Post Image

O ano de 2022 foi marcado pela volta completa das atividades e o início do processo pós-pandemia. Agora, o mercado se relaciona com clientes muito mais exigentes, que estão acostumados com a compra online e o ambiente digital.

Em abril desse ano, a IAB Brasil em parceria com a Kantar, divulgou seu estudo anual o Digital AdSpend 2022, em que foi investigado o volume e como foi o investimento em publicidade digital aqui no país.

Venha saber sobre esses resultados divulgados, o diagnóstico dos nossos especialistas, dados Voxus e como melhorar seu desempenho online na publicidade o quanto antes. Acompanhe tudo, anote nossas dicas e tenha uma excelente leitura!

Como foi 2022

Desde o início da pandemia, os consumidores passaram por um processo de aceleração digital, focando suas compras nesses ambientes e mantendo esses comportamentos após a liberação das restrições.

Segundo o estudo da IAB, a tecnologia seguiu sendo importante ao longo do ano passado, com alguns insights:

  • 54% dos consumidores confiam na nuvem para manter seus dados seguros;
  • 59% das pessoas participantes se sentem perdidos sem seu smartphone;
  • 60% do público considera importante sincronizar todos os seus aparelhos eletrônicos;
  • 41% dos consumidores costuma seguir as marcas que consome nas redes sociais;
  • 52% do público usa a internet de forma frequente para planejar compras; e
  • 60% considera que comprar online facilita a vida.

Outro ponto que impactou o desempenho do consumo em 2022 foi o cenário econômico, principalmente na América Latina. Segundo o Fundo Monetário Internacional, o crescimento dessa região seria abaixo do global. Alguns fatores que influenciaram nesse resultado foram:

  • Guerra na Ucrânia;
  • Sanções econômicas;
  • Inflação em alta;
  • Cadeia Global de Suprimentos.

Investimento de publicidade em 2022

Ainda que muitas situações tenham deixado a economia bastante incerta, segundo o Digital AdSpend 2022, a mídia digital em 2022 conseguiu crescer em relação ao ano retrasado. Durante todo o ano passado, foram investidos R$32,4 bilhões, o que significou um aumento de 7% quando comparado com 2021.

Outro ponto relevante foi que a compra de mídia via agências cresceu 12%, enquanto o investimento voltado para compra direta se manteve estável, representando 1/3 da aquisição de mídia. Com isso, durante o ano passado, a compra de mídia direta ficou em 33% e a via agências 67%.

Outro insight revelado pelo estudo foi que cada vez mais as marcas estão pensando no digital, trabalhando com campanhas voltadas para Mobile First, que levam em consideração a usabilidade em aparelhos móveis primeiro. Prova disso é que, de acordo com o estudo da IAB, 3/4 da verba das marcas foi destinada a dispositivos móveis, principalmente em vídeos:

  • Devices: 77% Mobile e 23% Desktop;
  • Formatos: 37% Vídeo, 35% Imagem e 28% Search;
  • Canais: 53% Social, 28% Search e 19% Publishers e Verticais.

Negócios que investiram mais no digital

Seguindo com os resultados do Digital AdSpend 2022, alguns setores se destacaram por investirem na publicidade online com mais da metade de suas verbas destinadas a esse meio. Os setores que mais destinaram investimentos foram o de comércio com 24%, serviços com 22% e mídia com 6%.

No caso do comércio, o que integra esse setor são:

  • Lojas de grande porte no Brasil, que trabalham com vários departamentos e um variado catálogo de produtos;
  • Hiper e supermercados;
  • Lojas de vestuários em geral;
  • Produtos de casa e decoração;
  • Alimentos e bebidas;
  • Setor farmacêutico;
  • Eletro e eletrônicos, entre outros.

Já no segmento de serviços, podemos considerar marcas que trabalham com os seguintes itens:

  • Vitrines virtuais;
  • Instituições de ensino escolar e universitário;
  • Serviços de saúde;
  • Transporte aéreo;
  • Mobilidade;
  • Alimentação e outros.

Por último, o que compõe o setor de mídia e conteúdo são os segmentos de mídia e conteúdo digital, eletrônico, impresso e outros.

Desempenho e análise Voxus

Observando os dados obtidos nesse estudo e a performance do mercado, os especialistas da Voxus notaram que também houve um aumento de anúncios por display.

Observando e comparando o desempenho desse modelo de mídia pelo trimestre de 2021 e 2022, alcançando maior no segundo trimestre entre os dois anos, chegando ao número absoluto de transações maior que 4 milhões, representando uma variação de 47%.

Observando os maiores clientes por seus setores, podemos destacar:

  • Tecnologia;
  • Departamento, com foco em eletroeletrônicos e produtos para casa;
  • Serviços de transporte;
  • Moda;
  • Farmacêutico.

Isso mostra que, pouco a pouco, grandes setores da economia estão valorizando o mercado de mídia. Eles trabalharam com um mix de mídia mais abrangente, conseguindo se conectar com diferentes clientes nos mais variados estágios de compra.

Como melhorar seu desempenho digital no 2º semestre desse ano?

Deu para notar que as mídias digitais estão cada vez mais alcançando seu mercado, ajudando os mais variados setores a alcançarem grandes resultados. Mas, será que ainda dá tempo de investir em mídia online em 2023? Claro que sim!

Estamos no meio do ano e com um investimento em canais variados, você tem grandes chances de alcançar muito sucesso em datas sazonais como a Black Friday que está logo ali. Para que o seu desempenho cresça ainda mais nesse ano, separamos algumas dicas e tipos de mídia para que seu investimento em publicidade online seja muito mais proveitoso. Confira:

Mídia programática display

A mídia display focada em performance é aquela que tem como base a programática, trabalhando com uma segmentação de alto nível e qualidade. Com ela, é possível encontrar o público certo durante sua navegação em sites, impactando-o de maneira mais natural e no momento mais adequado para conversão.

Algumas vantagens do display de performance são:

  • Ter um alto alcance de público qualificado;
  • Diversificação das estratégias e mix de mídia;
  • Segmentação controlada e detalhada de acordo com a necessidade da campanha;
  • Excelente custo-benefício;
  • Uso do investimento de forma otimizada, entre outros.

Estratégia de awareness

A estratégia de awareness é voltada para quem quer investir em campanhas de consciência de marca e lançamento de novos produtos ou serviços de uma empresa. Ao trabalhar com esse modelo de mídia, é mais fácil ganhar a atenção de quem realmente importa e entregar para o cliente o que ele precisa.

O awareness ajuda em alguns pontos como:

  • Identidade de marca;
  • Gerar impacto em consumidores;
  • Melhorar a atuação da marca no mercado;
  • Se destacar frente a concorrência;
  • Se tornar autoridade em determinado setor.

Fale com a Voxus e conheça nossos produtos!

A Voxus é uma AdTech especializada em mídia programática, trabalhando com clientes de setores importantes da economia e grandes agências parceiras. Com a nossa tecnologia própria, criamos um produto focado em smart display de performance e também o Upper Funnel, nossa inovação focada em awareness.

Contamos com uma equipe de especialistas que possuem conhecimento de mercado em diferentes áreas de mídia e e-commerce e vem conversando sobre Retail Media com nossa Comunidade.

Para mudar hoje mesmo seus resultados de performance digital, experimente gratuitamente nosso smart display de performance.

Se quiser trabalhar com campanhas para reconhecimento de marca, envie um email para [email protected] e impulsione seus resultados hoje mesmo!

Histórias relacionadas