Além das expectativas, maiores setores e descontos, a Black Friday movimenta todo o mercado graças às estratégias e novidades aplicadas na data e nesse ano, não seria diferente.
Com um público mais adaptado às compras online e sem o cenário da pandemia, as marcas estão trabalhando com ações interessantes para a BF 2023. Para que você saiba mais sobre essas tendências e seus maiores detalhes, selecionamos alguns tópicos que estarão em alta no planejamento dessa BF.
Confira mais informações e saiba porque esses itens são importantes para uma performance positiva para a sua Black Friday. Continue a leitura, anote nossas dicas e tenha vendas incríveis!
Como será a BF 2023?
A Black Friday 2023 acontecerá no dia 24 de novembro, a última sexta-feira do mês, e promete grandes números. Em um panorama completamente transformado pela pandemia, com clientes mais ativos na internet, as empresas possuem diferentes desafios e necessidades para esse ano.
Enquanto algumas marcas estão optando por promoções por período, seja mês, semana ou dia, outras querem antecipar as ações para ter um acompanhamento mais próximo do processo de compra do cliente. No entanto, a Black Friday é inegavelmente importante para o faturamento do comércio, independente das escolhas realizadas.
Segundo o estudo divulgado pelo Grupo Locaweb, no ano passado a BF alcançou um faturamento maior de R$6 bilhões, entre a quinta-feira antes da BF até a Cyber Monday, na segunda. Ainda que em 2022 a data tenha tido uma queda em comparação a 2021, para esse ano, as expectativas são moderadas e se mantém equilibradas graças as possíveis oportunidades de negócio.
Quer saber mais sobre as expectativas da Black Friday 2023? Confira nosso artigo completo!
5 tendências da Black Friday 2023
Para que a sua estratégia esteja muito mais completa e alinhada com a expectativa dos clientes, separamos algumas tendências que empresas que atuam em diferentes mercados irão incorporar em seu planejamento para um resultado positivo. Acompanhe:
Forte presença do digital
Um dos reflexos da pandemia foi a intensificação do digital, o que deixou os consumidores mais à vontade de escolher a melhor opção de oferta e desconto de acordo com a sua necessidade.
As compras online se dividiram de várias formas como live commerce e por aplicativos, por exemplo. Assim, ainda que o processo de adquirir produtos aconteça no ambiente digital, ela não tem um padrão, deixando com o que o cliente tenha mais liberdade e facilidade em adquirir produtos da forma que preferir.
“Outras tendências incluem a integração do e-commerce com o entretenimento, com Live-Commerces expandindo para a televisão e podcasts. Os aplicativos próprios ganham destaque, pois os consumidores estão mais acostumados a usar o celular para tudo e confiam nos canais da marca. Isso torna importante facilitar o acesso às promoções, condições especiais e programas de fidelidade pelos Super Apps. As estratégias de marketing também vão aprofundar o uso de influenciadores como marketing de conteúdo - é uma ferramenta poderosa para para manter conversas com os consumidores e associar a marca a celebridades e criadores de conteúdo para aumentar a credibilidade durante a Black Friday.”- Henrique Casagranda, Diretor de Mídia na Cadastra
Com a confiança nesse modelo estabelecido, a tendência é que nesse ano o online continue crescendo, fazendo com que as interações entre o físico e o digital se complementem.
Descontos expressivos para categorias de produto específicas
Como mostramos em um recente artigo sobre os setores campeões de venda na Black Friday de 2023, algumas categorias de produto terão uma procura maior e as marcas irão investir nesse tipo de planejamento.
Assim, é possível que haja uma onda de grandes descontos nesses modelos de produtos, conseguindo conquistar os clientes. Para o sucesso desse tipo de oferta, não podemos esquecer de analisar a demanda de mercado, concorrência e quais os tipos de descontos, para que essa ação tenha o sucesso esperado.
Ofertas mais personalizadas para clientes
A personalização de ofertas é outra tendência para Black Friday desse ano, principalmente para deixar toda a relação entre marca e cliente mais única. Nesse modelo de estratégia, o mais importante é levar em consideração as preferências do consumidor, seus interesses e seu comportamento de compra.
Por exemplo, caso o consumidor seja cliente da marca, ela pode oferecer um cupom exclusivo para mais descontos, disponibilizar ofertas limitadas para itens que aquele usuário já consome, entre outras ações mais direcionadas e únicas.
Inclusive, um recurso que consegue trabalhar bem essa personalização é o Retail Media. Preparamos um conteúdo que explica mais sobre as vantagens do Retail Media para a Black Friday que você pode conferir clicando aqui!
Preocupação com a experiência de compra do cliente
Juntamente com ofertas mais personalizadas, a experiência de compra do cliente é uma pauta importante para a Black Friday em todos os anos. Esse termo está relacionado a toda a relação que o cliente pode ter com a marca nesse processo para atender a sua necessidade, compra de produtos e pós venda.
Quanto mais amarrado e organizado é a experiência, mais positiva é a relação entre consumidor e marca. Alguns pontos de importância para uma jornada mais benéfica para todos os integrantes desse processo são:
- Descontos exclusivos e mais personalizadas;
- Opções de entrega mais rápidas;
- Frete grátis ou preço fixo para diferentes regiões do Brasil;
- Disponibilização de diferentes formas de pagamento como cartão de crédito, PIX, boleto, entre outros.
Estratégias de mídia mais diversas
Outra tendência para as marcas é um investimento em mídias mais diversificadas, buscando alcançar mais pessoas qualificadas em diferentes estágios de compra.
Essa descentralização do investimento em mídia é muito benéfico para todo o resultado em Black Friday, afinal a marca consegue dialogar com pessoas específicas em lugares estratégicos, evitando a competição natural dessa época do ano.
As marcas podem investir em mídias como:
- Performance full funnel, conversando com pessoas presentes em diferentes estágios do funil de vendas;
- Awareness, para o reconhecimento e fortalecimento de marca, conseguindo conquistar mais pessoas interessadas a conhecer o seu negócio;
Esse tipo de estratégia ajuda a impulsionar os resultados de Black Friday e você pode contar com a tecnologia da Voxus para adicionar esses tipos de mídia no seu plano de BF!
Como a Voxus pode te ajudar na Black Friday de 2023?
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