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Quando pensamos em estratégias de mídia, os modelos de atribuição estão sempre na pauta para entender melhor a jornada e experiência de compra dos clientes. Saber sobre esse tópico ajuda a definir estratégias, conhecer seu consumidor e encontrar as melhores ações para um resultado mais expressivo.

Aqui na Voxus, esse tema é sempre conversado entre nossos especialistas. Sendo debatido no dia a dia com o cliente, nos treinamentos do Voxus Academy e em outros momentos de compartilhamento de conhecimentos.

Pensando nisso, conversamos com Igor Makiyama, nosso Gerente de Vendas e Relacionamento com o Cliente que é referência quando falamos sobre estratégias de mídia e modelos de atribuição.

Confira a seguir os principais pontos levantados por Igor e como esses assuntos são importantes para o sucesso de uma campanha. Excelente leitura!

Mix de mídia na estratégia de atribuição

Aqui no nosso blog, construímos um post focado a falar sobre o mix de mídia e os modelos de atribuição. Nesse conteúdo, Felipe Oliveira, Head de comunidade e parcerias da Voxus, comenta mais sobre o que é mix de mídia, qual a sua relevância, conexão com o modelo de atribuição e funil de vendas.

Com isso, vamos relembrar um pouco esse ponto com a visão de Igor Makiyama:

“Só existe esse conceito de mix de mídia porque uma mídia só não consegue gerar ou sustentar todo resultado que um cliente espera para sua marca. Fazer mídia sempre é dar mais visibilidade sobre algum tema, para os nossos clientes, no geral, é dar visibilidade maior de uma marca, produto ou serviço específico para fazer crescer algum indicador importante para a marca.”

Ou seja, quanto mais opções estratégicas de mídia para impactar um cliente, maiores são as chances de ter uma campanha com resultados assertivos e positivos.

"Então, ter um mix de mídia diferente não é só você estar em vários lugares na jornada do usuário, mas é conseguir que ele interaja de diferentes formas com a sua marca, algumas mais reativas e outras mais proativas. Se isso for bem estruturado, é possível conseguir dar o nível de profundidade e engajamento melhor com a marca”, complementa Igor.

Em todos os cenários, ao abrir o leque de opções de mídia e investir em um mix estruturado, você pode:

  • Impactar mais pessoas abertas a consumir o seu produto;
  • Usar a tecnologia ao seu favor para seu público alvo;
  • Encontrar a persona mais qualificada;
  • Trabalhar de forma mais inteligente;
  • Possibilidade de contar com fornecedores especialistas que facilitam o trabalho, entre outros.

O que é um bom mix de mídia?

Segundo Igor, um bom mix de mídia é aquele que leva em consideração os objetivos que podem ser alcançados, metas de venda e a construção de relacionamento entre cliente e marca

“Em épocas concorridas, é importante começar a construir um relacionamento o quanto antes para que as pessoas passem a reconhecer e considerar sua marca. Porque em determinado momento do ano, como a Black Friday, todas as marcas vão estar com promoções muito agressivas e fazendo muita mídia. Assim, a atenção das pessoas vai estar dividida e quais marcas vão se sair melhor? Aquelas que tiverem um relacionamento com o cliente mais sólido. [...] Eu acho que um bom mix de mídia tem essa visão, com objetivo, meta que você tem que bater todo dia. É importante entender como as mídias ajudam e quais são os objetivos pontuais que você tem e os melhores caminhos para atingi-los”, comenta Makiyama.

Por que é importante usar o modelo de atribuição correto para cada mídia?

“É importante porque as mídias impactam as pessoas de formas diferentes. Pensar em modelos de atribuição diferentes ou usar modelo de atribuição diferente muitas vezes diz respeito a conseguir se aprofundar na forma como as pessoas interagem com aquela mídia. Só que, se os modelos de atribuição não são explorados, você não fica sabendo do comportamento de compra do seu público. É importante por um motivo bastante óbvio que as pessoas se esquecem: as mídias são feitas para interagir com as pessoas de forma diferentes”, responde Igor.

Com isso, dentro da estratégia de mídia, deve ser mapeado todos os tipos de persona, verificando seus hábitos, a fim de entender quais os caminhos que o seu público faz até efetivar a compra e escolher o melhor modelo de atribuição dentro desse cenário.

Percepção do mercado x Modelo de atribuição na mídia

Já tem um tempo em que o mercado de mídia busca entender melhor qual a forma mais rentável de atribuir o resultado a uma métrica. 

A intensidade do uso da internet trouxe muito mais possibilidades de conseguir uma conversão por impactos em diferentes momentos da jornada de compra. Agora, podemos considerar cada tela um tipo de canal de mídia em que conseguimos nos conectar com o público. 

Nesse caso, cada ponto de interação deve ter uma maneira de mensuração diferente. Há canais que o clique é importante, outros a visualização e, dependendo de cada momento, existem outras maneiras para calcular e analisar esses momentos de interatividade.

“Você tem que usar a ferramenta certa para medir as coisas. No campo da mídia, você tem que tentar medir por cliques coisas que são feitas para clicar, talvez faça sentido você medir por view coisas que foram feitas para ver, para assistir, interações que são naturalmente visuais. Então, para o que que é importante para o resultado: quanto mais assertivo é meu modelo de atribuição, quanto ele melhor representa o que a mídia foi feita para fazer, melhor eu consigo avaliar se aquela mídia está indo bem ou não. Se usar um modelo de atribuição que não tem nada a ver com aquela mídia, corre o risco de achar que ela não funciona e achando que ela não funciona eu paro de investir nela, sendo que na verdade ela até funciona, só que eu não estou conseguindo ver, porque eu estou medindo errado”, fala Igor sobre esse tópico.

Aos poucos, estando nos lugares certos e medindo isso da maneira mais adequada, inicia a criação de um vínculo e relacionamento com a marca. Esse público começa a se engajar, se interessar pelo seu produto e aos poucos caminha para se tornar um cliente. Calcular cada passo ajuda a ter um diagnóstico de conversão mais estruturado, organizado e com maior veracidade aos hábitos do seu público-alvo.

As vantagens principais de alinhar a estratégia de mídia e modelo de atribuição

“A vantagem é que com algo estruturado, é mais simples ter essa visão entre o que você precisa de resultado imediato e a longo prazo. Assim, é possível montar um bom mix de mídia que te ajuda no hoje e te prepara para o amanhã. Basicamente com isso, você sai na frente da concorrência. Esse benefício de pensar no mix de mídia e marketing é que ele vai desde coisas mais básicas como estar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, até em coisas mais optativas como metaverso. Não podemos esquecer: a estratégia é sempre sobre como você fortalece o seu relacionamento com o cliente e seu retorno com isso

Podemos perceber que esse assunto gera muitos insights que são positivos para o resultado. Agora, chegou a hora de entender qual a melhor estratégia e colocar em prática as dicas de nosso especialista.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre o modelo de atribuição? Continue conhecendo os conteúdos exclusivos do blog do Voxus Academy!

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