O Retail Media é uma estratégia que está em alta em todo mundo, conquistando bastante atenção por sua excelente usabilidade e retorno. No Brasil, alguns grandes players já trabalham com esse tipo de mídia, mas ainda há um universo a ser explorado.
Cada vez mais se fala sobre essa tecnologia e suas oportunidades, mas qual será o futuro do Retail Media no Brasil? Será que vale a pena investir nesse modelo de mídia? Saiba mais aqui nesse artigo exclusivo Voxus Academy!
Retail Media: o novo fenômeno de mercado
Graças aos seus benefícios, o Retail Media está se tornando um novo fenômeno de mercado, despertando a curiosidade e novos adeptos no mundo inteiro. Com esse modelo de publicidade digital, as marcas encontram espaços qualificados para vender e divulgar seus produtos dentro dos players de mercado.
Isso dá a oportunidade de ter um diálogo direto com os clientes em um ambiente em que ele já está habituado com a compra. Assim, as chances de conversão são mais interessantes, dando oportunidade de potencializar as vendas.
Segundo o artigo do Insider Intelligence e eMarketer, nesse ano de 2023, 1 em cada 6 dólares investidos em publicidade digital nos Estados Unidos é voltado para Retail Media, correspondendo a 17,1% de todos os anúncios online.
Alguns pontos previstos pelo artigo que justifica essa intensidade do uso do Retail pelas marcas norte americanas durante esse primeiro semestre do ano são:
- Aumento das vendas dos e-commerces, que chegou a 10%, representando US$1,148 trilhões e US$5.262,14 em vendas por usuário;
- Mix de mídia mais diverso, com campanhas em diferentes canais digitais e analógicos;
- Relacionamento mais próximo entre players e anunciantes.
Segundo o mesmo portal, o Retail Media está tendo um crescimento enorme, levando apenas 5 anos para se tornar um canal que movimenta US$ 30 bilhões, enquanto o social e search demoraram 11 e 14 anos, respectivamente, para alcançar esse patamar.
A terceira onda da publicidade digital
A publicidade passou por um período de extensão e intensidade nos últimos anos. Cada uma dessas fases são consideradas ondas e a tecnologia do Retail Media faz parte da terceira fase da publicidade atual.
A primeira, começou com o surgimento das ferramentas de buscas, como o Google. Logo em seguida, outra descoberta importante para a publicidade foi a criação e uso das redes sociais, que atua na estratégia de maneira recorrente em algumas marcas.
Por enquanto, estamos presenciando a terceira onda da publicidade, que além de envolver o Retail Media, também tem relação com a mídia digital em pontos como o final do cookies e a necessidade de encontrar o público mais certeiro.
Como a pandemia acelerou o uso da internet, as compras pelo e-commerce se tornaram a única forma de comprar por algum tempo. Durante esse período, os usuários tinham mais tempo em casa e oportunidade de pesquisar sobre os produtos que precisavam, comparar preços, decidir as melhores formas de pagamento, entre outros detalhes de compra.
Isso ressaltou a importância dos marketplaces e a oportunidade da implementação do Retail Media, pois esse canal consegue trazer dados first party extremamente poderosos para as marcas. Ou seja, com o Retail, é possível analisar de forma muito mais detalhada a jornada de compra dos usuários e compreender seu público-alvo de forma completa.
Benefícios de investir no Retail Media
O mercado brasileiro está começando a enxergar as oportunidades ocasionadas pela tecnologia de Retail Media, principalmente para médios e grandes marketplaces.
Ao analisar os resultados obtidos e os números alcançados pelo mercado dos Estados Unidos, o Brasil percebe que investir em Retail Ads é também aumentar as chances de venda e conhecimento de marca. Confira alguns benefícios dessa tecnologia:
Melhorar o mix de mídia
Depender de um canal de mídia para alcançar conversões é uma estratégia perigosa, principalmente porque seu público não está em apenas um lugar. Outro ponto que deixa essa escolha ainda menos recomendável é que, se você só investe em uma mídia, caso ela sofra alguma instabilidade, sua performance também será afetada.
Com o Retail, as marcas têm à disposição mais um canal para divulgar seus produtos e impactar o cliente em um ambiente de compra que ele já conhece e tem familiaridade. Assim, você aumenta seu mix de mídia como um todo e as chances de aumentar a conversão são maiores.
Impactar um público qualificado
O Retail Media acontece dentro dos marketplaces, ou seja, as chances de impactar um público mais propenso à compra é muito maior. Um detalhe importante é que o comportamento do cliente nesses ambientes é geralmente por pesquisa de algum termo, como o nome do produto, nome da marca ou nome do produto e marca que deseja comprar.
Por isso, cruzando as informações definidas para o Retail, é muito mais fácil impactar o público qualificado, que está procurando por seu produto ou marca. Essa dinâmica de funcionamento otimiza o investimento de campanha, pois dedica o valor aplicado no que realmente importa.
Potencialização das vendas no ambiente digital
Outra característica muito positiva do Retail Media é que ele estabelece uma relação ganha-ganha com os marketplaces por uma lógica simples: os sites de varejo conseguem ganhar escala e variedade em suas ofertas, enquanto os sellers alcançam mais tráfego e suporte das marcas.
Essas ações potencializam o alcance do Retail Media e ainda aumentam sua presença online, melhorando resultados no geral.
Qual o futuro do Retail Media no Brasil? Vale a pena investir agora?
Diante de todas as expectativas e previsões, a expectativa é que o Retail Media no Brasil também se estabeleça como um novo canal de mídia adotado na estratégia de campanha das marcas.
Assim como no mercado norte americano, já temos alguns cases de sucesso de Retail, que está movimentando muita curiosidade e adesão de grandes empresas do mercado. Por isso, quem começar a implementar essa tecnologia na estratégia, sai na frente e já começa a colher os resultados e benefícios deste canal.
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