Apontada como uma grande tendência para o e-commerce durante esse ano, o live commerce é uma nova maneira de ganhar confiança do consumidor, trabalhar a jornada de compra e experiência com a marca.
Mas, o que é de fato o live commerce? Como ele funciona e qual o seu papel na evolução do e-commerce brasileiro? Venha saber mais sobre essa estratégia e como ela se relaciona com a mídia atual. Excelente leitura!
Live commerce: o que é e como funciona?
Live commerce ou live shop é um modelo de vendas feito a partir de um evento online ao vivo, que conta com a presença de apresentadores e outras personalidades. O maior objetivo desse modelo de estratégia é criar uma ligação entre consumidor e marca, promovendo uma experiência interativa com respostas instantâneas.
A ideia é que esse evento de live commerce mostre como os produtos ofertados funcionam, seus principais atributos, vantagens e outros pontos pertinentes para o consumidor no momento da compra.
Um live commerce geralmente dura algumas horas, contando com personalidades relevantes para o público-alvo como mediadores e apresentadores, atração musical e outras ações que geram conversas humanizadas entre marca e consumidor.
Esse reconhecimento e interesse pelos artistas presentes faz com o que a audiência esteja mais aberta e propensa à compra. Inclusive, nos modelos de live commerce que foram realizados no Brasil nos últimos tempos, é bastante comum cupons de desconto, ofertas relâmpago e outras ações que levam o consumidor a uma resposta de compra mais imediata.
O funcionamento de um evento de live commerce é bastante parecido com os canais de venda disponíveis na TV aberta, mas atuando exclusivamente no ambiente virtual. Com a marca dialogando com a linguagem da internet e sendo muito mais próximo de quem está assistindo.
Implementação
Implementar esse modelo de vendas pode ser positivo e vantajoso para diversos tipos de e-commerce, principalmente aqueles que querem crescer sua presença no mercado digital. Mas, é sempre essencial pensar e planejar com antecedência antes de colocar um live commerce no ar.
Saber o que é live commerce vai muito além do que ter a plataforma, time e ofertas, afinal, se o seu público-alvo não está nesse meio, esse é um investimento desnecessário. Durante o planejamento, é preciso entender se esse formato e modelo de venda é relevante para o consumidor, se ele vai se sentir motivado a comentar, engajar e assistir ao conteúdo.
Conheça muito bem a sua audiência, identifique qual o perfil de quem se conecta com o seu negócio e produtos e sempre busque uma conexão verdadeira.
Por exemplo, se para o seu negócio vale a pena investir em uma estratégia de live commerce, durante a transmissão, tire as dúvidas do público, pergunte sobre a cidade em que estão, quais os maiores interesses se estão gostando do conteúdo, entre outras perguntas.
Isso demonstra de forma aberta que a sua marca se importa com quem está do outro lado da tela, valorizando sua presença e preferência.
O live commerce é a evolução do e-commerce?
O live commerce é um modelo de vendas que está no mercado há alguns anos, principalmente o mercado asiático. A China já utiliza essa estratégia desde 2017, ganhando muito destaque no mercado e movimentando altos números de faturamento.
Segundo a eMarketer, em 2021 com o live commerce, a China ultrapassou ganhos de U$131 bilhões e em 2022, a estimativa de ganhos do live commerce mundial era superior a U$500 bilhões. Ou seja, as mudanças de público e intensa digitalização são ótimos motivos que mostram como esse negócio possui excelentes oportunidades para o e-commerce no geral.
Com isso, o mercado enxerga o live commerce como uma nova forma de se comunicar e vender, sem tirar o mérito do e-commerce em si. Observando por essa ótica, o live commerce é uma nova forma de impulsionar o e-commerce em si e concretizar a presença online de uma empresa.
É sempre importante tomar decisões baseadas em informações concretas, entendendo se vale a pena ou não investir no live commerce de acordo com os dados e outras informações importantes.
Possibilidades que o live commerce traz para o seu negócio
Ao adentrar ao universo do live commerce e da exposição da marca no digital, surgem novas possibilidades.
Essas oportunidades de negócio são muito positivas para alinhar com o objetivo, vontades e melhorar a estratégia, trabalhando um mix de mídia muito mais completo. Assim, fica mais fácil se conectar com o público desejado e acertar na estratégia.
Veja a seguir algumas possibilidades que o live commerce agrega para as vendas do e-commerce:
Vendas instantâneas
Por ser ao vivo, o live commerce consegue trazer para o e-commerce um maior número de vendas instantâneas. Os gatilhos mentais como “últimas unidades”, “essa promoção dura apenas 10 minutos” e outros anúncios como de cupons de desconto exclusivos ajudam a aumentar essa venda mais veloz.
Isso acontece porque os consumidores têm uma resposta mais rápida, com a compra sendo mais emocional do que racional. Por conta desse sentimento de escassez, o público faz a sua decisão de ter ou não aquele produto em um tempo curto, aproveitando as ofertas apresentadas.
Maior engajamento online
Além da exposição natural do live commerce, a comunicação da marca como um todo deve conversar com o acontecimento do evento. Ou seja, as redes sociais e o site ajudam a chamar mais público de interesse para a live shop.
É comum que, quando uma marca está fazendo um evento de live commerce, seu nome vire um dos assuntos mais comentados nas redes. De todo modo, não basta apenas ser comentado, o engajamento do live commerce é de maior qualidade, já que você está falando diretamente com o seu público-alvo.
Reconhecimento de marca
Ao entrar na live e começar a sua interação com tudo que está sendo apresentado, o público já começa a reconhecer a sua marca.
Durante toda a transmissão, dependendo dos benefícios oferecidos aos espectadores, a percepção da marca sendo criada e seu reconhecimento também começa a aparecer para as pessoas mais propensas à conversão: seu público-alvo.
Inovar a experiência com o consumidor
A experiência do consumidor engloba muitas particularidades, seja ela no ambiente online ou presencial. A sua percepção sobre a marca, processo de compra e atendimento são cruciais para avaliar se aquela empresa é ou não boa para futuras transações.
No caso do live commerce, o consumidor também estará tendo uma experiência direta com a marca, avaliando o que é positivo, negativo, quais os benefícios que escolher aquela empresa pode trazer naquele momento, entre outros pontos.
Por isso, itens como disponibilidade da live em um canal gratuito, um entretenimento de qualidade e ofertas vantajosas são cruciais para uma experiência do cliente no e-commerce positiva
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