A Black Friday é um dos períodos de alta das vendas e, consequentemente, é responsável pelo aumento da concorrência entre todos os setores. Além do desconto e os produtos oferecidos, uma comunicação alinhada com seu posicionamento será essencial para alcançar um resultado impactante.
Para te ajudar nessa preparação para a BF 2023, conversamos com nossos especialistas em design e comunicação que compartilharam algumas dicas fundamentais para te ajudar a criar uma campanha de Black mais completa e eficiente. Acompanhe a seguir e tenha uma excelente leitura!
Papel da comunicação na Black Friday
Uma boa comunicação é fundamental para conseguir conectar a mensagem com seu público de interesse durante todos os tipos de campanha, inclusive na Black Friday. Essa parte da data é bastante importante para conseguir um resultado significativo.
Segundo a CEO da Colorcom e especialista em cores, Jill Morton, 92,6% dos clientes colocam mais importância em fatores visuais ao comprar produtos. Além disso, o público também faz um julgamento inconscientemente sobre um produto ou uma marca, levando apenas 90 segundos para saber se aquele item é bom ou não para a sua rotina.
Em um período concorrido e com muitos estímulos, o grande desafio é conseguir despertar interesse em pouco tempo e se diferenciar entre todas as possibilidades, com elementos visuais que consigam comunicar de forma sucinta e efetiva com quem realmente interessa para o seu negócio.
É importante lembrar que a comunicação no geral e principalmente em períodos promocionais, precisam ter elementos que se comuniquem em conjunto, seja algo escrito ou visual. Eles tem que passar a mesma ideia, sensação e desejo para que o cliente se interesse pelo o que está sendo divulgado.
Pensando nisso, as cores, frases, tipografia, por exemplo, também ajudam a comunicar e conseguir essa diferenciação tão importante em uma época como essa. Ou seja, a comunicação visual é uma potente ferramenta para conseguir fazer um resultado muito maior na BF 2023.
6 dicas da Voxus para ter uma comunicação de destaque na Black Friday
Sabendo da importância dessa questão para nossa Comunidade e para todos os negócios que investem em campanhas de BF, nossos especialistas em design separaram algumas dicas que os clientes Voxus e o mercado costumam implementar para esse modelo de campanha.
Confira a seguir algumas recomendações para deixar a sua comunicação ainda mais destacada nessa Black Friday:
Tenha uma comunicação honesta com seu consumidor
Durante todas as campanhas, em especial na BF, o seu consumidor precisa sentir verdade com o que está sendo comunicado, por isso sua comunicação precisa ser honesta e clara.
Isso significa que você precisa usar mensagens de valor objetivas, expressando claramente como, por quanto tempo e onde o seu cliente deve aproveitar a promoção ou desconto que está ofertando.
Além de entender na prática como usar a sua promoção, é preciso também garantir que sua promoção pareça confiável aos olhos do público. Assim, a compreensão do anúncio será mais fácil e auxilia positivamente também na reputação da marca.
Seja simples, com uma mensagem efetiva
O fator simplicidade também é importante para o momento de concorrência pelo espaço publicitário em uma época disputada como a da Black Friday.
Com esse direcionamento, você avalia se todos os elementos necessários já estão na peça e, caso estejam, comece a trabalhar a hierarquia do layout para chamar atenção à sua mensagem de valor e a sua marca.
Falando especificamente de mídia online e banners, o tempo de visualização de um anúncio na internet é super curto. Idealmente, devemos avaliar:
- Se está claro como a promoção funciona;
- Se qualquer pessoa reconhece a marca facilmente;
- Quais produtos seu negócio trabalha;
- O que está sendo ofertado;
- Call-to-action, CTA, para estimular a visita do usuário na página.
Pensando sobre a mensagem, é muito positivo adicionar gatilhos mentais e o senso de urgência para conseguir chamar a atenção dos consumidores. Dentro disso, alguns mecanismos que você pode usar para construir sua mensagem são:
- Data de início e/ou apenas uma data de encerramento para aquele preço ou desconto aplicado;
- Criar o compromisso de certa data e hora para realizar a melhor compra;
- Apontar a quantidade de estoque disponível para o produto;
- Usar um contador para um horário específico, a fim de gerar ansiedade para a compra com os consumidores, entre outros.
Essas informações podem estar presente nos banners display, e com certeza precisam estar garantidos no site, ajudando a criar consistência de marca, mesmo sendo uma campanha sazonal focada em BF.
Valorize sua marca
Em uma pesquisa realizada pela Lumen em 2016, aproximadamente 35% dos banners impressos são de fato visualizados pelas pessoas, e desses, apenas 4% foram vistos por mais de 2 segundos, o que evidencia a preocupação com a eficiência com os seus elementos nas campanhas de display.
Para valorizar a marca, considere seus elementos mais essenciais para os criativos publicitários, a fim de garantir que qualquer usuário reconheça sua marca, independente da etapa do funil em que ele se encaixar.
Caso o reconhecimento da sua marca na peça não seja imediato pelo consumidor, você pode perder a oportunidade de visualização e de conseguir uma venda.
Crie uma jornada para o consumidor
Durante uma comunicação focada em Black Friday, considere todas as etapas de venda e a oportunidade de encantamento do novo cliente. Na prática, a marca pode criar várias campanhas, como:
- A pré-BF, para novos usuários e também sendo sinalizada para sua base atual de clientes;
- No início do seu mês/semana promocional;
- Campanha para antecipar as próximas promoções
- Campanhas de curtíssimo prazo para ofertar cupons ou preços específicos, entre outros.
Isso ajuda a criar atração e interesse semana após semana, gerando ação para os clientes, estabelecendo um vínculo emocional e assim culminar na fidelização.
Aplique a campanha para várias dimensões
Se sua marca não costuma usar todas as dimensões possíveis de anúncios, você deve passar a usá-los agora, principalmente na Black Friday 2023.
Anúncios para ambiente mobile e desktop, aproveitando as dimensões permitidas pelo fornecedor de mídia, fazem a marca concorrer por mais oportunidades de impressão, aumentando as chances de aparecer para o seu consumidor em um período em que todos os espaços de propaganda são disputados.
Aproveite as oportunidades para levar a sua marca mais longe em uma época como essa.
Dica bônus: Avalie a sua marca nesse contexto promocional
Não é porque é Black Friday que a sua comunicação precisa seguir um padrão. Você não precisa adaptar sua marca para o comum preto e amarelo, cores que muitas empresas costumam adotar.
Se não for te auxiliar na campanha e se a marca não tiver concordância com essas cores, você pode optar por adaptar a sua linguagem e criar a sua própria identidade visual para o período, Por exemplo, decidir não usar o termo Black, ou o termo Friday.
Foque suas decisões de cores e linguagem sempre no seu consumidor, naquilo que o atrai e vincula ao seu produto ou serviço, dando o destaque necessário para essa época promocional.
Essas são dicas valiosas para uma comunicação de Black Friday mais alinhada para a sua marca e com seus objetivos.
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