Já estamos em julho e o GA4 está oficialmente entre nós. A virada aconteceu no primeiro dia do mês e vem trazendo grandes insights em todo o mercado, incluindo nossa Comunidade.
A fim de entender melhor os próximos passos e apresentar as percepções dos nossos especialistas, separamos os tópicos importantes que estão surgindo após a migração. Veja o cenário e expectativas com o GA4 e sua usabilidade. Acompanhe e tenha uma excelente leitura!
Como foi a virada oficial para o GA4?
Desde o início de 2023, o assunto mais comentado dentro da mídia e e-commerce era a vinda definitiva do GA4. A implementação oficial aconteceu nesse mês e gerou bastante comoção do mercado, que ficou preocupado com as novidades.
Porém, a atualização veio junto com muitas conversas, eventos e materiais que ajudaram a tornar esse processo um pouco mais simples. O time Voxus realizou diversas pesquisas para entender a plataforma antes, durante e depois da implementação, conseguindo ter um diagnóstico mais preciso sobre o GA4 e ajudando nossos clientes sobre o tema.
Percepções do GA4 após a migração
Conversando com nossa Comunidade e analisando o movimento de mercado, nossos especialistas separaram alguns pontos principais sobre o uso do GA4. Confira mais sobre cada um deles:
GA Universal ainda está coletando dados
Desde o início do processo de migração o Google informou que após a virada oficial para o GA4, essa seria a única plataforma para analisar e coletar dados. No entanto, o GA Universal ainda não foi desativado e a empresa já informou que, a qualquer momento, essa versão vai oficialmente ser bloqueada e retirada do ar.
Nossos especialistas acreditam que a ausência de data definitiva para a descontinuidade do Universal é para evitar acomodações, acelerando o processo de aprendizagem e costume com o Analytics 4.
Esse movimento provavelmente foi pensado para dar mais tempo às empresas e marcas finalizarem a configuração e explorarem o GA4. Sendo assim, ambas as versões estão coletando dados das páginas, mas, pensando a longo prazo, quem focar no novo Analytics com certeza sairá na frente.
Lembrando que os usuários que usam o GA 360 conseguirão, pelo menos, mais um ano de Google Analytics Universal.
Profissionais de mídia adicionando o GA4 na rotina e análise
Apesar de algumas empresas terem configurado o Google Analytics 4 muito antes da data, muitos não utilizaram a plataforma. Por isso, um dos grandes desafios com a implementação é conseguir inserir o GA4 na rotina dos times de mídia, que necessitam realizar análises dos dados coletados.
Essa é uma etapa que requer muita atenção já que vários conceitos de métricas foram alterados, como tempo de sessão, atribuição de vendas, uso dos eventos, tipos de relatórios, que são itens importantes para o dia a dia da estratégia.
Agora, os times estão explorando pouco a pouco as funcionalidades e possibilidades dentro do universo de GA4.
Mais suporte e atualizações do Google para adaptação com a plataforma
Por trazerem mudanças significativas em suas funcionalidades, nossos especialistas acreditam que o Google disponibilizará muito mais suporte para o GA4 e até futuras atualizações focadas na experiência dos usuários, principalmente pela proximidade com a Black Friday.
A BF é uma das datas mais importantes para o comércio no geral e os usuários da plataforma precisarão de mais suporte para se preparar até lá, podendo aproveitar todas as vantagens do GA4.
Assim, é esperado que hajam mudanças na usabilidade, conteúdos de suporte para análise detalhada, atualizações, entre outras ações que complementam o que o GA4 entrega atualmente.
Ainda que não tenha nenhuma confirmação sobre essa ideia, quem já aprendeu a usar o Analytics 4 e adicioná-lo na rotina, tem uma vantagem estratégica maior.
Para saber mais sobre o GA4? Conte com os conteúdos exclusivos do blog do Voxus Academy!
Confira nossos conteúdos do GA4!
Para ajudar o mercado e nossa Comunidade, os especialistas Voxus estudaram a plataforma para desenvolver conteúdos exclusivos falando sobre o tema, explicando sobre as principais mudanças do GA4, em forma de texto e também em vídeo.