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Há poucos meses o GA4 abalou a rotina dos profissionais que trabalham com mídia, marketing, e-commerce e áreas correlacionadas, graças às suas mudanças e novidades. Com a Black Friday chegando, alguns insights dessa ferramenta podem ajudar no processo de análise dos dados e elevar a performance da data.

Sabendo de como essa ferramenta é importante para uma data com uma alta capacidade de vendas, conversamos com nossos especialistas que trouxeram suas percepções e falaram sobre como o GA4 pode ser utilizado para ajudar a entender mais sobre os resultados de Black Friday neste ano. Continue acompanhando e tenha uma ótima leitura!

GA4 e suas mudanças

O Google Analytics 4, ou apenas GA4, é a versão atualizada do Google Analytics muito utilizado para coleta e armazenamento de dados de vários negócios no mundo. Agora, ela é o padrão aplicado por todos aqueles que quiserem usar a versão gratuita da plataforma, tendo extinguindo totalmente o GA Universal e seu modo de interpretação das informações.

Depois de muitos adiamentos, a virada oficial para o GA4 aconteceu em agosto deste ano, colocando em foco temas importantes como o uso dos eventos, modelos de atribuição, hierarquia de dados e muito mais. Foram muitos conteúdos e conversas sobre o novo GA, inclusive nós da Voxus em parceria com o E-commerce Brasil realizamos um workshop para falar sobre o tema.

Apesar das diferenças, o Google Analytics 4 foi pensado para facilitar os processos de organização de informações, principalmente em épocas como a BF.

Como o Google Analytics 4 pode ajudar durante a Black Friday?

Esse é o primeiro ano que teremos o GA4 como ferramenta de análise de dados durante uma Black Friday, o que pode preocupar alguns, porém essa é uma grande oportunidade de ter um rastreamento e mensuração de informações de maneira mais clara.

Vale lembrar que, segundo o próprio Google, a mudança do GA4 é voltada para entender toda a jornada de compra do usuário, observando suas ações dentro e fora do site para facilitar a tomada de decisão das empresas frente a algumas ações. Falando de forma mais aberta, temos dois itens que são excelentes recursos para acompanhar esse contato do usuário que são os eventos e os eventos de conversão.

Os eventos são caracterizados por qualquer interação que o usuário tiver dentro do site, ajudando a medir o comportamento e seu processo de tomada de decisão. Já os eventos de conversão são aqueles que medem uma ação que é importante para o e-commerce.

Olhando de maneira mais detalhada, tanto os eventos mais gerais quanto os de conversão ajudam a trazer uma perspectiva sobre o comportamento do usuário. Por exemplo, se ele abriu o site e já foi realizar sua compra, ou se abriu, navegou, colocou algum produto no carrinho e depois de muito tempo efetivou a transação, entre outros cenários.

Assim, fica mais fácil analisar o que deu certo e ter uma visão detalhada para o planejamento da Black Friday e suas ações.

Além de todas essas mudanças, o Google Analytics 4 também trouxe novas possibilidades para a criação e o acompanhamento de eventos, o que permite entender o consumo em diferentes períodos do ano e até do mês, observando como a jornada do usuário muda e quais seus maiores estímulos.

Isso traz também a chance de agir rápido antes de acontecer alguma situação mais delicada ou grave, se alinhando às mudanças e conseguindo mais vendas ao aproveitar esse processo de adaptação de acordo com o consumidor.

Mas, não é apenas dois itens que podem fazer o GA4 ajudar na organização da Black Friday, pois tendo todos os eventos bem configurados de acordo com a necessidade, é possível usar os relatórios como aliados.

Um dos relatórios é o de jornada de compra que tem como papel entender o comportamento dos usuários dentro do site. Com ele, conseguimos ver até onde os consumidores estão se engajando mais, em que momento estão abandonando o site e ter outros insights, por exemplo.

Um tipo de relatório que também pode ser muito bem usado é o de caminho de conversão, em que é possível ver qual foi a trajetória que o usuário percorreu até o momento da conversão. Ao adicionar filtros como o de "origem" você consegue verificar quais mídias impactaram esse usuário e assim fizeram parte deste caminho.

Como insight atrelado a Black Friday, com essa função é mais fácil analisar quais mídias estão sendo importantes e mais presentes nesses caminhos de conversão. Além de entender quais mídias estão fazendo um maior trabalho, a ideia dessa análise é olhar com a ótica de que "qual mídia devo investir mais na BF?" dado o seu retorno positivo até aquele momento.

Essas funções são importantes para otimizações e tomada de decisão dentro da própria campanha/período da Black Friday, que tem um volume de dados grande recheado de informações valiosas para a marca. Pensando em todo o contexto, as features do GA4 são excelentes para adquirir aprendizados valiosos no geral.

Outros relatórios importantes são o de aquisição de usuário, aquisição de tráfego e de publicidade são ótimos para complementar seu diagnóstico relativo a Black Friday e aplicar o GA4 dentro da estratégia da data e de todo ano.

Quer saber mais sobre o GA4 e a Black Friday 2023? Conte com os especialistas Voxus!

Como deu para notar, o GA4 é um forte recurso para melhorar a análise da Black Friday e a Voxus pode te ajudar a deixar essa ferramenta muito mais potente para uma BF histórica em resultados.

Se você faz parte da nossa Comunidade, sendo nosso parceiro ou cliente, pode receber nosso módulo de treinamento do Voxus Academy focado em GA4, em que explicamos sobre todas as atualizações da plataforma e como aplicá-la no dia a dia. Além disso, também conta com uma trilha de conteúdos em formato de artigos e vídeos para saber tudo sobre o GA4.

Continue se preparando para a BF com a Voxus acompanhando todos os nossos conteúdos aqui no blog e em nossas redes sociais. Tenha uma Black Friday incrível com a gente!

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