Com a evolução das tecnologias oferecidas pelos fornecedores dentro do mercado de mídia, as agências começaram a ter cada vez mais opções para diversificar estratégias das campanhas. No que se refere às soluções para as campanhas de performance, aquelas que se baseiam no resultado da exposição da marca em determinados meios, essas inovações têm ainda mais foco.
Nos últimos anos, esse desenvolvimento gerou uma série de melhorias para o dia a dia das agências, em especial se tratando dos resultados. Por exemplo, isso resultou no surgimento de ferramentas com mais alternativas de otimização, aumento da eficiência das campanhas, mais visibilidade sobre os resultados, entre outras soluções.
Além disso, o aumento de tecnologias mais inteligentes trouxe ao mercado uma nova forma de relação entre as agências e fornecedores. Agora, a tecnologia tem cada vez mais um papel dominante, inclusive no relacionamento e comunicação.
Atualmente, o atendimento e suporte sendo substituídos por FAQs, textos previamente explicativos sobre uma dúvida frequente, e bots, interações automáticas por robôs programados com mensagens instantâneas.
Na parte relacionada às recomendações e análises especializadas, é comum a entrega de relatórios extremamente complexos e um pouco mais engessados, que são padronizados e não necessariamente atendem à realidade do anunciante.
Assim, as agências acabam tendo cada vez mais autonomia no seu dia a dia, mas também uma experiência muito robotizada e distante com seus fornecedores, o que reflete na situação de com pouco suporte e atendimento nas campanhas de performance.
Esse é um grande problema que elas precisam lidar ao mesmo tempo que gerenciam vários fornecedores. Apesar das tecnologias tornarem a rotina mais prática, caso alguém da agência tenha dúvidas ou precise de ajuda com análises e decisões de como melhorar suas campanhas, ela fica totalmente dependente de achar a solução sozinha.
Nesse contexto, é importante que os fornecedores continuem investindo em tecnologia para entregar soluções cada vez melhores para as agências, mas agregando mais valor ao oferecer uma experiência mais completa e humanizada. Algo que não é simples, pois é natural que as plataformas priorizem um atendimento mais escalável e automatizado, mas é o que pode fazer toda a diferença para entregar um produto realmente completo.
Um exemplo de como os fornecedores podem tornar essa experiência melhor é investir e ampliar os especialistas em tecnologia e negócios, permitindo assim que a agência tenha um Account Manager dedicado para acompanhar o histórico dos seus anunciantes. Assim, fica mais fácil entender as necessidades específicas e oferecer suporte às análises, principalmente àquelas relacionadas a projeções dos resultados esperados.
E é possível o fornecedor ir além da própria rotina da gestão das campanhas, ao oferecer uma experiência mais completa dentro da sua Comunidade com treinamentos não apenas dos produtos, mas também de outros temas que possam contribuir para a carreira das pessoas. Participação em eventos, acesso a benefícios como cursos renomados do mercado, consultoria para banners e outras vantagens são excelentes iniciativas para entregar uma experiência ainda mais humanizada.
Nossa experiência tem mostrado que tudo isso é possível e acredito que será uma exigência cada vez mais frequente pelo mercado tornar o trabalho das pessoas cada vez mais simples sem abrir mão dos resultados. E é por isso que tecnologia e relacionamento humanizado nunca precisaram andar tão juntos como agora.