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O e-commerce costuma trabalhar com diversas datas comemorativas e, dentre as mais importantes, em maio é comemorado o dia das mães. Sendo celebrada todo o segundo domingo de maio, em 2023 as expectativas são altas para bons resultados.

Buscando te ajudar a pensar em uma estratégia mais assertiva e que gere grandes números, os especialistas Voxus criaram esse artigo exclusivo com dados ricos, estimativas de vendas e ainda pensaram em dicas essenciais para alavancar as vendas no dia das mães 2023. Excelente leitura!

Dia das mães: importância para o comércio

Além da semana do consumidor, no primeiro semestre do ano, o dia das mães tem muita participação no resultado de diferentes setores e produtos, principalmente no varejo. 

No ano passado, segundo levantamento realizado pela SmartHint, o ticket médio gasto saltou de R$351,45 para R$416,99.

Considerada uma data tradicional para vendas, são muitas opções disponíveis para presentes, além de alta procura por serviços como cabeleireiros, manicures, entre outros.

Uma curiosidade especial do dia das mães é voltada ao consumidor, pois o comportamento do público brasileiro é presentear as mulheres de sua família na data. Ou seja, a compra é direcionada a mais de uma pessoa, assim o seu ticket médio aumenta e os tipos de produtos comprados variam mais, crescendo também o faturamento.

Como foi o dia das mães em 2022?

Como apontamos em nosso estudo sobre tendências de mídia e ecommerce em 2023, o ano passado foi marcado como um período de recuperação, visto que a pandemia ainda impactava os resultados e novas estratégias precisaram ser desenvolvidas.

O dia das mães no geral é bastante setorizado, com segmentos que são especializados em artigos femininos sendo os campeões de venda. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, CNC, calculou que a chance de retração do mercado era grande, mas não foi isso que aconteceu.

Segundo dados da Voxus, o dia das mães alcançou um crescimento que variou de 3% a 5% nos resultados gerais da data. Enquanto isso, o mercado conseguiu atingir uma performance consideravelmente maior que em 2021, com uma evolução de 18%.

Nossos especialistas apontam que a principal razão para esse aumento é voltada para intenção de compra que foi reprimida durante a pandemia, dando espaço para compras mais racionais por itens essenciais. Esse fenômeno, segundo estudo da McKinsey sobre o setor de moda em 2022, é chamado de “compras de vingança" e traz números interessantes para o mercado.

Expectativa para o dia das mães 2023

Com a pandemia fazendo parte do dia a dia dos consumidores, 2023 está repleto de expectativas para essa e outras datas comemorativas ao longo do ano.

Segundo os especialistas Voxus, após uma análise minuciosa em nossos dados internos, a projeção de crescimento de vendas geral em 2023 será em torno de 5% a 7% na semana do dia das mães, que será do dia 7 ao 14 de maio.

Falando de maneira mais específica, marcas que comercializam artigos ou que façam ações direcionadas ao dia das mães, podem ter um crescimento ainda maior, chegando a até 30%.

Os principais setores de destaque para o dia das mães 2023 são:

  • Vestuário;
  • Saúde e beleza, com foco maior em cosméticos;
  • Eletrônicos.

Entretanto, está em análise uma proposta do governo para taxar todos os tipos de compras internacionais, o que pode desencorajar os consumidores a adquirir itens estrangeiros. Pensando de forma mais abrangente, é possível que o consumidor escolha itens nacionais aos importados.

Diante de todas essas possibilidades, a perspectiva é que o dia das mães seja bastante positivo para o e-commerce no geral.

4 dicas para crescer o resultado nessa data

Para que você invista nas melhores estratégias e práticas, aproveitando essa expectativa otimista, separamos 3 dicas essenciais para fazer o dia das mães de 2023 ser um dos melhores para o seu negócio. Acompanhe nossas recomendações:

Crie ações que gere valor com o público

Além de ter uma comunicação convidativa e simpática com o seu público, crie propostas e ações que façam o público se engajar e escolher você na hora da compra. Busque oferecer algo diferenciado, como cupons, brindes, descontos exclusivos, entre outros.

Uma das novidades para o varejo nesse tipo de data é usar o live commerce para gerar curiosidade e se conectar com diferentes públicos.

Trabalhe com o omnichannel

Assim como nos últimos anos, a experiência de compra e jornada do cliente são essenciais para conquistar um público fiel.

Uma das principais tendências do e-commerce brasileiro para 2023 é investir em estratégias omnichannel, que trazem mais liberdade para o consumidor na maneira de se relacionar com diferentes marcas.

Utilizando diferentes recursos e plataformas, o omnichannel consegue integrar diferentes respostas do público e entregar um processo de compra mais fortalecido e completo. No dia das mães de 2023 essa pode ser a chave para diferenciar seu negócio e chegar muito mais longe.

Invista em campanhas de awareness

Além de gerar valor e entregar uma experiência muito positiva, você deve lembrar que a época do dia das mães é concorrida e não seria diferente em 2023. Com diversos players competindo a atenção do público, os canais de comunicação precisam ser diversificados a fim de alcançar pessoas propensas à conversão.

Um dos planejamentos de campanha que ajuda a gerar grandes resultados é a estratégia de awareness, que é um modelo voltado para o reconhecimento e consciência de marca.

Esse tipo de ação ajuda a trabalhar muitos aspectos da marca, como:

  • Impulsionamento de serviço, produto ou da própria marca;
  • Transformar a marca em autoridade dentro do seu ramo de atuação;
  • Alcançar mais clientes dispostos a conhecer seus benefícios como marca;
  • Aumentar as conversões;
  • Conquistar um maior reconhecimento de marca, entre outros.

Aqui na Voxus trabalhamos com esse tipo de campanha, oferecendo ao mercado a oportunidade de se destacarem no awareness com o Voxus Upper Funnel.

Com uma mensuração mais assertiva, segmentação personalizada, tracking post-view e muitos outros benefícios, com o Upper Funnel você pode iniciar uma campanha awareness estruturada com tecnologia de ponta e um time especializado.

Mande um email para [email protected] e saiba mais sobre nosso awareness com o Voxus Upper Funnel!

Invista em canais de mídia estratégicos

Durante a pandemia, a mídia digital se consolidou ainda mais nas estratégias de campanhas de diversos anunciantes e agências, agora ela é um dos principais canais para se conectar com o público.

Em épocas sazonais, como o dia das mães, é preciso escolher uma estratégia que se conecte com diferentes públicos nos mais variados estágios de compra. Por isso, você precisa estar no momento certo da conversão para levar esse consumidor ao seu site.

A Voxus pode te ajudar nisso com a mídia programática, que trabalha com uma tecnologia própria, um time especializado e encontra o seu público de forma segmentada.

Escolha a mídia do futuro para potencializar o resultado do dia das mães em 2023!

O smart display da Voxus é voltado para campanhas de performance e awareness, fazendo com o que o público se conecte com sua marca em diferentes etapas do funil de vendas. Ao alcançá-los em um momento mais propenso para a conversão, seu negócio sai na frente, superando outras marcas e potencializando seu resultado durante a sazonalidade.

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