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Já passamos da metade do ano e o foco agora será para Black Friday, um dos melhores períodos para aumentar as vendas dos e-commerces. As estratégias para se destacar no mercado e ganhar reconhecimento de marca devem ser colocadas em prática o quanto antes.

Para aumentar o alcance da sua marca, conquistar novos públicos e reforçá-la ainda mais no mercado, é importante ter campanhas que gerem descoberta, reconhecimento e consideração de marca. Essas campanhas precisam ter antecedência e consistência, garantindo que a sua empresa esteja muito fortalecida até novembro.

Quer saber mais? Venha entender essa BF e o papel do awareness para melhorar a sua performance em 2023 nesse artigo exclusivo do Voxus Academy!

Black Friday nos últimos anos

Com a adoção da Black Friday no calendário brasileiro, ano após ano, ela vem potencializando sua importância no faturamento de várias empresas.

Em 2022, segundo os resultados divulgados pela Voxus, tivemos um grande número de pedidos durante todo o mês de novembro, o que evidenciou como a data ainda possui relevância tanto para o público, quanto para a economia.

Muitas marcas optaram por diferentes estratégias de campanha para conseguir captar a atenção do público-alvo. Algumas campanhas que foram utilizadas nessa época e geraram grande repercussão foram:

  • Ações de compras no escuro, que geraram expectativa e ansiedade com o consumidor;
  • A semana toda de promoção, não apenas a sexta-feira, que distribui descontos específicos e trabalha com antecedência;
  • O mês todo de promoção, com promoções específicas por semana, que fazem o cliente ficar sempre de olho na loja para não perder nada;
  • Condições especiais de compra e cashback, que ajudam a manter o cliente no site por mais tempo e ajudam o cliente a continuar comprando mesmo depois da primeira aquisição, inclusive após a BF
  • Promoções exclusivas para clientes ou leads, dando acesso antecipado às ofertas para tais pessoas;
  • Canais de mídia e comunicação variados para se conectar com públicos em diferentes estágios de compra;
  • Fortalecimento da consciência e relevância de marca.

Dentro de todos esses casos, o reconhecimento de marca foi essencial para o sucesso das promoções aplicadas na Black Friday, já que destacaram o posicionamento da empresa no mercado.

Uma ação com alta efetividade que trabalha diretamente com esse tipo de posicionamento é o awareness e todas as suas estratégias.

Por que usar awareness para impulsionar as vendas da BF?

O awareness, também conhecido como brand awareness, é uma estratégia que visa potencializar a conscientização de marca para um determinado público de interesse. Ele tem um alto potencial de evoluir o número de vendas e consideração de compra pelos consumidores interessados.

Confira a seguir alguns motivos que evidenciam a importância do awareness na Black Friday:

Período com alta intenção de compra

A BF é um período em que a demanda de mercado e intenção de compra são extremamente elevados e essa é uma oportunidade de aproveitar ao máximo o awareness. Com uma estratégia focada em reconhecimento de marca, é indicado fortalecer sua comunicação com o cliente antes da BF, para que durante esse período a marca ganhe destaque.

A Black Friday tem uma grande competição, pela atenção do consumidor, melhor promoção e disputa por qual e-commerce oferece atributos mais positivos para seu público. Com um posicionamento forte no pré-Black Friday, as chances de sucesso durante o período de promoção é muito maior.

Assim, com o awareness focado em BF, você garante:

  • Uma marca fortalecida até o momento de promoções;
  • Passa a ter sua empresa considerada para solucionar os problemas e necessidades do seu público;
  • Consegue destacar a identidade da sua marca no mercado;
  • Alcança potenciais clientes, com alta chance de converte-los como consumidores;
  • Vira autoridade no seu segmento de atuação, entre outros.

Elevar o alcance da marca

Trabalhando com o brand awareness, a exposição da marca será o ponto mais importante para a campanha antes e durante a Black Friday. Quanto antes iniciar o awareness, mais próximo do seu potencial cliente você ficará.

O alcance institucional com o awareness é muito mais efetivo, levando a marca para novas pessoas que se interessam pelas soluções comercializadas e também possibilitando a recomendação por feedback de experiências de compra, indicações e outras ações entre os próprios consumidores.

As campanhas de Topo de Funil da Voxus são essenciais para aumentar o conhecimento de marca e o volume de sessões no site dos nossos clientes, sempre focado no público-alvo. A antecipação dessa estratégia é crucial para um momento como a Black Friday, pois entendemos que estamos dando oportunidade de alcançar novos usuários antecipadamente. Com isso, fomentamos a base de clientes para impactá-los no momento da compra, já que mantivemos a presença ao longo do processo da tomada de decisão. - Camila Poyatos, gerente de mídia & dados e sócia da apis3

Ter interações mais genuínas com potenciais clientes

Ao chamar a atenção por seus atributos positivos e evidenciando quais dores consegue ajudar os seus clientes, mais pessoas qualificadas entrarão em contato com a sua marca em um momento mais oportuno para elas.

Por exemplo, ao conhecer as soluções da sua empresa durante todo o período pré BF, se familiarizando com a sua marca antes da data, no momento de decisão em um mercado acirrado, provavelmente o seu produto será considerado para compra.

Principalmente pensando em negócios digitais, já que esse ambiente deixa o contato entre marca e consumidor a poucos cliques de distância, seja por uma pesquisa ou através das redes sociais.

Quando começar campanhas de awareness?

Nossos especialistas em awareness recomendam que esse modelo de campanha com foco em Black Friday deve começar o mais cedo possível. Reconhecimento e fortalecimento de marca demandam tempo, análise e planejamento detalhado, para assim alcançar o sucesso com essas ações mais direcionadas e com uma comunicação abrangente.

“A Black Friday, bem como outras datas importantes no fim do ano, é com certeza uma ótima oportunidade para alavancar a marca e as vendas. Porém, diversas pesquisas apontam que promoções simples já caíram no senso comum, e que o consumidor considera outras variáveis para decidir onde fará a compra. Um dos principais fatores considerados é a confiança na marca, que é algo que só se atinge com antecedência, criando relacionamento genuíno e  consideração” - Igor Makiyama, Head de vendas e relacionamento com o cliente 

O caminho mais seguro é investir agora para ganhar reconhecimento de marca, garantindo ações de Black Friday mais efetivas e destaque em um período tão curto, com vários tipos de promoções e descontos. Para saber mais sobre esse tema, conversamos com Mabiele Zacharczuk, Coordenadora de Marketing Digital da iPlace, para o podcast Entre Amigos. Clique aqui para ouvir!

Mas, como fazer um awareness de qualidade, conseguindo criar relações duradouras com clientes que podem fazer diferença para seus resultados de BF? Conheça a tecnologia da Voxus!

Conheça o awareness da Voxus e potencialize seus resultados de BF!

Somos uma AdTech especializada na tecnologia de smart display programático, tendo desenvolvido um produto focado em awareness para conectar marcas a pessoas qualificadas e interessadas em suas soluções.

Nossos maiores diferenciais são:

  • Contamos com um time especializado, que acompanha toda a sua jornada de campanha e resultados obtidos;
  • Possuímos uma tecnologia que trabalha com o tracking post-view, rastreando e fazendo a conexão entre a importância das campanhas de awareness para o mix de mídia;
  • Peças em display de banners e vídeo;
  • Inventário de alta capilaridade;
  • Segmentação super personalizada para o seu objetivo, entre outros.

Quer saber mais sobre o awareness Voxus, seu potencial e como ele é essencial para a sua campanha de Black Friday? Clique na imagem e venha ter uma BF memorável com a Voxus!

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