Sendo uma das principais funcionalidades do Google Analytics, os múltiplos relatórios presentes na plataforma ajudam a centralizar informações importantes e mostrá-las de forma mais clara. Esse recurso é essencial para tomada de decisões, análises de campanha e definição de estratégias.
Com o GA4 e a mensuração da jornada do usuário, os relatórios criados buscam suprir demandas distintas e mais complexas que aquelas apresentadas no Analytics Universal. Os especialistas Voxus selecionaram os principais relatórios e comentaram a seguir sobre aqueles recomendados pelo Google.
Desejamos uma excelente leitura!
Quais os relatórios disponíveis no novo GA?
Uma das grandes vantagens do GA4 é a possibilidade de personalização na coleta de dados, facilitando o processo de entendimento dos tipos de compra realizadas pelos consumidores.
Com a implantação definitiva da ferramenta e a possibilidade de coleta de dados de sites e apps, será possível ver todo o caminho percorrido pelos clientes e novos clientes no momento de consideração até a finalização da compra.
Além dos relatórios mais tradicionais, há também a adição de novidades que podem fazer sucesso em e-commerces, conheça mais sobre alguns relatórios do GA4:
- Relatório de engajamento: traz informações sobre os eventos realizados pelos usuários no site ou aplicativo, incluindo dados relativos a conversão e páginas;
- Relatório de monetização: esse relatório possui algumas subdivisões, sendo elas entre compras no e-commerce e compras no aplicativo. Assim, você consegue visualizar de forma separada ambas as informações e também a monetização;
- Relatório de retenção: aqui conseguimos analisar quais são os usuários recorrentes, seu comportamento de engajamento, retenção, entre outros;
- Relatório de informações demográficas: indica os interesses e informações sobre os usuários que visitaram o site, como idade, sexo, geolocalização, e assim em diante;
- Relatório de tecnologia: bastante similar com o relatório presente no Google Analytics Universal, mas trouxe a possibilidade de reter dados de SmartTVs, desktops, mobile e tablets.
Esses tipos de relatórios são importantes para análise, no entanto, nossos especialistas ressaltam que existem 3 principais análises que serão norteadoras para tomada de decisão e criação de estratégias. Elas precisam de uma atenção redobrada quando falamos em tomada de decisão e mudanças entre o GA4 e o GAU.
Principais relatórios do GA4
Aquisição de usuário
O relatório de aquisição de usuário é focado em entender mais sobre a maneira que os novos usuários encontram o site ou aplicativo pela primeira vez. Nesse conjunto de dados, é possível entender a origem desses usuários, compreendendo quais as atribuições dos canais pertencentes ao mix de mídia e algumas dimensões, sendo elas:
Além das dimensões, o relatório de aquisição de usuário trabalha com algumas métricas que também são importantes para as análises. Confira quais são elas:
- Tempo médio de engajamento;
- Conversões;
- Sessões engajadas;
- Sessões engajadas por usuário;
- Taxa de engajamento;
- Contagem de eventos;
- Novos usuários.
Aquisição de tráfego
Outro relatório importante para estratégia é o de aquisição de tráfego, que é bastante diferente do de aquisição de usuário, pois ele é voltado para entender a origem de novas sessões, seja de um usuário novo ou de algum recorrente.
Assim como no outro relatório, é possível também dimensionar as informações, confira quais são elas:
As métricas disponíveis são bem parecidas com aquelas utilizadas no relatório de aquisição de usuário, mas inclui mais 4 tipos:
- Eventos por sessão;
- Sessões;
- Receita total;
- Usuários.
Relatório de publicidade
Seguindo as diretrizes e necessidades do novo GA de entender melhor a jornada do usuário dentro de um site ou aplicativo, o relatório de publicidade também traz insights nesse sentido.
Esse relatório ajuda de diferentes maneiras, sendo quatro deles os principais:
- Resumo da publicidade, em que traz uma visão geral de métricas e uma análise detalhada de determinadas áreas;
- Performance, para saber os canais e campanhas foram creditados na atribuição quando ocorre a conversão;
- Comparação de modelos, faz uma análise comparativa entre os modelos de atribuição;
- Caminhos de conversão, seguindo a jornada de compra, mostra quais os caminhos utilizados pelos clientes até a conversão.
A partir disso, é possível ter uma compreensão mais abrangente sobre a importância das referências, pesquisas e anúncios para a conversão, o tempo entre o interesse do usuário até a compra, caminhos mais recorrentes para a compra, entre outros pontos.
Qual o relatório recomendado pelo Google para acompanhar o ROI de uma campanha?
Dentre todos os relatórios e as novidades criadas para o GA4, a dúvida de muitos profissionais é relacionada ao melhor relatório para saber sobre atribuição de vendas e, claro, o ROI, Retorno Sobre Investimento.
Diante de tantas possibilidades e a oportunidade de visualizar de forma clara todo o caminho de conversão dos clientes, seguindo as recomendações do Google, o relatório mais adequado para visualização dessas informações é o de publicidade.
Nele, será possível analisar de forma clara todos os itens necessários sobre a campanha e seus resultados.
Continue aprendendo sobre o GA4 com a Voxus!
A Voxus continua empenhada em levar o conhecimento sobre GA4 de nossos especialistas para toda a comunidade, ecossistemas de clientes e parceiros. Agora, além de conteúdos escritos, também temos vídeos completos em que conversamos sobre o novo Google Analytics.
Confira os itens que estão disponíveis para a leitura:
- GA4: o que é e o que muda na prática;
- Entenda como o GA4 vai impactar o e-commerce e suas métricas;
- Modelos de atribuição do GA4: quais as recomendações do Google?;
- Conheça 5 principais diferenças entre o GA4 e o GA Universal;
- Saiba mais sobre a hierarquia de dados e eventos no GA4!
- Aprenda sobre o tempo de sessão no GA4
- Workshop GA4: Saiba como foi esse evento Voxus em parceria com E-commerce Brasil.
Conheça também nosso canal no Youtube para aprender sobre o GA4 com o Voxus Academy!