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Além da oportunidade de analisar todo o caminho de conversão do cliente e calcular todas as ações do site como eventos, outro ponto de destaque do GA4 é a sua possibilidade de personalização. As dimensões desse tipo ajudam a deixar sua avaliação mais completa e particular para o seu e-commerce e/ou conta.

Mas, o que são de fato as dimensões personalizadas? Quando elas são usadas e quais seus limites? Confira mais sobre esse tema que será de grande utilidade para uma utilização mais completa do GA4 nesse artigo desenvolvido pelos especialistas da Voxus. Anote nossas recomendações e tenha uma excelente leitura!

Dimensões personalizadas no GA4

Podemos definir uma dimensão personalizada como dimensão criada por quem utiliza o GA para analisar características específicas de um relatório, sendo atributos ou métricas. Essas informações estão conectadas aos dados presentes e ajudam numa observação mais completa do que foi coletado.

As dimensões padrões e as personalizadas servem para trazer mais contexto aos dados obtidos pelo Google Analytics. Algumas dimensões que estão disponíveis tanto no GA4 quanto no Universal são:

  • ID da campanha;
  • Fonte do tráfego;
  • Consulta de anúncios do próprio Google;
  • Nomes de artigos para produtos;
  • Geográfica;
  • Tempo, com dia, mês, ano e horário, entre outras.

Com as dimensões personalizadas, você pode criar regras e pontuar características que são de seu interesse para a estratégia. Por exemplo, clique em uma página específica ou várias, download de algum arquivo, view de alguma página, entre outros. Você pode até mesmo integrar informações valiosas de suas campanhas pagas, como visualizações de seus criativos.

Esses direcionamentos vão refinando as informações valiosas para campanha, criando um universo de dados que consegue ser mais preciso. Essa exclusividade faz com que tudo o que foi coletado seja muito mais valioso, trazendo uma possibilidade de compreensão maior sobre os resultados obtidos.

Quando elas são usadas

As dimensões personalizadas são indicadas para aqueles casos em que é interessante saber de elementos mais específicos da campanha. Assim, junto com as outras funcionalidades desenvolvidas para o GA4, a visão geral e específica sobre determinado tópico fica mais simples.

Essa liberdade e possibilidade de personalização permite que sejam criadas dimensões baseadas em eventos ou no comportamento do usuário. O que abre um leque de opções e cruzamento de dados para aperfeiçoar a coleta, análise e diagnóstico de uma ação dentro do site.

No entanto, siga as recomendações do Google que orientam a criação de dimensões personalizadas apenas quando necessário. Com muitas personalizações que não serão usadas, é possível que esses dados prejudiquem a captação dos dados para os relatórios padrões, deixando a grande maioria deles na linha “Outros”.

Outra sugestão do Google é a de não registrar dimensões personalizadas com configurações que já existem nas dimensões padrões. Apesar de não afetar de fato as outras dimensões, ao criar uma dimensão sem a real utilidade, você usa uma das suas cotas de criação dentro dos limites disponíveis.

Limites de dimensões personalizadas

Mesmo que esse recurso seja muito positivo, o GA4 estabelece algumas limitações de quantidades de dimensões personalizadas criadas. São elas:

Lembrando que, para quem tem a versão paga do GA, o Analytics360, algumas regras e limites são diferenciados, tanto nas dimensões personalizadas quanto em outras funções disponíveis no Google Analytics.

GA4: dimensões, métricas e configurações personalizadas

Quando vamos analisar um documento do GA e agora mais do que nunca no atual GA4, é comum se deparar com esses conceitos de dimensão, métricas e configurações personalizadas. Por trabalharem em conjunto, é comum que haja confusões entre os três.

Com a atualização do GA4 e maiores oportunidades de personalização, é importante estar com a atenção redobrada para colher o que deseja. Saiba quais as diferenças entre esses pilares de configuração de campanha:

  • Dimensões personalizadas: área que em que você consegue criar dimensões e métricas personalizadas para sua análise;
  • Métricas personalizadas: métricas que não possuem um padrão pré-determinado para ser seguido. No seu funcionamento, ele não tem um atributo ser aplicado a métrica específica, sendo uma métrica baseada em si e a partir dela mesma;
  • Configurações personalizadas: parte do GA em que você consegue mexer em todas as suas opções de personalização, seja das métricas ou das dimensões.

O relatório de parâmetros personalizados ainda vai existir?

Como você já deve ter notado, o GA4 chegou com tudo para transformar o modo que observamos dados e analisamos os mesmos. Voltado para trazer insumos mais completos para análise, as dimensões e personalizações gerais fazem parte dos eventos e, justamente por esse motivo, o Google optou por não dar continuidade nos relatórios de parâmetro personalizado.

Observando pela lógica e sabendo de que toda e qualquer interação do usuário é um evento, o relatório de parâmetro identificava as informações obtidas por cada evento, individualmente. Caso fosse necessário gerar relatórios sobre o mesmo parâmetro, em um número variado de eventos, a mesma era abatida da cota de 100 métricas e dimensões personalizadas estabelecidas.

Ou seja, não era viável para plataforma, muito menos para você que é usuário. Assim, a partir do GA4, esses elementos são agregados em outros relatórios. Por exemplo, caso o parâmetro estabelecido seja computado em diferentes eventos, eles são diferenciados pelo nome do evento.

O Google recomenda que você remova as métricas e dimensões que foram personalizadas e, por acaso, estão duplicadas. Isso facilita que a sua cota não seja atingida de forma tão direta e permite criar outras opções mais robustas e talvez necessárias para o seu momento.

Para visualizar as dimensões personalizadas criadas por você, basta acessar o menu de Relatório, depois clicar na página de Engajamento e Eventos. 

As dimensões personalizadas são ótimas para aperfeiçoar os relatórios do GA4, mas além de saber sobre elas, é recomendado aprender sobre outros recursos dessa plataforma tão importante no dia a dia do e-commerce. Venha aproveitar os conteúdos do blog do Voxus Academy e vire um especialista no assunto!

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O Voxus Academy é o projeto de educação da Voxus, voltado para ajudar nosso ecossistema de clientes, parceiros e mercado com temas importantes para mídia e e-commerce.

Com a virada para o GA4 e sabendo da importância desse tópico para todos, nossos especialistas em Google Analytics prepararam conteúdos exclusivos para trazer os pontos mais relevantes sobre a atualização da plataforma, com vídeos e artigos completos disponíveis aqui:

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