Com um mercado cada vez mais disputado, as marcas precisam se reinventar para conseguir atingir o seu público e ganhar destaque. Uma das estratégias que ajudam a alcançar grandes resultados é investir em um bom mix de mídia que conta com a mídia programática.
Muito utilizada por empresas e marcas de diversos países do mundo, a mídia programática possui um ecossistema repleto de etapas importantes. Para te ajudar a entender melhor essa tecnologia, nosso time de especialistas preparou esse conteúdo completo e exclusivo para o blog do Voxus Academy.
Descubra qual a importância da mídia programática, como ela funciona, principais vantagens e muito mais. Acompanhe e excelente leitura!
Aprendendo sobre a mídia programática
Para conhecer melhor o ecossistema, precisamos entender o que é mídia programática e suas principais características. A programática é uma maneira de vender e comprar espaços de publicidade específicos para o público mais qualificado.
A tomada de decisão, escolha do lugar mais adequado e estratégico é feito de maneira automática, efetuando assim transações Real-Time-Bidding, ou seja, comprando o espaço em tempo real de maneira estratégica.
Essa tecnologia aumenta seu poder de escolha, auxiliando a deixar todo o processo de impactar o público mais simples. Assim, ela soma a estratégia de mídia e impulsiona os resultados e desempenho das campanhas.
Por que a mídia programática é importante?
Cada dia que passa, o mercado no geral fica mais competitivo e conseguir se destacar é um dos atributos mais importantes para conseguir alcançar o seu público. Com isso em mente, muitas marcas e empresas nos Estados Unidos investem há anos nessa tecnologia, com um crescimento maior a cada ano.
Segundo a Emarketer Insider Intelligence 2022, em 2020, o mercado norte-americano investiu mais de $75 bilhões na compra de mídia display por meio da programática. No mesmo estudo, a empresa previu que em 2023 o investimento total das marcas na mídia display ficará em torno de U$141 bilhões.
Ou seja, lá fora, esse mercado de segmento é bastante aquecido. Aqui no Brasil, nos últimos anos, as grandes empresas já começaram a enxergar o potencial deste canal e também estão começando a investir nesse modelo de mídia.
Com a mídia programática, é possível trabalhar a diversificação dos canais de mídia. Isso ajuda a encontrar o seu público de diferentes idades e comportamentos, compartilhando o interesse na sua marca e nos produtos ou serviços que são oferecidos pelo seu e-commerce.
De acordo com o relatório DataReportal 2022, os brasileiros passam pelo menos 10h19min conectados na internet, somando todos os dispositivos como smartphones, notebooks e outros. Assim, podemos atestar que a programática é uma excelente oportunidade de impactar o seu público em um momento mais oportuno para conversão.
Sabendo como a mídia programática funciona, o seu negócio também ficará mais adaptado às tendências de mercado e você terá mais oportunidades de alcançar diferentes públicos aparecendo no lugar onde o seu se encontra.
Como funciona o ecossistema de mídia programática na prática
Para que você entenda melhor as principais siglas e integrantes dessa tecnologia de programática, veja o ecossistema funcionando na prática:
Para deixar ainda mais fácil, veja uma versão simplificada a seguir em que mostramos onde a Voxus atua. Assim, é possível evidenciar que a nossa mídia programática facilita a vida dos anunciantes e traz um público muito mais qualificado para o seu negócio digital. Confira:
Entendendo a sopa de letrinhas
Esse tipo de mídia é um processo bastante tecnológico que envolve algumas etapas importantes. A chamada “sopa de letrinhas” recebe esse apelido pois o ecossistema da programática possui muitas siglas e etapas. Conheça a seguir os principais termos utilizados por nossos especialistas:
DMP
DMP é a sigla para Data Management Platform, que é uma plataforma de gerenciamento de dados responsável por tratar e unificar essas grandes informações para que elas sejam apresentadas de forma simples e útil aos profissionais.
É ela que avalia a jornada do cliente, entregando toda a experiência vivida por aquele usuário até aquele momento. Esses dados são recebidos pela DMP de diferentes fontes, sendo que a plataforma faz a centralização e trata cada informação para que seja de fácil entendimento e análise.
Através dessa plataforma, conseguimos realizar a centralização de dados, permitindo assim a segmentação das campanhas de forma assertiva, alcançando o público-alvo desejado.
Ad Server
O Ad Server é o servidor de publicidade online, que traz vários dados relativos à parte de anúncios, como os formatos de anúncio mais adequado para aquele público, qual a campanha com o melhor resultado, recomendações para números mais atraentes, entre outros.
Ele é um grande aliado para otimização das campanhas, entregando uma performance superior. Dessa forma, as grandes vantagens do Ad Server são a centralização das métricas, acompanhamento do investimento e entrega, aumentando o custo-benefício da campanha.
SSP
A SSP, Supply-Side Platform, é uma plataforma de fornecimento que disponibiliza a venda das impressões publicitárias. Quando um anúncio chega nessa fase do processo, a SSP procura o conjunto que possui mais potenciais clientes e oferece esse inventário para o portal em que o usuário está acessando.
Essa é a plataforma que permite que sites e apps vendam seus espaços publicitários através do Real-Time-Bidding que comentamos anteriormente.
Ad Ex
O Ad Exchange é o sistema que realiza os leilões de compra e venda do espaço publicitário em tempo real, é ele que conecta os anunciantes com o público-alvo. É por meio dessa plataforma que os anunciantes são conectados aos publishers.
DSP
Já a DSP, Demand Side Platform, é um software que automatiza a compra da mídia, em que os anunciantes configuram as campanhas, acessam o inventário da SSP e viabilizam o leilão dos espaços.
Com gerenciamento fácil, relatórios em tempo real e maior organização, essa é a tecnologia que permite a compra dos espaços em tempo real.
BID
Os BIDs são os lances dos leilões em si, que garantem a presença da peça publicitária em determinado espaço. É importante dizer que quem der o maior valor, ganha a impressão e o anúncio é mostrado para a audiência selecionada previamente.
Principais vantagens de usar a programática no mix de mídia
Todo esse ecossistema da mídia programática traz muitos benefícios. Os principais deles são:
- Conseguir um alto alcance de público qualificado;
- Estar onde o seu público está e impacta-lo no momento mais adequado para compra;
- Maior controle para segmentação do seu público-alvo;
- Melhor performance para campanha mesmo em uma época disputada;
- Otimização e monitoramento da campanha em tempo real, com números e análises disponíveis a qualquer momento;
- Ótimo custo-benefício e segurança de usar o investimento de forma inteligente;
- Diversificação do mix de mídia.
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