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Com o período da Black Friday oficialmente finalizado, é chegada a hora de analisar o que foi alcançado e entender como foi a performance das vendas durante essa época de promoções.

Para compreender todo o cenário, saber o que deu certo e o que poderia ter sido melhor, nossos especialistas analisaram os dados do mercado e dos clientes Voxus. Venha saber como nosso produto fez diferença para a receita dos clientes durante a BF 2023. Boa leitura!

Quais eram as expectativas para BF de 2023?

De forma prática, todo o mercado tinha grandes expectativas para a Black Friday desse ano, principalmente por fatores decisivos como comunicação entre marca e clientes, bolsa de valores crescendo, muitas empresas aproveitando a data, entre outros tópicos.

A esperança era de que mesmo que a data tivesse uma performance estável, no geral, fosse positiva e trouxesse dados melhores que o do ano anterior. No entanto, o faturamento total da data foi de R$5,23 bilhões, 14,5% a menos do que foi alcançado no último ano e 8,2 milhões de pedidos, com uma queda de 15,9% em comparação a BF 2022, segundo o Confi.Neotrust.

De acordo com a pesquisa, apesar dessa retração, o ticket médio subiu 1,7%, chegando a R$636,66. Dentre os modelos de pagamento, o Pix foi um dos mais utilizados, com um aumento de uso de 30,7% contra 19,7% do ano passado.

Análise e setores em destaque

No geral, comparando novembro de 2022 com 2023, nossos clientes tiveram um crescimento mensal de 3,51%, e um crescimento na semana da Black Friday de 11,40%

As conversões da semana representaram 35,25% das conversões totais no mês, e as conversões específicas do dia 24/11 representaram 8% das conversões de novembro. Esse é um primeiro indicativo de que a semana da BF está tendo cada vez mais importância no consumo das pessoas do que no dia em si. Observando os dados, comparando com o ano passado tivemos um crescimento de 32,41% em conversões no mês e 25,35% na semana.

Diante dessas informações e observando os dados Voxus, alguns setores se destacaram por conseguir atingir grandes números. É importante dizer que nesta análise estamos lidando com clientes específicos, que não necessariamente expressam a tendência macro do mercado.

Assim, podemos notar que, ainda que o segmento tenha sofrido alguma retração, graças ao uso dos produtos Voxus, tais marcas atingiram grandes resultados e superaram as expectativas. Confira tudo: 

Beleza e saúde

Um dos setores de destaque nessa Black Friday foi o de beleza e saúde, que costuma trabalhar com promoções expressivas de desconto. Por possuir um grande mix de produtos, as estratégias de vendas são muito variadas, o que pode chamar a atenção de diferentes consumidores.

Diante disso, o segmento conseguiu um crescimento de mercado de 12,47%, enquanto os clientes Voxus desse segmento conseguiram um aumento de 48,75%. Comparando com o mercado, nossos clientes tiveram uma performance melhor no mês, 5,8% geral contra 12,47% apenas com Voxus.

Tecnologia

Outro segmento de produto que ficou em alta durante esse período promocional foi o de tecnologia, que engloba além de itens de informática, também eletrodomésticos e eletrônicos. 

Esse setor teve uma alta de 6,17% geral, enquanto alcançou um crescimento Voxus de 12,23%, que foi um movimento interessante e alinhado com o mercado. Esse crescimento já era esperado e tem muita relação com a sazonalidade dos clientes, principalmente aqueles que trabalham com equipamentos como ar-condicionado, já que os dias de BF tiveram uma alta histórica de temperaturas.

Transporte e turismo

Já o setor de transporte e turismo teve uma queda considerável de 8,59% geral, que fica bem distante do crescimento apontado por pesquisas sobre a data. No entanto, tratando de conversões Voxus, tivemos um crescimento de 64,30% dos clientes que integram esse setor.

Conclusão dos especialistas Voxus sobre a Black Friday 2023

De forma geral, a Black Friday de 2023 foi positiva, apesar de um crescimento abaixo do esperado nas projeções anteriores.

No entanto, outro insight muito claro sobre essa Black Friday é a mudança de comportamento do consumidor. Como no dia da BF o mercado não foi tão bem, conseguimos afirmar que o consumidor mudou, com um volume maior de transações sendo realizados na semana e mês de novembro

Tratando de Voxus, conseguimos contribuir de forma recorrente e constante durante todo o mês para os resultados dos nossos clientes. Em todos esses casos, percebemos como a mídia programática foi essencial para uma Black Friday positiva e expressiva para clientes desses e outros segmentos, com índices positivos se comparados a média do mercado, ou seja, conseguimos entregar proporcionalmente mais.

Como deu para perceber, a Voxus desempenhou um papel importante para a performance dos clientes, conseguindo superar as expectativas e entregando números que superaram os desafios do mercado.

Quer integrar nossa mídia programática em sua estratégia de mídia e conquistar grandes resultados durante todo o ano? Faça nosso teste gratuito e potencialize suas vendas com a Voxus!

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