analisando cada etapa do funil.
“Nem todo mundo está com disponibilidade para comprar naquele momento, mas muitas pessoas estão dispostas a comprarem em algum momento. Seguindo essa lógica, o full funnel ajuda a gerar toda uma estrutura para que, em algum momento, a marca converse com o seu público e ele possa continuar a compra. Então, no geral, o full funnel acaba levando de maneira mais suave o usuário até o final da sua jornada.”, reitera Quirino.
3 - Criação de autoridade e melhora na credibilidade da marca
Ao ter conteúdos em diferentes canais, a relevância da sua marca cresce, fazendo com que ela tenha uma maior credibilidade com o público-alvo e transformando esses pontos de contato em conexões mais fortes.
Existe algum “momento certo” para iniciar a estratégia de full funnel?
Ao pensar em diversificar a estratégia, muitas empresas querem saber qual o momento certo para isso. Mas, segundo nosso entrevistado, mais importante que o momento, é a estratégia, objetivos e metas que desejam ser realizados com a campanha de full funnel.
“Acredito que todo momento é certo, exceto sazonalidades, porque nesse período todo mundo sai para briga. Temos que estar abertos a testes, tentando expandir principalmente nos momentos de recessão e é nesse período que todo mundo está diminuindo investimento e sua presença de mercado, o que abre espaço para crescer e tentar se posicionar. Dá para fazer estratégias mais acessíveis de topo, meio e full funnel que não gastam tanto e se pensar, estrategizar de maneira correta é possível implementar o full funnel sem que custe muito e aí ir, aos poucos, ganhando espaço”, comenta Erick.
Além disso, nosso especialista entrevistado ainda trouxe uma dica de boa prática: “uma boa prática é tratar o full funnel com carinho, sem apelar para extremos como por exemplo colocar o maior público possível, a maior estrutura, e não ter uma comunicação diferenciada. Temos que montar a estratégia pensando para quem a comunicação será exibida, qual que é o público, porque do público, entre outros. O ideal é organizar a casa e depois expandir.”
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