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Um mix de mídia bem diversificado ajuda marcas a se conectarem com clientes e crescerem seu reconhecimento com as pessoas certas. A mais recente estratégia que está despertando a curiosidade e chamando a atenção do mercado de mídia é o Retail Media.

Muito utilizado nos Estados Unidos, esse modelo de negócio tem um grande potencial, segundo aponta o estudo do BGC e Google feito em 2022, que destacou que essa solução deve trazer um lucro de quase US$ 75 bilhões nos próximos 5 anos e esse tipo de anúncio tem uma previsão de crescimento de até 22% ao ano.

Venha saber mais sobre Retail Media, como essa ferramenta pode impactar a estratégia e ajudar a alcançar grandes resultados nesse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy!

O que é Retail Media e como funciona?

Chamamos de Retail Media, ou Retail Ads, as ações de anúncios de marcas e empresas utilizando as próprias soluções de compra de mídia oferecidas pelos varejistas e marketplaces

Esse tipo de propaganda ajuda a aumentar a visibilidade das marcas e dos seus produtos dentro do site do próprio varejista, sendo uma ótima forma de influenciar a compra efetiva de mais um produto de interesse.

Ela se baseia em dados qualificados que o próprio usuário disponibiliza, fazendo com que as propagandas dos produtos que apareçam sejam de interesse do consumidor. Assim, a estratégia tem uma adesão mais orgânica por parte do consumidor e um investimento com excelente custo-benefício.

Esse tipo de anúncio pode ser exibido em variadas soluções, como display e vídeo em diferentes páginas do site, desde a home até anúncios patrocinados nas pesquisas de produtos.

“Um fato interessante desse tipo de estratégia é que uma parte significativa dos consumidores que pesquisam produtos nos sites dos marketplaces não têm uma marca definida para sua compra. Ou seja, muitos clientes realizam a pesquisa sabendo o querem e precisam comprar, mas não necessariamente de qual marca comprar. Isso dá muito espaço pro anunciante educar e engajar o cliente com o Retail Media” - Rodrigo Martins, co-CEO da Voxus.

A diversificação ajuda a conquistar o público em variados estágios de compra, sendo muito mais aceitável e propenso à conversão.

Por que os e-commerces estão investindo em Retail Media?

Um dos motivos do Retail Media conquistar cada vez mais espaço é que essa solução produz uma nova fonte de receita para os varejistas, principalmente com a mídia digital se intensificando como uma resposta do pós-pandemia.

“Retail Media começou quando os players de varejo, principalmente os marketplaces, perceberam que tinham um ativo muito importante para os anunciantes e o mercado como um todo, que é ter dados e acesso a uma escala de usuários muito bem classificados. Naturalmente, eles entenderam que tinham uma demanda com os próprios sellers que utilizam as suas plataformas por terem a possibilidade de comprar propagandas do próprio marketplace. [...] Eu diria que o entendimento de quão bom é esse tipo de solução aconteceu principalmente por conta do Amazon Ads, que apesar de não ter sido a primeira empresa a criar uma solução de retail media, foi a primeira que realmente mexeu com o mercado de mídia ao se consolidar como terceiro maior player de mídia do mercado americano. Isso mostra que existe demanda para esse tipo de solução e virou um negócio tão forte e falado no último ano, incentivando a encontrar um novo caminho de receita ali para eles buscarem.” - Rodrigo Martins, co-CEO da Voxus

Segundo o relatório da eMarketer e Insider Intelligence de 2022, atualmente no mercado americano, 8 dos 10 maiores players do mercado operam sua própria solução de tecnologia focada em Retail Media.

No caso dos anunciantes, um dos benefícios é a possibilidade de ter acesso a dados first party de qualidade, que são confiáveis e que permitem entender melhor o comportamento dos consumidores. Com essas informações valiosas, aumentam as chances de uma campanha assertiva, que se conecte com o público adequado, aumentando consequentemente as conversões da marca.

Qual o futuro desse modelo de estratégia no Brasil?

Aqui no Brasil, players como a Amazon e Mercado Livre já estão implementando esse tipo de estratégia e alcançando bastante sucesso principalmente por sua possibilidade de expansão para diferentes setores.

Por já possuir uma relação de compra dentro desse processo de conexão com o público e ter dados de qualidade, os varejistas brasileiros estão mais receptivos com essas mudanças e renovações de estratégias para resultados mais significativos.

O Retail Media é uma alternativa muito interessante para os varejistas aumentarem sua receita por usuário e para os anunciantes crescerem suas vendas de forma eficiente. Essa solução ajuda a diversificar os canais de mídia e atua de forma clara com usuários muito engajados.

Falando diretamente sobre implementação, as companhias que conseguiram se transformar em empresas de tecnologia estão mais preparadas e conseguem criar suas próprias soluções, mas isso não é a realidade para todas.

Com a observação dos números de faturamento e, como Retail Media é algo que cresce muito rápido, o mercado começa a se consolidar. Com isso, os demais players vão precisar se movimentar rapidamente para se adaptar a essa nova demanda, alguns criando suas próprias soluções, outros buscando suporte em soluções terceiras, seja em forma de consultoria ou a inovação de White Label em si.

Quer saber mais sobre Retail Media? Fale com a Voxus!

A Voxus é uma AdTech que ajuda os negócios digitais a crescerem oferecendo soluções para a compra de mídia programática com tecnologia de smart display. Com uso de algoritmos e dados, nossa tecnologia oferece campanhas inteligentes para diferentes estratégias de campanhas como performance e awareness.

Dentro da estratégia de Retail Media, a mídia programática ajuda na segmentação e encontro do público mais qualificado para aquela propaganda.

Você já pensou no seu negócio tendo sua própria solução de Retail Media e oferecer esse serviço para os seus clientes? A Voxus pode te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência que tem um potencial enorme aqui no Brasil.

Podemos auxiliar o seu e-commerce a ir ainda mais longe com a nossa tecnologia e ainda contamos com um time especializado para acompanhar seus números e todos os resultados da sua campanha.

Mande um e-mail para [email protected] para saber mais e potencializar seus resultados com a gente!

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