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A comemoração do dia das mães costuma impulsionar os e-commerces, principalmente aqueles que trabalham com artigos procurados para presente nessa data. A expectativa para esse ano era alta, agora que a pandemia acabou e a economia está voltando aos eixos do período anterior ao COVID-19.

Com os clientes mais dispostos a comprar presentes e as lojas promocionando, o ano de 2023 trouxe grandes insights e destaques importantes. Confira nossa análise sobre o dia das mães, seus resultados e 3 tipos de campanhas que trouxeram sucesso para os nossos clientes. Excelente leitura!

Resultados do dia das mães 2023

Em abril desse ano, nossos especialistas divulgaram as expectativas da Voxus para os seus resultados do dia das mães 2023. A projeção ficou em torno de um aumento em conversões entre 5% a 7% entre os dias 7 e 14 de maio, podendo chegar até 30% em e-commerces com itens mais direcionados ao dia das mães.

Com isso em mente e após a data, nosso time de especialistas em dados analisou a primeira quinzena de maio com os primeiros 15 dias do mês de abril, buscando entender a influência do dia das mães no resultado dos nossos clientes.

Pautado nos dados dos clientes Voxus e nos mercados que estamos inseridos, em média, houve um crescimento em conversões de 9,62%, uma performance bastante excelente e bem acima das estimativas e projeções mais conservadoras presentes no mercado.

Setores de destaque

Em nossa análise prévia, era esperado que setores como vestuário, saúde e beleza e eletrônicos fossem os grandes campeões de venda. No entanto, foi observado que, diferente das expectativas, o setor de eletrônicos não teve um aumento acentuado.

Mas, acompanhando as projeções, os setores com melhor resultado foram:

  • Vestuário, especificamente roupas e calçados;
  • Saúde e beleza, nas áreas de cosméticos e perfumaria.

Alguns clientes desses setores de destaque conseguiram alcançar um crescimento maior de 60% ao comparar os resultados da primeira quinzena de abril com a de maio.

Ao observar os criativos utilizados na campanha, com CTAs e promoções, separamos algumas estratégias que fizeram sucesso e potencializaram os números de clientes desses segmentos. Confira!

3 tipos de campanha que impulsionaram os números

Frete grátis e entrega expressa

As campanhas de frete grátis são ótimas para impulsionar vendas em datas comemorativas e períodos sazonais. No dia das mães 2023, muitas marcas adotaram essa estratégia para facilitar a compra do cliente, sendo interpretado como um benefício à parte e fazendo com o que a relação entre cliente e marca fique mais próxima.

Além disso, outra alternativa utilizada em relação a entrega é a disponibilização do modelo expresso. Essa possibilidade é ideal para aqueles clientes que decidem pelos seus presentes e realizam a compra perto da data da comemoração.

Você pode restringir a região em que a entrega expressa é válida ou também definir um prazo mais curto que o normal, por exemplo, em até 2 ou 3 dias. 

Cupom de desconto exclusivo

Outra alternativa bem utilizada e que trouxe grandes benefícios para o resultado do dia das mães em 2023 foi a criação e oferta de cupom de desconto exclusivo para a data. Junto com um bom mix de mídia, o cupom ajuda a entender mais sobre o comportamento do cliente, facilitando as análises e tomada de decisão.

Ao disponibilizar um cupom, as possibilidades são ainda maiores, já que é possível ofertar diferentes porcentagens de desconto ou também um cupom para frete grátis, por exemplo. Essa promoção costuma ter bastante adesão, podendo ser até seu grande diferencial para chamar a atenção do cliente e conquistar a venda.

Descontos por categoria produto

O último tipo de campanha que foi muito eficaz para os nossos clientes no dia das mães de 2023 foi a aplicação de descontos por categoria. Ela pode ser colocada em prática de várias formas, como por exemplo uma categoria por semana.

No caso de e-commerces que trabalham com diferentes produtos e coleções, como o de moda, essa é uma ótima maneira de esvaziar os estoques e ter uma maior rotatividade de vendas entre os produtos.

Mas, além de colocar essas opções no ar, é interessante entender também se essa ação faz sentido para o objetivo da campanha e qual a data comemorativa é mais interessante para o seu setor. Analise seu público e faça a escolha que impulsione os resultados.

Invista em smart display com a Voxus!

Como deu para notar, os resultados do dia das mães 2023 foram bem interessantes para nossos clientes que utilizaram a estratégia de smart display para potencializar seus números e encontrar seu público com uma segmentação qualificada.

Trabalhamos com campanhas que utilizam a mídia programática para performance e awareness, focando no uso de uma inteligência artificial de ponta juntamente com um time especializado para superar desafios e se conectar com mais e mais clientes.

Venha conhecer nossos produtos realizando um teste gratuito para nosso smart display de performance e marcando um papo com a nossa equipe para saber mais sobre o Upper Funnel, nossa tecnologia de awareness, mandando um email para [email protected].

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