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Os especialistas Voxus estão sempre conectados com as novidades de mídia e e-commerce, estudando essas áreas para aperfeiçoar seus conhecimentos. Em junho aconteceu o IAB AdTech & Branding, um evento recheado de conteúdo relevante para os profissionais dessas áreas e nosso time marcou presença nesse acontecimento importante para o mercado.

Venha saber mais sobre a IAB, os principais insights, expectativas comentados durante o evento e muito mais nesse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy. Excelente leitura!

IAB e sua importância para o mercado de mídia

A IAB, Interactive Advertising Bureau, é uma organização sem fins lucrativos que está presente em mais de 45 países. Ela trabalha ativamente realizando estudos, pesquisas e dando suporte para diferentes empresas do ramo da publicidade e mídia online.

Por estar em contato direto com diferentes setores e segmentos, ela traz grandes discussões e temas a serem explorados aqui no Brasil, responsável por ditar tendências, explorar as expectativas e divulgar dados ricos e relevantes para todo o setor.

A IAB ajuda a criar estratégias mais assertivas e pensar no futuro publicitário de forma planejada, relembrando as marcas sobre cada detalhe importante a ser considerado em uma campanha.

Durante o IAB Adtech & Branding, nossos especialistas se informaram sobre as próximas tendências da publicidade digital para os próximos anos, conhecendo mais pessoas e empresas presentes nesse mercado, buscando se atualizar com o que vem por aí.

Principais assuntos abordados no IAB Adtech & Branding

O intuito desse evento era mostrar ao mercado as transformações e inovações do cenário digital. Nos painéis apresentados, foram abordados alguns assuntos muito interessantes para refletir sobre mídia e comunicação.

Confira a seguir os principais temas abordados:

Descentralização das plataformas de mídia

A privacidade de dados tem sido muito discutida entre as empresas de mídia e o próprio consumidor, a segurança das informações é um dos atributos que influenciam na compra e comportamento de consumo.

Com isso, a tendência é que fique cada vez mais difícil a coleta de dados em lugares específicos da internet, aumentando a demanda pelo uso de dados first party.

Um dos impactos dessa mudança será na gestão de mídia, que terá de lidar e aprender com mais fornecedores de novos canais. Porém, como oportunidade, a descentralização da mídia ajuda a deixar a estratégia mais completa, diversificando o mix de mídia e personalizando as campanhas de acordo com a jornada do consumidor.

Retail Media no dia a dia da estratégia

Por falar em dados firsty party, outra tendência que já está ganhando espaço aqui no Brasil é o Retail Media, uma nova maneira de impactar um público mais propenso à conversão baseando-se em dados de qualidade dentro do próprio varejo.

Com a restrição da coleta dos dados, o Retail é uma das alternativas mais seguras e com alto retorno presente no mercado atual para trabalhar dados de muita qualidade. Usando as informações de um consumidor que já compra em determinado site, mais a vantagem de trabalhar com um marketplace que atua no mercado há um tempo considerável.

Isso faz com que a segmentação da campanha de Retail Media seja direta, pois o cliente já demonstrou interesse por determinado produto que ele quer adquirir, enquanto na segmentação por hábitos, há uma taxa de abrangência maior, criando essa necessidade a partir das compras.

Por exemplo, na segmentação indireta, você indica a compra de um item, como um relógio para corrida, por saber que o cliente comprou tênis, roupas e outros acessórios também de corrida.

É importante saber que existem dois tipos de Retail Media, sendo eles:

  • On site: que é o Retail que conhecemos, onde a impressão ocorre dentro do próprio site; 
  • Off site: tecnologia que estará disponível nos próximos anos em que o Retail poderá ser feito fora do site, levando os anúncios para outros locais de navegação do público-alvo, que usará a tecnologia da programática combinada com os dados first-party do Retail Media.

Uso de tela grande e conteúdos mais longos

O formato de vídeo tem movimentado bastante o mercado publicitário brasileiro, sendo parte de dois tipos de tendência:

  • Vídeos curtos, vistos por uma tela pequena e vertical, sendo muito impulsionados por serem usados em diferentes redes sociais;
  • Vídeos longos, em horizontal, voltados para serem assistidos em dispositivos com tela grande, principalmente TVs.

Visto que o mercado de vídeos mais curtos se tornou muito rentável para as marcas, impulsionado pelas redes sociais, em um futuro próximo os vídeos mais longos e telas maiores também ganharão seu espaço.

As TVs estão cada vez mais conectadas, com algumas empresas disponibilizando canais gratuitos, que funcionam quando o equipamento está conectado a internet, com entretenimento 24h para seus clientes, utilizando inserções de propaganda via programática.

A programática também está sendo essencial para a nova onda de streamings com propaganda, que oferecem um desconto na mensalidade em troca da transmissão de anúncios personalizados de acordo com o público. 

Usando a tela grande, outra dinâmica utilizada pelas marcas nesse meio é o de save and skip, dando a opção para que o usuário veja a oferta na TV e mande essa promoção para o seu celular. Assim, ele continua assistindo o conteúdo que gosta e também não perde a chance de fazer a sua compra com algum benefício que te interessa.

Diversidade e inclusão na publicidade digital

Outro tópico apontado como tendência no IAB Adtech & Branding foi a pauta de diversidade e inclusão na publicidade digital. Esse é um tema já bastante discutido atualmente, pois o público está extremamente criterioso, cobrando das marcas um posicionamento dentro do assunto.

Isso também se relaciona com as medidas de ESG, Environmental, Social and Governance, sigla em inglês que se refere a práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que desejam ser mais sustentáveis e inclusivas como um todo.

Isso faz com o que a marca converse com profissionais da área e mostre para o seu mercado que está engajada com pautas importantes socialmente. Assim, é possível se conectar com as novas gerações que se importam com tais tópicos, se aproximando desse consumidor.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog do Voxus Academy para saber sobre os principais eventos do mercado de mídia e e-commerce!

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