Com a migração do GA4 ficando cada dia mais próxima, é ideal saber todas as diferenças cruciais dessa atualização do Google. Os especialistas Voxus montaram esse artigo para mostrar as mudanças mais expressivas e importantes para a análise de dados.
Você vai entender mais sobre as interações, mensuração da sessão, conta e outros pontos relevantes para quem deseja usufruir todas as novidades possíveis graças ao GA4. Acompanhe tudo a seguir e desejamos uma excelente leitura!
5 diferenças cruciais entre o GA4 e o GAU
1 - Tipos de interação
Uma das principais diferenças entre o GA4 e o GA Universal é relacionada às interpretações das interações feitas por um usuário no site. Antigamente, cada ação feita no site tinha um destino específico, como por exemplo, exibição, conversão, clique, entre outras ações.
Porém, com o GA4, todos esses dados são interpretados como eventos, que também eram computados no GAU, mas em uma dinâmica diferente. Esses eventos trabalham com informações complementares que ajudam a criar uma jornada mais completa.
Diante disso, os eventos conseguem trabalhar com parâmetros automáticos, mas também é possível registrar até 25 parâmetros em cada evento. Nesse caso, o Google recomenda que seja implementado uma nova lógica que ajude o seu e-commerce, sem copiar as condições utilizadas nos eventos do GA Universal.
Para deixar mais simples, confira a relação entre os hits do GA Universal e os eventos no GA4:
Além dos eventos, as taxas de rejeição e engajamento também possuem uma nova roupagem. Isso porque as métricas consideradas de devolução foram omitidas dessa nova versão, sendo que o engajamento agora é calculado pela proporção das sessões engajadas, enquanto a taxa de rejeição é calculada pela porcentagem de sessões que não tiveram nenhum engajamento.
2 - Tempo de sessão
Outra mudança está relacionada ao tempo de sessão, que possui novos parâmetros para contabilização. Antes, no Analytics Universal, as sessões eram representadas pelo acesso do usuário que estava ativo no site, caso ele ficasse inativo e voltasse ao site, era contabilizado uma nova sessão.
No entanto, no GA4, essa funcionalidade não opera por evento ou pageview, mas sim por tempo. Uma sessão tem duração de 30 minutos e, se o usuário sair e voltar da página, ainda é contabilizado como sendo a mesma sessão, sem gerar um novo número para a métrica e a grande diferença está que a partir de agora a sessão não é mais resetada ao encontrar uma nova UTM dentro desse tempo.
Nesse aspecto, as sessões podem durar horas, pois a cada interação com o site após uma inatividade mínima, os 30min voltam a ser contados e o processo iniciado dentro dessa mesma sessão.
3 - Estrutura da conta
O GA Universal contava com uma estrutura de conta que tinha três pontos importantes: a conta em si, sua propriedade e o view. No GA4, os únicos itens estruturais são a conta e a sua propriedade, eliminando assim as visualizações e dando mais prioridade para o fluxo de dados do site ou app.
4 - Rastreamento de dados de aplicativos
Uma das grandes dificuldades que algumas pessoas enfrentavam com o Analytics Universal era a limitação de rastreamento de dados de aplicativos em uma propriedade. Com a atualização, é possível rastrear site e app em uma mesma propriedade, utilizando o Firebase do Analytics.
Assim, é possível unificar os dados e facilitar a análise e estratégia, encontrando tudo o que precisa em um só lugar.
5 - Exportações gratuitas para o BigQuery
O BigQuery é o armazenamento de dados do Google que permite diversas análises. Na versão antiga, esse recurso era limitado para o Analytics 360, mas no GA4 ele está disponível para todas as propriedades. Para utilizar é preciso respeitar os limites do sandbox.
Dúvidas sobre o GA4? O Voxus Academy te ajuda!
Mesmo que a virada esteja perto, essa mudança terá muito impacto no dia a dia de diferentes profissionais que trabalham com análise de dados e tomadas de decisão importantes. Por isso, é importante saber de todos os impactos possíveis que essa ferramenta pode ocasionar.
Pensando em nossa Comunidade e em todos os profissionais do mercado de mídia e mercado, nossos especialistas estão desenvolvendo conteúdos sobre esse tema. Separamos os principais pontos para comentar e te ajudar nas novidades do Analytics.
Em nosso blog você encontra os seguintes artigos sobre o tema:
- Entenda como o GA4 vai impactar o e-commerce e suas métricas; e
- GA4: o que é e o que muda na prática.
Se você é nosso cliente ou parceiro, entre em contato com o nosso time para saber mais sobre o GA4!