Post Image

Um dos assuntos do GA4 que mais geram conversas entre nossos especialistas e a Comunidade Voxus são relacionados a hierarquia de dados e dinâmica dos eventos para análises.

Para falar sobre tudo o que ronda um tópico extremamente importante, preparamos esse conteúdo completo para falar sobre os eventos, explicar os seus tipos, quais as recomendações do Google e outros detalhes essenciais para extrair as informações úteis dos eventos do Google Analytics 4.

Acompanhe e saiba tudo!

Qual a mudança em relação aos dados no GA4 e GA Universal?

Trabalhar com dados é sempre importante para manter uma tomada de decisão mais certeira e com menor probabilidade para erros, otimizando processos e estratégias.

Com o passar dos anos, a utilização dessas informações relacionadas ao usuário e sua tomada de decisão foram ficando cada vez mais essenciais para definição de objetivos e superação de desafios por parte da marca.

Agora, o Google mostra que os dados estão ficando cada vez mais importantes com as novidades do GA4. Assim, a plataforma contém mais integrações e alterou outras chaves relevantes para as estratégias.

Uma dessas novidades é a contabilização dos eventos e interações dos usuários, permitindo um acompanhamento detalhado em todas as etapas da compra.

Antigamente, no GA Universal, eram captados separadamente os seguintes dados:

  • Usuários: a pessoa que entra no site;
  • Sessão: uma visita completa do usuário;
  • Hit: interações que o usuário teve no site;
  • Taxa de rejeição: quando os usuários visitam uma página e saem dela, sem se interessar em continuar a navegação no site.

No entanto, o grande foco atualmente é voltado nas sessões e os hits, sendo que todas as respostas recebidas são interpretadas como evento, fazendo com que esse acompanhamento seja obtido desde a primeira interação. Assim, é muito mais fácil de entender o comportamento do usuário e sua jornada.

Confira todas as mudanças entre o GAU e o GA4 em um conteúdo escrito pelos nossos especialistas. Clique aqui e saiba mais! 

O que é um evento no GA4?

Diante dessas novidades, podemos entender que um evento é qualquer interação que o usuário tem dentro do site. Ele ajuda a estruturar e fazer a medição dos comportamentos desse usuário dentro do site ou aplicativo, com isso, é possível ter diferentes insights que ajudam na tomada de decisão.

Só para relembrarmos, no GA Universal também trabalhava com eventos, mas eles tinham outra utilidade dentro da plataforma. Agora, o que realmente muda é o tipo de tag e o escopo dos dados, com uma estrutura focada no nome do evento e suas propriedades.

Tipos de eventos

Como os eventos têm uma significância maior e considerável com o GA4, é essencial saber que possuem diferentes tipos de eventos que analisam variados dados. Conheça mais sobre cada um deles e suas funcionalidades:

Coletados automaticamente

Como o nome diz, esses modelos de eventos do GA4 são adicionados de acordo com as interações padrões do usuário. Ao usar a implementação dessa atualização por gtag ou Google Tag Manager, não há a necessidade de coletar eventos como:

  • Que disparam automaticamente no app pelo SDK do firebase;
  • Overview sobre os parâmetros;
  • Disparados apenas para android, podendo ser medido apenas nesse sistema;
  • Disparados automaticamente na web.

Recomendados

Para facilitar a vida de seus usuários, o GA4 faz as recomendações de eventos que consideram importantes para entender melhor a jornada de compra, consumo e comportamento do usuário.

Eles também são coletados automaticamente, mas precisam ser implementados no GTM que ajuda a categorizar de formas diferentes. Vamos explicar os dois mais importantes analisando pela ótica de negócios digitais.

Para qualquer propriedade

Esse modelo de eventos do GA4 é composto por eventos genéricos, que conseguem se aplicar em negócios de diferentes segmentos e setores. Eles precisam ser adicionados de acordo com o seu tipo de negócio, necessidades, importância da mensuração de determinado dado, entre outros.

Para e-commerce

Os eventos voltados para o e-commerce, como o nome diz, são mais aproveitados para integrar as análises de negócios digitais. Em linhas gerais, esses eventos recomendados são bastante parecidos com o Enhanced Commerce, que trouxe uma grande melhoria para a análise de dados na época de sua implementação por conseguir mensurar a jornada do consumidor.

Agora, ele faz parte dos eventos para e-commerce, sem separação de dados de impressão de produto e usuário, conseguindo ser observado no modelo de event based.

Personalizados

Os eventos personalizados são aqueles em que é possível criar comportamentos customizados para entender mais sobre a jornada do usuário dentro do seu site. Assim, você pode definir parâmetros que quiser analisar, saber quais os melhores tipos de eventos para o seu site e complementar os dados obtidos com os eventos pré-definidos pelo GA4.

Conheça os eventos com nosso especialista em GA4 Wagner Simão:

Aprenda mais sobre o GA4 com os especialistas do Voxus Academy!

O Voxus Academy é um projeto exclusivo da Voxus que, por treinamentos e eventos, leva o conhecimento de mídia e e-commerce para toda a nossa comunidade e ecossistema de  mercado.

Pensando nisso, estamos criando uma série de conteúdos sobre o GA4 com seus principais atributos, buscando melhorar a sua usabilidade e extração de dados ricos. Confira alguns conteúdos disponíveis aqui no nosso blog:

Continue acompanhando o blog do Voxus Academy e também nos siga no LinkedIn e Instagram para conhecer mais sobre o GA4!

Histórias relacionadas