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Na semana passada, o Voxus Academy realizou mais um evento com o E-commerce Brasil falando sobre GA4. Nosso especialista Igor Makiyama, Head de vendas e relacionamento com o cliente, ministrou esse workshop e compartilhou com os participantes todos os insights que tirou da nova plataforma.

Confira mais sobre esse que foi o maior workshop do E-commerce Brasil. Tenha uma excelente leitura!

Por dentro do GA4: Mudança de conceito e modelo de atribuição no novo Analytics

A Voxus entende toda a importância do GA4 na rotina dos seus parceiros e clientes, por isso, está dedicada em falar mais sobre esse tema com o mercado de várias formas. No último dia 22, realizamos um workshop presencial aberto ao público no E-commerce Brasil sobre o novo Google Analytics 4.

Nesse evento exclusivo, buscamos trazer à tona assuntos que são essenciais para o uso diário da plataforma, abrindo a o GA ao vivo para mostrar seus recursos e mudanças relevantes, além de tirar dúvidas dos participantes presentes.

Veja a seguir alguns temas que comentamos no workshop “Por dentro do GA4: Mudança de conceito e modelo de atribuição no novo Analytics”:

Web e App em um só lugar

A primeira novidade que foi muito bem recebida pelos usuários do Google Analytics é a possibilidade de analisar as métricas dos sites e app em um único domínio. O impacto disso é bastante positivo, facilitando a rotina de quem trabalha com estudo desses meios em outros parâmetros e também:

  • Unifica a análise em uma ferramenta;
  • Facilita a observação dos resultados obtidos em canais diferentes;
  • Altera o padrão de acompanhamento de web e aplicativo.

Eventos

Quando pensamos em GA4, os eventos são um dos assuntos mais comentados. Agora, tudo virou um evento, ou seja, qualquer interação feita por um usuário é interpretada como um evento. O grande impacto disso é voltado a pontos como:

  • Mais personalização na criação de ações dentro do site e aplicativo;
  • Aumento de nível de complexidade na configuração da plataforma;
  • Mudança considerável em relação ao GA Universal, que tinha um destino e variável específica-padrão.

Quer saber mais sobre a hierarquia de dados e eventos no GA4? Leia nosso artigo ou veja o vídeo desenvolvido por nossos especialistas.

Sessão

A sessão no GA4 ganhou novos parâmetros de contabilização, o que pode modificar os números alcançados, necessitando de maior atenção durante a análise. Com o novo Google Analytics, a sessão tem duração de 30 minutos, sendo calculada a partir da primeira interação com a página.

Para saber mais sobre a relação dessa mudança com os eventos do GA4 e como isso impacta as atribuições por view, acesse nosso artigo e veja o vídeo.

Estrutura de conta

Outro ponto comentado por nosso especialista foi a estrutura de conta do Google Analytics 4. No GA Universal, existiam pontos importantes para conta como ela mesma, sua propriedade e a visualização.

Agora, as únicas coisas que fazem parte da estrutura é a conta em si e a propriedade, sem a necessidade das visualizações, conseguindo ter como prioridade o fluxo de dados do site ou do aplicativo.

Modelo de atribuição

Os modelos de atribuição também sofreram alterações em sua forma de distribuir os créditos da venda para as mídias presentes no caminho de conversão. Durante o workshop, Igor utilizou um exemplo de um usuário que passou pela mídia 1, mídia 2 e mídia 3, nessa ordem, até alcançar a conversão.

Para ficar mais simples o entendimento de como cada atribuição funcionará, confira esse exemplo na prática:

Aprenda sobre o modelo de atribuição no GA4 com nosso especialista no artigo focado nesse tema ou dando play no vídeo completo.

Visualização de valor com os relatórios

O último ponto abordado no evento por Igor Makiyama foi em relação aos relatórios e suas utilizações. Ele destaca como os principais os seguintes documentos:

  • Relatório de aquisição de usuários: focado para analisar a aquisição do usuário por diferentes canais;
  • Relatório de aquisição de tráfego: mostra a aquisição do acesso de um usuário por diferentes canais;
  • Módulo de publicidade: voltado para entender a finalização da compra durante um acesso e mensuração de ROI de diferentes canais.

Como aprender mais sobre o GA4 mesmo perto da migração?

A migração oficial para o GA4 acontecerá no dia 1º de julho e até lá você pode usar diferentes recursos para aprender mais sobre o mundo do novo Analytics. O Google disponibiliza documentos oficiais, mas também você pode contar com os materiais produzidos por nossos especialistas disponíveis aqui no blog do Voxus Academy!

Além de darmos workshops e treinamentos sobre o GA4 com nossos parceiros e clientes, estamos lançando conteúdos escritos em nosso blog e também vídeos ministrados por nossos especialistas no canal do Voxus Academy do Youtube.

Acompanhe as redes sociais do Voxus Academy pelo Instagram e LinkedIn para saber as novidades sobre o Google Analytics 4, mercado de mídia, e-commerce e muito mais!

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