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A mensuração da sessão é uma das informações valiosas para acompanhar e analisar o desempenho de alguma página na internet. Com o GA4, sua visualização e interpretação da sessão pela própria plataforma será feita de uma nova maneira que exije atenção redobrada.

Para entender sobre o tempo de sessão e quais as novidades relativas ao novo Google Analytics, nossos especialistas separaram as principais dúvidas da nossa Comunidade e prepararam esse artigo completo.

Confira tudo e saiba mais a respeito desse tema a seguir. Excelente leitura!

Como a sessão no GA4 é calculada?

Antes de entender como a sessão funciona no GA4, precisamos saber que essa atualização foi desenvolvida para compreender de forma minuciosa toda a jornada de compra do cliente.

Assim, vários dados estão sendo captados para possibilitar uma análise completa a fim de investigar todos os canais do mix de mídia que foram cruciais para compra.

Sendo assim, a métrica de sessão tem um papel fundamental no desenvolvimento de análises e relatórios, ajudando na estratégia e estruturação de uma campanha. Com o GA4, a mensuração da sessão é realizada de uma forma diferente, sendo originada de um evento coletado de forma automática.

Agora, uma nova sessão é contabilizada pelo GA de duas maneiras: quando o usuário abre o seu site em primeiro plano ou quando há a visualização de uma página do site sem que esteja conectado com alguma sessão anterior.

Diante dessa nova perspectiva, o tempo de sessão também foi modificado, variando conforme o primeiro e último eventos do usuário na página, e também pelo seu tempo de inatividade, com a duração de 30 minutos, que pode ser alterada para mais ou para menos de acordo com a sua configuração.

Sessão X Eventos no GA4

Além dessa mudança, como comentamos acima, a sessão do GA4 está interligada com os eventos dos usuários captados pela ferramenta pelo session_start, Esse tipo de evento gera um ID para cada sessão do site e também um número para rastrear a quantidade delas por cada usuário.

Esses números e identificações são relacionado aos eventos dos usuários, seja do app ou da página do site, facilitando a observação dos dados, dentre eles:

  • Sessões engajadas: número de sessões com mais de 10 segundos de duração que conseguiram trazer conversões ou obtiveram duas ou mais visualizações pela tela do usuário;
  • Sessões engajadas por usuários: quantidade de sessões em que o usuário fez alguma interação.

Mas, não são apenas esses tipos de eventos que são coletados, já que os usuários fazem interações diferentes e percorrem jornadas distintas de multicanais para alcançar a conversão. Confira nosso conteúdo sobre a hierarquia de informações e os tipos de eventos do GA4 para saber mais!

Para visualizar as sessões no GA4 basta clicar no menu lateral em “Relatórios”, depois em "Aquisição" e “Visão Geral de Engajamento”. Assim, você conseguirá saber quais os eventos de sessão obtidos no período selecionado.

Qual a novidade nas sessões em comparação ao GAU?

O Google Analytics Universal, interpretava e contabilizava uma sessão de outra maneira. Era considerado uma sessão diferentes interações como visualizações em páginas no site, eventos, que tinham outra interpretação e peso na versão antiga do Analytics, conversões, entre outros.

Antigamente também não era possível integrar os dados obtidos no site e aplicativos em uma mesma propriedade, o que era mais trabalhoso na contabilização das sessões. Por outro lado, a cada novo acesso do usuário, era feita a contabilização de uma outra sessão, fazendo com o que volume de dados seja maior do que o GA4.

No GAU, havia alguns "resets" de sessões, como o impacto de uma nova UTM, a mudança do dia ao chegar a meia-noite, caso houvesse um período de inatividade e o usuário retomasse para a página, era interpretado com uma nova sessão, entre outras formas que poderiam reiniciar a sessão do usuário. Hoje, não existe mais no GA4.

No Google Analytics 4, com um tempo de sessão determinado de 30 minutos, que pode ser alterado e ter sua contabilização renovada de acordo com a interação, há a possibilidade de analisar o comportamento do usuário, fazendo com o que sessões possam durar muito mais tempo, chegando a horas até.

Veja outras mudanças importantes sobre as sessões entre o GA Universal e o GA4:

Qual o impacto dessa mudança para atribuição baseada em visualização?

Com a mudança de contabilização da sessão, ao comparar relatórios e dados obtidos, os números não batem, o que pode prejudicar a análise do modelo de atribuição de diferentes mídias, por exemplo, o modelo de atribuição por visualização.

Mas, para saber o real resultado da campanha, além de observar as sessões sabendo de todas as mudanças, é preciso também analisar o relatório correto.

Por isso, se deseja observar os ganhos de determinada mídia incluída na estratégia, seguindo as recomendações do próprio Google, o caminho mais preciso é observar os relatórios de publicidade e não o de aquisição.

Assim, os números estarão de acordo com o esperado, estando em uma forma de visualização diferente do que era o padrão. Nenhuma mídia mudou, o que foi modificado é apenas a forma que o Google está interpretando e mostrando quais os resultados obtidos.

Confira um pouco mais sobre o tempo de sessão nesse vídeo exclusivo Voxus Academy:

Entenda mais sobre o GA4 com o time da Voxus!

Mesmo com a mudança por perto, ainda dá tempo de aprender mais sobre o GA4. Para ajudar você e toda a nossa comunidade, os especialistas da Voxus estão desenvolvendo e criando conteúdos exclusivos sobre o tema, facilitando a migração e suas análises.

Já lançamos diferentes conteúdos sobre o GA4 que você pode navegar e conhecer mais:

Acompanhe conteúdos sobre mídia e e-commerce no blog do Voxus Academy e confira nossos artigos sobre o mercado!

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