Post Image

Depois do carnaval, outra dia importante para promocionar é o dia ou semana do consumidor, que vem se solidificando no território nacional e fazendo parte da estratégia de vendas de muitas empresas.

Criado com a ideia de conscientizar os consumidores sobre seus direitos, hoje o e-commerce já solidificou essa comemoração como uma oportunidade comercial e uma forma de se conectar com seus clientes

Mas, como surgiu essa data? Ela é realmente importante para o e-commerce? Saiba mais aqui sobre a semana do consumidor em 2023 e seus maiores destaques em um levantamento realizado pela Voxus. Desejamos uma excelente leitura!

Conheça mais sobre a semana do consumidor

O dia do consumidor é celebrado em 15 de março, mas como parte de sua estratégia, muitas empresas estendem as promoções para a semana inteira e algumas deixam os maiores descontos para o dia efetivo da comemoração.

A data surgiu em 1962 e foi criada por John F. Kennedy, o então presidente dos Estados Unidos, com o intuito de conscientizar toda a população sobre seus direitos de compra, quais as proteções e outros tópicos importantes para o consumidor.

No Brasil, a data começou a ser viável comercialmente para conquistar clientes e entregar promoções atrativas a partir de 2014. Seu começo foi voltado para os comércios digitais, com promoções online, mas com a popularização, as estratégias foram também chegando aos ambientes físicos e se consolidando como uma ótima data comercial.

Importância da data para o e-commerce

Apesar do seu intuito de conscientização e alerta, o dia do consumidor se tornou bastante comercial, sendo considerada uma espécie de black friday do primeiro semestre do ano. Um dos benefícios de trabalhar essa data para promoções é que ela não possui um apelo comercial para algum nicho específico de lojistas como acontece no dia das mães, por exemplo.

Assim como o dia do cliente, ela tem uma abrangência maior e grandes oportunidades de descontos. Em 2018, o Google realizou um estudo sobre o dia do consumidor que definiu essa data como a maior do varejo no primeiro trimestre do ano, alcançando cada vez mais procura e interesse do público.

Já em outro estudo do Google divulgado em fevereiro de 2023 sobre tendências de consumo e datas importantes para 2023, 85% dos consumidores estão comprando de forma mais intencional, iniciando seu processo de pesquisa e seleção de itens com pelo menos um mês de antecedência dos períodos promocionais.

Ou seja, tanto em performance quanto em conversão, a semana do consumidor agita o varejo e o e-commerce, sendo extremamente importante durante esse começo de ano.

Semana do consumidor 2023

Pensando em todos esses fatores que fazem essa data ter muita procura por parte dos clientes e promoções tentadoras por parte dos lojistas, a Voxus fez uma análise da data observando os resultados do ano passado, as mudanças do comportamento do consumidor e os principais setores.

De acordo com nossos números e observando o comportamento do mercado, a semana do consumidor em 2023 terá uma média de crescimento esperado de 4% a 7%. Com a  pandemia fazendo parte da rotina e o consumidor com outros hábitos de consumo, os maiores interesses e compras são bem itens não essenciais. 

Setores de destaque

Em momentos de crise, itens não essenciais tendem a sofrer uma queda de compra e procura. Passando pela pandemia, além dos segmentos que sofreram restrições para seu funcionamento como o de turismo, os itens considerados não essenciais também foram impactados.

Um desses segmentos foi o de moda, que é destaque na semana do consumidor de 2023, tendo seus itens mais vendidos como roupas e artigos de vestuário. Uma das causas prováveis dessa alta dos números é a volta das compras de itens que os consumidores achavam importante, mas tiveram que priorizar outros artigos que eram mais necessários durante a crise.

Outro setor que vai receber bastante atenção dos consumidores neste ano é o de eletrodomésticos e eletrônicos, com os principais itens de venda sendo celulares e TVs, Esse é um segmento que costuma disponibilizar muitas ofertas para os clientes, sendo um dos grandes desafios a alta concorrência entre os players e os diferentes modelos disponíveis no mercado.

Ao analisar os números do ano passado, além das categorias de moda e tecnologia, outro tipo de e-commerce e marca que se destacou foi voltado para aqueles que comercializam itens para casa e construção.

Mas, mesmo com uma performance relevante em 2022, o segmento não terá resultados tão expressivos esse ano. Isso se dá pelo fato da rotina presencial de trabalhos e atividades de entretenimento terem voltado à normalidade, fazendo com que os consumidores passem menos tempo em casa e, consequentemente, não invistam tanto em itens para esse ambiente.

Vale a pena investir em ações da semana do consumidor?

Diante de tantos pontos positivos, fica claro que vale muito a pena investir em ações para impulsionar a semana do consumidor e fidelizar clientes no geral. É muito assertivo trabalhar com descontos e vantagens exclusivas, liberar frete grátis ou realizar promoções diferentes para aumentar as oportunidades de venda.

Atuar com o conhecimento de marca e conversar com o consumidor no momento certo da conversão são maneiras de ter uma semana do consumidor rentável e você pode usar a mídia programática para isso!

Somos uma AdTech que impulsiona negócios digitais pela mídia programática, trabalhando com campanhas de smart display para performance e awareness. Com diversas histórias de sucesso, temos um time especializado e uma tecnologia própria que, em conjunto com uma Inteligência Artificial de ponta, entrega os melhores resultados e conecta marcas com clientes.

Venha saber mais sobre nossos produtos e serviços acessando o site da Voxus e aproveite para testar gratuitamente nosso smart display de performance!

Histórias relacionadas