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Quando pensamos em publicidade e mídia digital, o Real Time Bidding é a metodologia mais associada a essas estratégias, sendo muito importante para ter agilidade de decisão e otimização do investimento dentro da campanha.

Trabalhando com um sistema de leilão online, essa tecnologia possui diferentes facetas e vantagens importantes para a estratégia de mídia. Mas, você sabe qual a relação do Real Time Bidding com a mídia programática? Conhece as vantagens desse método?

Venha saber mais sobre todos os assuntos que giram em torno do RTB nesse artigo do Voxus Academy produzido pelos especialistas em mídia da Voxus. Desejamos uma excelente leitura!

O que é Real Time Bidding?

O Real Time Bidding, chamado também de RTB, é uma forma de aquisição de impressões em um sistema de leilão. Trabalhar com um processo de “Leilão em Tempo Real”, tradução do termo, ajuda a ter mais liberdade de escolha do local, segmentação de público e saber qual o momento mais adequado para mostrar a peça publicitária.

Com o RTB a compra dos espaços de mídia é muito mais simples e rápida, já que a tomada de decisão pode ser feita baseada em dados relevantes e ricos.

Funcionamento do RTB na prática

Todo o processo de Real Time Bidding é construído por diferentes fases e, para te ajudar nesse entendimento sobre o RTB, recomendamos a leitura de outro artigo do Voxus Academy. “Mídia programática: entenda aqui toda a sopa de letrinhas e seu ecossistema” fala sobre todas as etapas do processo de compra de mídia programática, explicando um pouco sobre todos os recursos utilizados.

Alguns desses meios também são utilizados pelo RTB e assim seu entendimento sobre o tema fica completo. Dito isso, para deixar ainda mais simples, vamos explicar cada parte integrante desse ecossistema:

  • É criado um perfil dos usuários com os dados anônimos coletados pelo site, com as características e preferências de compra;
  • Com essas informações, a plataforma mediadora que faz a ponte entre as ofertas e demandas, chamada de Ad Exchange, avisa aos anunciantes sobre a visita na página, notificando e verificando se eles estão dispostos a publicar algum anúncio no site visitado;
  • Os anunciantes analisam a solicitação e entram em contado com a plataforma em que consta os dados sobre os valores do leilão e do usuário chamada de DSP, Demand Side Plataform, informando se querem ou não participar da compra desse espaço publicitário;
  • Caso queiram participar da disputa, os anunciantes indicam quais os seus padrões para a aquisição de clientes na campanha e já entram para a etapa dos lances;
  • As ofertas vão chegando e o editor do espaço verifica qual dos lances é o mais chamativo, escolhe um ganhador e o anúncio é apresentado no site.
  • O vencedor é notificado do resultado da disputa e já começa a ter resultados.

Outro integrante nessa cadeia de acontecimentos importantes é o SSP, Sell Side Platform, que é responsável por definir um preço para cada impressão, mexendo bastante no CPM da campanha. Ele também retém a maior quantidade de dados sobre as mídias disponíveis, ajudando a saber qual o melhor anunciante.

Importância do Real Time Bidding para veículos anunciantes 

Como diz o nome, o Real Time Bidding acontece em tempo real, por isso, essa metodologia de compra de mídia é muito importante para quem quer eficiência e prática.

Essa facilidade melhorou todo o processo de publicidade online, principalmente porque agora os anunciantes não precisam contatar os publishers e veículos de forma direta. A prática antiga era bastante exaustiva, com negociações demoradas e ainda as marcas encontravam preços de mídia bastante variados.

Mas, com essa tecnologia de RTB, é possível ter acesso a diferentes espaços, com segmentações variadas e baseado em dados atualizados. Outro ponto importante é que a métrica mais utilizada no Real Time Bidding é o CPM, custo por mil impressões.

Quer saber mais sobre o CPM e sua relevância dentro de uma estratégia de mídia? Vem conferir o que é CPM nesse conteúdo do Voxus Academy

3 vantagens do Real Time Bidding

Para notarmos de perto a atuação do RTB, separamos alguns benefícios de usar esse método para compra de mídia. Veja a seguir as principais vantagens:

Segmentação precisa

A compra de espaço pelo Real Time Bidding é bastante guiada pela segmentação escolhida para a campanha a ser veiculada. Assim, o público-alvo escolhido é atingido pelas peças publicitárias, melhorando resultados e evitando desperdício do valor alocado. 

Economia de investimento

Justamente por possuir uma segmentação mais precisa, há também uma economia e otimização do investimento. Além disso, com a compra de mídia pelo RTB, as marcas só pagam pelas impressões conquistadas pelo seu público definido como alvo, sendo uma maneira bastante benéfica para a campanha como um todo.

Resultados consistentes

Por ser feita a base de dados, o RTB quando bem aplicado, ajuda a ter resultados mais consistentes e duradouros. A grande importância é que esse recurso ajuda a deixar o anúncio relevante para o público, estando no lugar específico para quem realmente interessa: seus potenciais consumidores.

RTB X Compra programática

O processo de Real Time Bidding e a compra programática de mídia são bastante relacionados, sendo considerados até como sinônimos, mas não são a mesma coisa. O RTB é uma metodologia que faz parte de todo um processo, como vimos anteriormente, sendo uma variação do ecossistema de mídia programática.

A mídia programática em si possui vários modelos de compra e um deles é o RTB, ou seja, a compra feita com Real Time Bidding é uma espécie de compra programática, porém, não é em todos os casos que a programática se enquadra como RTB.

Por exemplo, no caso da Voxus, a compra de mídia programática é realizada em Real Time Bidding por intermédio de uma tecnologia própria. Nós utilizamos uma inteligência artificial de ponta e dados ricos para uma segmentação mais assertiva e, consequentemente, um resultado muito mais significativo.

“‘Não deixe para amanhã, o que você pode fazer AGORA’. Essa frase já modernizada para as necessidades atuais é o reflexo de um público imediatista, onde não só saber tomar decisões é necessário, mas tomá-las no momento em que elas estão acontecendo dá vantagem a quem o faça. A programática, graças ao sistema de RTB atrelado aos processos de compra e venda dos espaços publicitários, junto à uma Inteligência Artificial eficiente e efetiva - como a da Voxus, programada para entender e buscar o público certo da sua campanha - garante alcances relevantes e assertivos dentro das campanhas, além da otimização dos custos de mídia.” - Carlos Mandú, Account Manager na Voxus

Conheça a mídia programática com RTB da Voxus!

A Voxus é uma AdTech especializada em mídia programática para campanhas de performance e awareness, ajudando seus clientes nas estratégias de mídia e reconhecimento de marca.

Dentro do nosso processo de compra de mídia, nossa tecnologia utiliza uma Inteligência Artificial completa para compras dos espaços em RTB, fazendo com o que os criativos apareçam para as pessoas segmentadas no momento mais ideal para a conversão.

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