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Chegamos em 2023 com as expectativas bastante altas para BF, uma data já consolidada e importante para quem está querendo aumentar vendas, fidelizar clientes e superar muitos outros objetivos.

Em outro contexto e com novos meios de consumo, a Black Friday desse ano tem muito a crescer e somar para os varejistas, especialmente os digitais. Mas, quais as melhores estratégias para essa data? Como chegamos para a BF 2023 em termos de expectativas e resultados?

Os especialistas Voxus desenvolveram esse material para ajudar quem quer vender mais na BF, fazendo um diagnóstico da data através do comportamento das marcas e clientes nos últimos anos, além de compartilharem suas experiências e percepções sobre essa época de promoções.

Acompanhe, anote nossas dicas e tenha uma excelente leitura!

Como foi a Black Friday de 2022 e nos últimos anos?

Em 2019, a Black Friday e o mercado no geral estavam em ascensão. Naquele ano, muitas marcas fizeram promoções não só no dia, mas também na semana, na quinzena e alguns, até durante todo o mês. Segundo a Ebit Nielsen, o faturamento da BF 2019 chegou a R$3,2 bilhões, correspondendo a uma alta quando comparado com o que foi obtido em 2018.

No ano seguinte, a BF ocorreu enquanto o mundo passava pela pandemia, o que deixou o mercado inseguro, já que as projeções eram bem altas e a preocupação também. Por conta de suas restrições para contenção do vírus, o espaço físico das lojas foi fechado, dando oportunidade para as marcas impulsionarem o mercado digital.

Ainda que a pandemia tenha impactado as vendas, os consumidores, no entanto, mantiveram suas compras pela internet, recebendo seus produtos sem sair de casa. De acordo com a Ebit Nielsen, em 2020, o faturamento do e-commerce alcançou R$4,02 bilhões em vendas, um aumento de 25,1% se comparado ao que foi obtido em 2019.

Em 2021, o público já estava acostumado com a pandemia, com uma rotina diferente daquela anterior a essa época, mas também conseguindo cumprir todas as suas necessidades de consumo. Muitos continuaram a adquirir itens online mesmo com a insegurança, no entanto, a NielsenIQ|Ebit divulgou na época que o pedido de volumes diminuiu 9% em comparação com 2020.

Chegamos na Black Friday em 2022 com expectativas mais moderadas, pois agora o cenário de restrição por conta da COVID já era habitual na vida das empresas e consumidores. Alguns pontos que fomentaram essa sensação foram:

  • Volta da rotina mais normalizada, decretando o fim do efeito pandemia, o que poderia fazer mais pessoas comprarem em lojas físicas e evitar o digital;
  • Eventos importantes acontecendo ao mesmo tempo que a BF que poderiam roubar a atenção do público e seu comportamento de consumo;
  • A Copa do Mundo aconteceu pela primeira vez ao mesmo tempo que a Black Friday, tirando o protagonismo da data.

É importante lembrar que o Brasil se via em um cenário peculiar, com os consumidores inseguros por conta do cenário político incerto. Assim, era mais provável que os clientes evitassem comprar por conta dessa insegurança com o futuro do país.

De acordo com o relatório do Grupo Locaweb, esse período que englobou a Black Friday e Cyber Monday alcançou um faturamento total de R$6,1 bilhões. Com uma taxa de recompra de 7,1%.

Segundo nossos especialistas, a BF 2022 no geral foi a mais equilibrada, mas os clientes Voxus conseguiram manter resultados positivos que superaram nossas expectativas por conta da aplicação de nossos produtos no mix de mídia.

Observando os números, tivemos os seguintes números:

  • Alta em 90% de pedidos, comparando a 1ª com a 2ª quinzena de novembro;
  • Crescimento de 62% da performance na última semana do mês da BF, comparando com o resto de novembro;
  • Setores de destaque sendo o de moda, artigos para casa, beleza e saúde.

Estratégias para Black

A Black Friday é uma data considerada para adquirir produtos por impulso por clientes que querem aproveitar as promoções. Mesmo que o consumidor se planeje para aquele momento do ano, seu foco é ter a oportunidade de conseguir o maior desconto em todos os artigos que deseja comprar.

Diante desse cenário, as marcas acabam optando por estratégias que fazem sentido com o seu negócio, algumas delas sendo por período ou antecipando as ações pensadas para a data. Confira a seguir um pouco mais sobre elas:

Promoção por período

Nesse tipo de estratégia, as empresas selecionam um período em que faz sentido promover, como a semana, o mês ou apenas o dia oficial da Black Friday. No entanto, para cada caso é essencial estar alinhado com os objetivos e desafios que a marca quer superar.

Falando de cada caso em específico:

  • Mês de oferta: é possível que não tenha tanto ganho ao longo do mês, principalmente porque o público ficará esperando até o dia oficial da BF para garantir uma promoção mais impactante;
  • Semana de oferta: as chances de um ganho são superiores, em que pode ser aplicado uma promoção progressiva ou outras ações complementares até o dia da Black. Por exemplo, oferecer 5% de desconto no primeiro dia da semana de oferta, depois 10% no segundo e assim por diante;
  • Dia da Black Friday: nesse tipo de promoção os ganhos são mais imediatos, sendo alinhada com a comunicação para gerar a  ideia da escassez e imediatismo, fazendo o público aproveitar a promoção.

No entanto, mesmo com todos esses tipos de períodos promocionais, a performance da BF é relativa, sendo influenciada pela quantidade de desconto, viés estratégico, quais os produtos estão na promoção, entre outros fatores.

Antecipação das ações

Outro modelo de planejamento para a BF que é aplicado no mercado geral por algumas marcas é o adiantamento das ações de Black. Esse tipo de promoção é bastante aplicada para as marcas mais maduras no mercado, com uma certa experiência em BF.

Ela ajuda a ter um acompanhamento mais regular dos clientes, conhecendo sobre sua jornada de compra, comportamento diante das promoções e todos os estímulos que fazem diferença para optar por a compra em determinado período.

“Para este ano, com uma economia mais robusta, expectativas elevadas dos consumidores e planejamentos sólidos por parte dos clientes, esperamos um período de promoções mais longo e a quebra de novos recordes. A antecipação das promoções pelos anunciantes é uma tendência, respondendo à demanda reprimida dos consumidores. Não há mais a necessidade de ativação das ofertas na virada da meia-noite de sexta-feira, mas sim semanas antes, por exemplo. Além disso, a diferenciação na competição pelo preço agora inclui benefícios como cashbacks atraentes e pagamento via Pix.” - Henrique Casagranda, Diretor de Mídia na Cadastra

E o que esperar para a BF 2023?

Para o ano de 2023, segundo os especialistas Voxus, as expectativas relacionadas a BF são positivas, ressaltando que a data tem grandes chances de ter um resultado estável, dependendo principalmente da empresa e do tipo de produto comercializado. 

De acordo com o relatório da Olist exclusivo sobre Black Friday, 68,8% das lojas que adotam as ações relacionadas a essa data esperam aumentar as vendas nesse ano, superando os números conquistados em 2022. Esse otimismo se dá por fatores que afetam a compra, sendo alguns deles:

  • Governo estabilizado;
  • Bolsa de valores crescendo;
  • Perspectiva de baixa nos juros;
  • Sensação de uma economia mais estável e segura, o que influencia diretamente nas nos gastos de BF;
  • Promoções mais diretas que fazem sentido para o bolso do consumidor, com uma comunicação mais adequada para impactar e gerar valor.

Como a Voxus ajudou no resultado dos seus clientes na BF de 2022?

Observando o contexto que se encontrava a BF de 2022, de acordo com os dados da Confi Neotrust e ClearSale, o ano passado teve uma queda de 23% de faturamento e 12% a menos de quantidade de produtos comprados.

Analisando os dados, os clientes Voxus cresceram 52% na média na BF do ano passado. A partir desse contexto de mercado e os números dos clientes, nossos especialistas entendem que a queda de quem adotou Voxus em suas ações de mídia na BF foi muito menor.

A partir desse contexto de mercado e com o resultado positivo que tivemos, conseguimos inferir que a queda dos clientes que rodaram conosco de forma geral foi menor dado o nosso desempenho positivo. Ou seja, a nossa performance teve influência positiva no resultado geral dos clientes.

Ou seja, a performance Voxus teve influência positiva e foi extremamente importante para os números dos nossos clientes durante a Black Friday de 2022. Por isso, escolha a Voxus para impulsionar a sua BF!

Temos um produto de performance focado em smart display programático e outra tecnologia de mídia programática de awareness, que coloca a sua marca para as pessoas certas, se conectando com elas quando mais precisarem.

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Tenha uma Best Friday com a Voxus!

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