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A Black Friday é uma data que movimenta variadas áreas, exigindo bastante planejamento com ações e campanhas que buscam divulgar ofertas e até a própria marca. Dentro dessas possibilidades, muitas empresas se perguntam sobre a maneira mais ideal de administrar o investimento diante de um período tão importante para o comércio.

Aqui na Voxus, nossos especialistas sempre se deparam com essa questão e buscam orientar nossos clientes e parceiros da melhor maneira. Buscando ajudar nossa Comunidade, preparamos esse material para que a sua BF tenha grandes resultados com um planejamento seguro até o final do ano ao organizar o investimento de mídia da data. Boa leitura!

Investir mais antes ou durante a Black Friday?

Dependendo da estratégia adotada, a Black Friday pode ser um período longo ou curto, com algumas fases e etapas. Tais estruturas têm chance de ser benéficas para os resultados das marcas e também mexem diretamente com o investimento em publicidade e divulgação das ações.

Com isso, surge a questão que permeia a rotina dos profissionais que trabalham nessa área: qual o melhor momento para investir mais ou menos na Black Friday? Bom, quanto a esse ponto, podemos dizer que depende muito do cenário e principalmente dos objetivos que a marca deseja alcançar naquele momento de BF.

Muitas empresas e agências de publicidade trabalham com um budget limitado para ações específicas durante o ano e é natural se perguntar em qual lugar alocar o dinheiro. Essa resposta varia de acordo com todo o contexto da marca e tipos de mídia que ela deseja trabalhar na Black.

Por exemplo, se ela quer ter reconhecimento de marca, provavelmente trabalhará com o foco maior em awareness, se deseja ter um resultado específico e voltado para conversões, optará por ações de performance, e assim em diante.

Em conversa com nossos especialistas, muitos deles pontuaram que as empresas que trabalham com um orçamento renovado anualmente sofrem bastante para a organização do investimento durante os 12 meses seguintes.

Ao receber a verba no começo do ano, caso aconteça de acelerarem demais em alguma campanha ou sofrerem algum tipo de redução de budget, encontram-se com um valor menor que o desejado para o final do ano.

Desse modo, é ideal ter atenção e analisar todas as necessidades e objetivos da marca com as ações pensadas em todos os meses.

Como conseguir equilibrar o orçamento durante todas as ações do ano?

Um ponto que deve colaborar na organização do investimento, mas principalmente na Black Friday é a influência da sazonalidade do cliente com a data e período do ano.

As compras da BF são voltadas para aproveitar uma promoção maior em várias categorias de produtos e serviços, sendo que muitos clientes compram seus presentes para as festas de final de ano ou compras para a próxima estação.

Empresas voltadas para transporte e turismo encontram grandes oportunidades para conquistar clientes para a alta temporada, enquanto marcas de roupas e moda verão são bastante procuradas para quem deseja passar a virada com um novo look. No entanto, negócios setorizados até conseguem um apelo comercial, mas a escala de compras ainda é um pouco menor.

Esses setores com alta procura podem investir mais durante esse momento de promoção, mas outros segmentos podem alcançar o sucesso fazendo ações direcionais em canais de contato diversos, de acordo com os hábitos de seu público-alvo.

Em ambos os casos, é importante trabalhar com uma mídia de dados completa, que atua em diferentes frentes. Assim, fica fácil integrar o uso dessas informações de forma inteligente para um resultado robusto e de acordo com as estratégias definidas durante a Black Friday ou qualquer outro período do ano. 

Vale a pena investir em uma mídia que trabalha baseada em dados?

As mídias que trabalham com dados são excelentes opções de investimento quando falamos em publicidade no geral, principalmente por trazer informações valiosas para a marca e toda a campanha.

Com os números obtidos, é possível entender como foi a jornada de consumo do cliente, quais os apelos funcionaram para determinada ação, quais os ganhos obtidos em variados setores, como engajamento, cliques, entre outros. Assim, vão surgindo insights para aperfeiçoar a marca com a necessidade do seu cliente e trabalhando em prol do resultado desejado.

Um desses tipos de mídia que atuam com dados, segmentação de qualidade e gera excelentes respostas é a programática. Com uma tecnologia de ponta, esse modelo de publicidade digital consegue levar marcas e suas campanhas para as pessoas certas, em momentos em que elas estão abertas para tais comunicações.

Você sabia que a Voxus é uma das maiores especialistas nessa tecnologia aqui no Brasil? Com anos de experiência no mercado brasileiro e da América Latina, temos diferentes produtos focados em programática para ajudar marcas a chegarem ainda mais longe em suas estratégias, durante todo ano e também na BF.

Temos um produto focado em campanhas de performance, que você pode realizar um teste grátis, e também uma ferramenta de programática com foco em ações de awareness que nosso time te apresenta uma proposta exclusiva.

Venha utilizar seu investimento de mídia em uma tecnologia completa com a Voxus e ter uma Best Friday junto com a gente!

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