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A grande preocupação dos e-commerces durante o primeiro semestre de 2023 é a mudança do Google Analytics Universal para o famoso GA4. Mesmo com a virada tão próxima, marcada para julho desse ano, ainda são grandes as dúvidas relacionadas ao tema.

Para que você saiba mais sobre as novidades e não seja pego de surpresa, vamos entender mais sobre o impacto do GA4 no e-commerce, como será feita a análise de dados e as principais melhorias frente a versão Universal com esse conteúdo produzido por nossos especialistas.

Acompanhe cada detalhe a seguir, boa leitura!

Por que o Google atualizou o GA?

Diante tantas preocupações e queixas, muitos profissionais e empresas que precisam do GA para monitorar e analisar seus dados vem se perguntando os motivos do Google atualizar essa ferramenta.

Precisamos entender que desde o lançamento do Google Analytics Universal, que aconteceu em 2005, as tecnologias passaram por diversas evoluções e atualizações.

Nesses 18 anos tivemos contato com diferentes comportamentos de compra, o lançamento de várias redes sociais, facilitação da busca por informação e o uso mais constante da internet em diferentes âmbitos.

Além de servir como um meio de coletar e compartilhar informações, a internet também virou sinônimo de compras, comunicação entre marca e cliente, entre outros atributos. Mas, com a intensidade do seu uso e a vida online fazendo parte do cotidiano de grande parte da sociedade, nos últimos anos, a segurança cibernética virou pauta.

Consequentemente, isso se tornou uma preocupação para as empresas, que precisavam mostrar aos seus clientes que seus dados estavam a salvo. Isso também foi levado para o Google, que precisou trazer mais confiança em suas análises.

Por isso, não é possível migrar as informações de um GA para outro, pois todos os processos e etapas foram revisados e alterados para manter a integridade dos dados dos clientes.

O GA4 também já está mais preparado, rastreando outros comportamentos do usuário e dando mais importância a toda jornada de compra, não apenas para um dado isolado. 

Quer saber mais sobre as mudanças entre o GA Universal e o GA4? Confira nosso conteúdo sobre o Google Analytics 4 escrito por Igor Makiyama, head de vendas e relacionamento com o cliente aqui na Voxus!

Como posso fazer a análise de dados do e-commerce no GA4?

O GA4 veio trazer dados muito mais completos para quem trabalha no e-commerce, principalmente entendendo todas as possibilidades de pesquisa e tipos de compra. Com essas alterações, muitos relatórios e informações foram associados a diferentes dados.

Analisando com a óptica do e-commerce, o GA4 é baseado em eventos e a cada interação são gerados eventos diferentes. Diferente do Universal, em que era possível perceber uma ausência de camada de dados, o GA4 possui diferentes parâmetros. 

Essas configurações são feitas pelas camadas de dados, seguindo um padrão estabelecido pelo Google e suas documentações. Mas, quanto mais cedo a migração, mais simples será o processo de entendimento de dados e dessa nova plataforma, principalmente em relação às suas melhorias.

Principais melhorias com o GA4 para o e-commerce

Para entendermos na prática como esse processo de mudanças e migração do GA4 será importante e terá grande impacto no e-commerce, confira algumas melhorias cruciais para a experiência dessa nova plataforma.

Análise preditiva

A análise preditiva é um tipo de investigação que observa um conjunto de dados específicos buscando fazer uma previsão de determinada resposta ou tendência. Quando falamos em negócios digitais, esse tipo de observação ajuda a entender mais sobre projeções, conversões e até a percepção do consumidor.

Pensando no GA4, essa análise preditiva é mais simples, pois o próprio Google fornece essa informação. Com isso, os dados são mais completos, podendo saber mais sobre o desempenho do e-commerce com os recursos disponíveis.

Visualização do comportamento do consumidor e etapas do funil de venda

O funil de compras é um conceito interessante em diferentes óticas. Muito utilizado no marketing e em negócios para direcionar campanhas, pensando no GA4 e no atual cenário do e-commerce, um dos relatórios disponíveis pelo Google é o de análise de funil de compras.

É possível observar todo o processo de jornada de compra dos usuários, visualizando o caminho até a conversão, os pontos em que os clientes abandonaram o carrinho e o que impossibilitou a compra efetiva.

Esse rastreamento é extremamente aprimorado, acontecendo em tempo real, trazendo insumos sobre engajamento, cliques, visualizações das páginas, compras realizadas, entre outros. Ele ajuda a identificar pontos que podem melhorar a jornada de compra, oportunidades de negócio e outros insights.

Dados ricos e importantes para o e-commerce

Os dados coletados e analisados pelo GA4 estão muito mais completos, permitindo que os e-commerces realizem análises mais detalhadas sobre os consumidores que visitam e compram em seu site.

Essa análise de dados é feita também em tempo real, permitindo observar possíveis melhorias, tendências, além de ser essencial para identificar alguma instabilidade ou problema na sua página. Com esse recurso, você abre novas oportunidades de negócios e mudanças para o sucesso do seu e-commerce.

Recomendações da Voxus para a implementação do GA4 no e-commerce

A Voxus é uma das maiores referências de mídia programática no Brasil, unindo tecnologia de ponta a um atendimento de excelência, conseguimos potencializar os resultados de nossos clientes e parceiros, além de prestar toda a assistência necessária com as novidades do GA4.

Pensando nisso, nossos especialistas separaram algumas recomendações cruciais para uma migração mais tranquila e uma análise de dados completa. Confira:

  • Faça um plano de medição de resultados, descrevendo seus objetivos, como eles serão alcançados e os principais KPIs;
  • Realize a estruturação dos seus dados para as novas configurações;
  • Deixe a visualização do seu GA4 mais dinâmica, personalizado da forma que preferir;
  • Pense sobre os dados necessários para a sua análise, verificando quais são os mais importantes;
  • Configure seus insights;
  • Aproveite os recursos apresentados;
  • Tenha um plano de manutenção.

Além de tudo isso, comece a migração do seu e-commerce para o GA4 o mais rápido possível. Isso facilita o processo de adaptação e já ajuda a evitar dúvidas quando a virada realmente acontecer.

Quer continuar entendendo melhor sobre o GA4, métricas, mídia e e-commerce? Continue acompanhando o blog do Voxus Academy para embarcar nesse universo de conhecimentos!

Se você é nosso cliente ou parceiro e quer saber mais sobre o GA4, como ele funciona no e-commerce e seus processos de análises entre outros tópicos, entre em contato com o time Voxus. Estamos aqui para te ajudar e potencializar seus resultados!

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