Depois de muito planejamento e expectativa, a Black Friday finalmente aconteceu. Além dos resultados, essa data deixa também vários ensinamentos sobre as estratégias aplicadas, melhores insights e qual o melhor caminho a seguir para o próximo ano.
Mas, o que fazer? Como conseguir pensar no investimento para essa data e planejar os próximos passos? Venha saber e conhecer os conselhos de nossos especialistas sobre a preparação durante o ano para Black e assim alcançar o que deseja com esse período promocional em 2024.
Acompanhe o artigo exclusivo para o blog da Voxus e tenha uma ótima leitura!
Como foi a Black Friday 2023 e quais aprendizados da data?
De acordo com o relatório divulgado Confi.Neotrust, a Black Friday 2023 teve um faturamento 14,5% menor do que o ano passado, somando R$5,23 bilhões, além de também sofrer uma diminuição de pedidos de 15,9% entre os dias 23 e 26 de novembro.
Esse resultado foi abaixo do que o mercado esperava e serviu para ressaltar pontos importantes para as próximas edições do período promocional. A principal delas é a mudança de comportamento do público, que está muito mais criterioso e reflexivo.
Depois de tantos anos desde a primeira edição da BF no Brasil, os clientes estão muito mais atentos aos descontos e benefícios das suas compras. Apesar de ter o desejo e necessidade de adquirir produtos, o público não quer apenas uma compra barata, mas também uma experiência positiva com a marca.
Outro ponto de importância é em relação às possíveis fraudes que somaram mais de R$10 milhões, com mais de 6,8 mil ocorrências, segundo a Clearsale. Nas primeiras horas de BF, o Reclame Aqui já havia contabilizado mais de 7 mil reclamações sobre atraso de entregas, propaganda enganosa, produto não recebido, entre outros.
4 ações para fazer durante o ano e ter uma BF 2024 histórica
Diante de tantos insights e novidades que a Black Friday de 2023 trouxe, separamos algumas ações que você pode adicionar no seu planejamento para conseguir grandes resultados em novembro de 2024. Confira:
Definir previamente objetivos e ações para a data
Todos os anos, grande parte das empresas fazem um planejamento relativo às ações que terão ao longo dos meses. Seja algo voltado para o mercado geral como Black Friday, ou alguma outra data importante para o nicho ou segmento, é ideal mapear todos esses eventos.
Em cada um deles, idealmente, você deve definir quais os objetivos, metas e tipos de campanhas que serão veiculadas durante esses períodos/dias. Isso facilitará o entendimento de algumas informações e até processo de implementação das ideias com certa precaução, podendo começar antes de novembro, por exemplo.
No caso específico da Black, busque saber:
- Qual o público que busca atingir durante a data;
- Quais os benefícios das campanhas planejadas, como desconto ou frete grátis;
- Mix de mídia que será utilizada, como programática, social, search;
- Objetivo e tipos de ações dentro da campanha, se deseja vender mais, criar relacionamento, entre outros.
Tudo fica muito mais estruturado e evita qualquer tipo de erro que pode ser crucial em uma data tão concorrida e disputada pelas empresas para com o seu público.
Pensar e planejar ações ou descontos que serão aplicados na data
Outra ação que favorecerá a ter uma grande Black Friday no ano que vem é desenhar as ações ou tipos de descontos que serão aplicados na data do próximo ano. Inclusive, alguns especialistas de mercado apontam que a queda das vendas da Black Friday 2023 também foi influenciada pelo baixo número de descontos oferecido pelas marcas.
Como comentamos nos conteúdos voltados para Black Friday, existem muitas estratégias que podem ser aplicadas em uma data como essa, principalmente pensando em campanhas que afetam os clientes. A ideia é tirar aprendizados do que foi utilizado nesse ano, buscando replicar o que deu certo ano que vem e melhorar as coisas que não foram tão bem assim.
Por exemplo, esse ano percebemos que as ações durante o mês todo funcionaram melhor do que estratégias que focaram na sexta-feira em si. Na próxima Black Friday você consegue estruturar ainda mais esse modelo de campanha e potencializar o que foi obtido diante dos insights.
Investir em awareness durante o ano todo
Para que a sua marca tenha um grande reconhecimento durante a Black Friday, é ideal começar a investir em awareness durante todo o ano. As ações desse tipo envolvem aumentar o conhecimento e a consciência de marca para um público estratégico, ganhando destaque em sua rotina, o que faz o público considerar a compra pela a sua marca posteriormente.
Com campanhas de awareness, ajuda a criar uma identidade de marca mais única, gerando alguns benefícios:
- Impacto e diferenciação;
- Facilita o processo de expansão no mercado;
- Impulsiona um produto, serviço ou projeto da marca;
- Faz com o que a marca tenha a oportunidade de virar autoridade no seu ramo de atuação;
- Consegue alcançar mais clientes.
Esses pontos são muito importantes para uma Black Friday de sucesso e que, quando trabalhados durante todo o ano, facilitam para gerar um resultado positivo.
Fazer campanhas de performance
Outro tipo de campanha que auxilia no resultado da Black Friday e você pode implementar durante todo o ano e nesse momento mais concorrido é a de performance. Esse modelo de mídia ajuda a ter uma segmentação de qualidade, que é muito importante para conversar com as pessoas certas e traz dados ultra relevantes para toda a estratégia de mídia.
Falando especificamente de mídia de performance programática, usar esse modelo de mídia constantemente ajuda também nos resultados, pois quanto mais familiaridade com esse sistema, mais fácil fica de conectar a sua marca com a audiência correta.
Mas, você sabia que a Voxus pode te ajudar a chegar em resultados incríveis durante todo o ano com uma tecnologia de mídia própria? Analisando o que foi conquistado por nossos clientes durante a Black Friday nesse ano e em 2022, o crescimento geral de conversões foi de 32,41% em conversões no mês e 25,35% na semana, com alguns setores superando todas as previsões de mercado e aumentando sua receita significativamente.
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