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A pandemia ocasionada pela COVID-19 trouxe sérias consequências para diversos setores e marcas. Um dos segmentos mais afetados foi o de turismo, principalmente por conta dos critérios de segurança como o distanciamento social e as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus.

Após dois anos, com a diminuição dos casos da doença e a liberação das atividades presenciais, o setor de turismo apresenta novos resultados em números surpreendentes. Acompanhe nossa análise de mercado e quais as principais tendências para o setor nesse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy. Excelente leitura!

Impacto da pandemia

Ao final de 2019, a expectativa do setor de turismo para o ano de 2020 era grande. Mas, com o início da pandemia e suas restrições, o cenário mudou, deixando esse segmento em um período de crise significativa e marcante.

A United Nations World Tourism Organization, a UNWTO, revelou que os fluxos internacionais de turistas tiveram uma queda de 22% em 2020. Aqui no Brasil, a FGV previu que, em um período de dois anos, as perdas do setor poderiam chegar a 21,5%. Uma análise de mercado realizada pela OMT, Organização Mundial do Turismo, o turismo global perdeu cerca de US$2 trilhões em 2021 por conta da pandemia

No entanto, as restrições trouxeram outros tipos de turismo e interação entre clientes e marcas. O impulsionamento do ambiente virtual abriu espaço para uma nova forma de turismo, que utilizou e se beneficiou com a tecnologia de realidade virtual (VR).

Geralmente, esse tipo de interação necessita de alguns equipamentos, mas durante a fase crítica da pandemia, muitos lugares abriram suas portas virtuais para o mundo. Museus como o Louvre disponibilizaram uma visita virtual pelo espaço, mostrando obras e exposições.

A imersão fez bastante sucesso, sendo relacionada a experiência que o cliente pode ter antes da compra, por exemplo, ajudando a decidir se aquele local é realmente interessante. Hotéis, países que recebem turistas para lua de mel, ilhas e outros destinos já estão investindo nesse tipo de estratégia.

Depois do primeiro ano de pandemia e a diminuição dos casos, o setor de turismo iniciou a sua fase de retomada. Agências de viagens e companhias aéreas começaram a voltar a atenção do seu público com ofertas e promoções chamativas para diferentes tipos de viagem.

Em 2022, o cenário já era outro, com a volta das atividades presenciais e a maior flexibilização com uso de máscaras e medidas protetivas. Essa mudança é refletida nos números alcançados durante os primeiros seis meses desse ano.

“Em 2020, as vendas de seguros de viagem foram praticamente a zero, pois não existia demanda para tal em 2020. Já da metade de 2021 até o primeiro semestre de 2022, percebemos forte aumento nas vendas de seguros e novamente queda no segundo semestre de 2022. Acreditamos que essa movimentação, deve-se a viagens represadas de 2020 e 2021 que foram remarcadas, obrigando os consumidores a adquirirem os serviços.”, comenta Felipe Gama, Data Manager e Founder da Ads 365.

Segundo os dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), esse segmento alcançou o faturamento de R$94 bilhões, apenas no primeiro semestre desse ano. Isso representa um aumento de receita de 33%, quando comparado ao mesmo período no ano de 2021 e um ganho 5,2% maior que o primeiro semestre de 2019, antes da pandemia.

Tendências do turismo na era pós-pandemia

No final de 2019, o mercado de turismo e viagens se preparava para um grande ano, com resultados marcantes e novas tendências. Uma pesquisa realizada pela Booking.com no final daquele ano revelou que as principais tendências de 2020 para esse setor eram:

  • Experiências amplas;
  • Aumento de viagens do público idoso;
  • Maior busca por experiências gastronômicas;
  • Tecnologia mais presente na rotina da viagem, entre outros.

Por conta das restrições, algumas dessas tendências não se concretizaram. Porém, nesse período pós-pandemia, boa parte delas continua sendo considerada um direcionamento do comportamento do consumidor.

Maior procura por lazer e experiência local

O distanciamento social exigiu que o contato entre as pessoas fosse limitado, para evitar riscos de contrair o vírus. Por conta disso, houve um aumento expressivo nas viagens de carro e ônibus, em distâncias mais curtas.

A Voxus trabalha com clientes focados nesse mercado e, durante o terceiro trimestre de 2022, este setor alcançou um aumento de 40% de receita e 20% a mais de conversões em apenas três meses.

Isso também ajudou a aumentar as atividades turísticas no geral, trazendo um resultado melhor para o ramo de restaurante, locação de carros, hotéis e empresas de ônibus, por exemplo.

Segundo o estudo realizado pela Pesquisa Mensal de Serviços, PMS, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, essas ações turísticas aumentaram 25,9%, durante o período de junho de 2021 a junho de 2022.

Muito motivados por vídeos de avaliações e vlogs de viagens, boa parte do público também está interessado em locais que proporcionem uma boa experiência gastronômica. Optando assim por locais com comidas típicas diferentes e chamativas.

Crescimento do turismo regional

Com a maior demanda de atividades turísticas locais, o turismo regional também começou a crescer. A combinação de grandes eventos, festivais e festas de final de ano são maneiras estratégicas de conseguir engajar e entregar uma boa experiência para o público.

O aumento dos números deve se intensificar em dezembro e janeiro, com um crescimento entre 15% e 20%. Esse é o período de férias escolares, considerada alta temporada para esse tipo de setor.

Para se ter uma ideia, nossos clientes que se encaixam na categoria de turismo regional conseguiu alcançar em 2022* mais de:

*Dados relativos ao período de abril a setembro de 2022

  • Mais de 148 mil usuários;
  • Mais de 205 mil sessões;
  • Mais de R$ 2 milhões de receita.

Popularização do pagamento sem contato

Os consumidores estão sempre buscando novas tecnologias para melhorar e facilitar a sua rotina. Durante as viagens essa necessidade é ainda maior, desde o momento de check-in até a hora de pagar uma conta.

Uma das tendências para esse mercado é o pagamento sem contato, conhecido também como pagamento contactless. Eles estão cada vez mais presentes na rotina do mercado de turismo, justamente por serem práticos e simples de serem usados, evitando filas e demoras que podem fragilizar a relação entre empresa e cliente.

Voxus e Turismo

Diante de tantas mudanças e novidades, o setor de turismo passou por um momento muito desafiador, mas atualmente se encontra em um período próspero de retomada. Com isso, muitas marcas se reinventaram e investiram em um mix de mídia diferente para recuperar seu faturamento e reconquistar clientes.

A Voxus tem um papel importante e ativo nessas campanhas, uma vez que ajuda todos os seus clientes a melhorarem sua estratégia por meio do smart display e da mídia programática. 

“Iniciamos a parceria com a Voxus em nesse ano de 2022 e o canal vem sendo parte fundamental da nossa estratégia na aquisição de clientes e vendas de seguros. O canal está no nosso top 5 entre os principais, não somente na aquisição de vendas, mas na geração de tráfego qualificado para o site.”, comenta Gama sobre a relação da Ads 365 com a Voxus.

Durante os meses de abril a setembro, segundo e terceiro trimestre de 2022, conseguimos ajudar os clientes do setor de turismo alcançando números muito expressivos como:

  • Aumento de 27%  de usuários em seus e-commerces;
  • Aumento de 105% de novos usuários no site;
  • Aumento de mais de 20% em conversões;
  • Mais de R$15 milhões em receita.

Perspectiva da Voxus para o setor de turismo em 2023

O mercado se mantém esperançoso após um período difícil e a intensa retomada demonstrada em 2022. Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, 2023 será o ano em que os números do turismo voltarão a sua normalidade, chegando ao mesmo estágio dos resultados da era pré-pandemia.

Baseado nos dados e projeções de nossos clientes, os especialistas Voxus acreditam que algumas das tendências desse ano continuem presente na rotina de viagem de muitos brasileiros.

O turismo regional, por exemplo, será bem intensificado pois é uma maneira de conseguir conhecer lugares novos sem grandes custos. As experiências marcantes como a exploração de locais históricos e culinária local também serão exploradas pelo brasileiro.

Gostou desta análise? Confira outros estudos da Voxus sobre os segmentos mais importantes do mercado!

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