Os modelos de atribuição são um dos fatores mais importantes para mensurar os ganhos efetivos de uma marca e, com as mudanças do GA4 é essencial saber como serão as coisas daqui para frente.
O Google Analytics 4 possui outros tipos de mensuração, trabalhando com dados em tempo real e ajudando a trazer novos insights para a estratégia de marca como um todo. Sabendo da importância desse assunto, os especialistas da Voxus separaram os pontos mais relevantes sobre o tema e desenvolveram esse artigo completo. Saiba mais sobre o tema a seguir e confira todas as recomendações!
Por que o modelo de atribuição mudou?
O Google Analytics 4 foi desenvolvido para ser mais completo, buscando coletar e processar dados ricos para as marcas a fim de compreender a jornada do consumidor. Com isso, a partir dessa mudança, será possível analisar outros pontos além dos cliques e dados habituais do GAU.
Nessa atualização os e-commerces terão a oportunidade de examinar cada interação do usuário, com os modelos de atribuição são baseados em dados. Além disso, o GA4 também computa os dados obtidos pela interação em aplicativos, aumentando e refinando sua análise de dados.
Assim, é possível compreender toda a complexidade do processo de compra e, na maioria das vezes, multiplataforma.
Com dados de qualidade e atribuições diferentes, a possibilidade de escalabilidade é maior, com mais chances de construir uma estratégia completa e alcançar resultados consistentes.
Modelos de atribuição do GA4
Como toda a ferramenta foi criada a partir da necessidade de entender mais sobre o processo de conversão e interesse do consumidor, a atribuição do GA4 é voltada e pautada pelos dados obtidos. Conheça cada uma delas a seguir separados por dois tipos de resposta:
- Modelos de atribuição de resposta única: que dão 100% de responsabilidade por da venda para um único canal;
- Modelos de atribuição de distribuição entre diferentes canais: distribuem a responsabilidade da venda em diferentes canais de contato com o cliente.
Uma curiosidade interessante é que os modelos que distribuem a responsabilidade da venda entre diferentes canais já existiam no GAU, porém não eram muito utilizados. Mas, agora, um dos tipos de modelo que seguem essa lógica será o padrão de uso no GA4.
Confira os tipos:
Atribuição de resposta única
Último clique em diferentes canais
Ao contrário do modelo mostrado acima, o modelo de último clique, last click, é voltado para creditar a atribuição a última mídia clicada pelo cliente antes de atingir de fato a conversão.
Ele funciona muito bem em estratégias que não precisam de um ciclo com diversos pontos de contato, mas é bastante arriscado quando vamos observar toda a estratégia. Afinal, olhando apenas para o last click, fica difícil saber detalhadamente o caminho percorrido pelo cliente.
Último clique nos canais pagos do Google Ads
O last click nos canais pagos do Google tem a mesma operação para o modelo de último clique tradicional, porém ele atribui o valor integral da conversão à última mídia Google Ads que o usuário clicou antes da compra.
Por exemplo, se o caminho de impactos para a conversão for iniciado pela mídia display, depois redes sociais, pesquisa paga, pesquisa orgânica e conversão, a atribuição vai 100% para pesquisa paga.
Caso o usuário não clicar em nenhum anúncio do Google Ads, a atribuição será feita com base na regra de last click.
Primeiro clique em diferentes canais
O primeiro clique, também chamado de first click, é um modelo de mensuração bem conhecido no GA Universal, correspondendo ao tipo de atribuição dada ao primeiro canal clicado pelo cliente durante a sua jornada de conversão.
Ele é o responsável por fazer o primeiro contato entre cliente e marca. Um exemplo do uso desse tipo de estratégia são os modelos de campanhas awareness.
Atribuição de distribuição entre diferentes canais
Data Driven Attribution, atribuição baseada em dados
A atribuição baseada em dados, Data Driven Attribution, utiliza algoritmos de machine learning com o intuito de entender todo o caminho do consumidor, atribuindo as conversões baseado no engajamento do público que foi impactado com as peças dos anúncios e se tornaram clientes.
Assim, essa atribuição entende quais os pontos de contato mais importantes e relevantes para a compra, ajudando na determinação quais as peças e palavras-chave são mais impactantes para o seu consumidor.
Nesse modelo de atribuição é possível realizar uma comparação sobre o que realmente aconteceu e entender porque o usuário não efetuou a compra. Alguns indicadores são:
- Tempo de navegação no site até a conversão;
- Tipo de dispositivo utilizado para navegação;
- Número de interações do usuário com os anúncios;
- Ordem de exposição com esses anúncios;
- Tipo de recurso do criativo utilizado na campanha.
Uma das vantagens dessa metodologia do GA4 é otimizar os lances dos anúncios de performance, saber quais as campanhas são melhores para os objetivos de negócio e também tomar a decisão sobre o modelo de atribuição mais indicado para o seu e-commerce.
Baseado na posição de vários canais
Essa atribuição que está disponível no GA4 é uma mistura entre o modelo de primeira e última interação, atribuindo diferentes pesos para todos os contatos do cliente.
Nesse funcionamento, a primeira e a última interação recebem 40% da venda e os outros 20% vão para as fases intermediárias do contato.
Atribuição linear
Outro modelo de atribuição que pode ser encontrado no Google Analytics 4 é o linear, que opera por distribuir igualmente a importância da venda para cada canal que o cliente interagiu na até a conversão.
Assim, independentemente se o meio for o último, o primeiro ou intermediário, todos os pontos recebem os devidos créditos pela venda, sendo importante analisar esse caminho para refinar a estratégia.
Desvalorização temporal em diferentes canais
Diferente dos outros canais, essa atribuição é voltada para dar mais crédito aos pontos de contato da jornada de compra que estiveram mais próximos da conversão.
Para que esse modelo de atribuição funcione é necessário ter uma avaliação de 7 dias, sendo que, o clique que aconteceu 8 dias antes da conversão de fato recebe metade da atribuição do que o clique dado um dia antes da compra.
Assista nosso vídeo e saiba mais sobre os modelos de atribuição do GA4!
É possível alterar o modelo de atribuição no GA4?
Todos esses modelos de atribuição estão disponíveis no GA4 e é possível alterar para aquele que faz mais sentido para sua estratégia. Para isso, é necessário ser editor da conta do GA4 e seguir dois passos simples:
- Entrando na tela de administrador, acesse as configurações de atributo;
- Clique na opção de atribuição de relatórios e defina o modelo que mais atende às suas necessidades.
Assim, é possível ter análises mais detalhadas e com aprofundamento necessário para entender o ciclo de vida do cliente e as integrações do processo de compra.
Conte com a Voxus para te ajudar com as mudanças do GA4!
A Voxus entende que todas as mudanças do GA4 podem ser cruciais para o sucesso e análise correta dos resultados. Por isso, estamos preparando uma série de conteúdos para explicar mais sobre essa ferramenta tão necessária para os ecommerces.
Mas, se precisar de mais ajuda e caso você faça parte da nossa incrível comunidade, sendo cliente ou parceiro, entre em contato com o nosso time para tirar todas as dúvidas e utilizar essa plataforma ao máximo.
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