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O setor de bebidas e alimentos é um dos mais importantes para economia brasileira, exercendo um papel ativo na vida dos consumidores na compra de suprimentos. Na última semana, a Voxus e diferentes empresas do mercado participaram do Congresso de Grocery & Drinks 2023 realizado pelo E-commerce Brasil.

Nesse evento, aprendemos mais sobre esse setor e também nosso co-CEO, Rodrigo Martins, participou como palestrante e apresentou os principais benefícios do Retail Media na estratégia dos segmentos de bebidas e alimentos. 

Para saber mais sobre esse tema e conferir nossa participação, confira esse artigo exclusivo do blog do Voxus Academy. Desejamos uma excelente leitura e grandes insights!

Como o setor de bebidas e alimentos passou pela pandemia?

Quando pensamos em performances de diferentes setores ao longo dos últimos anos, a pandemia foi um divisor de águas se tratando de números e resultados. Afetando muitas áreas da economia, esse período moldou antigos e novos negócios, transformando  o comportamento do consumidor e seu modo de enxergar as marcas.

Dentre os tipos de empresas mais atingidos pelas consequências do COVID podemos destacar o setor de turismo, que teve seu funcionamento paralisado pelas restrições sanitárias da pandemia, a área de moda, que viu seus consumidores comprarem itens mais urgentes, e também o segmento de departamento, fechando suas unidades e passando por uma digitalização intensa.

No entanto, em contrapartida para esses setores, a área de bebidas e alimentos continuou crescendo e gerando receita para o mercado. Como esses itens são essenciais e de necessidade diária, os consumidores adequaram a sua forma de consumir diante das restrições, mas não deixaram de efetivar a compra em si.

Com isso, surgiu a adesão de compras feitas por aplicativos, potencialização de empresas que comercializam bebidas como vinho e outros produtos alcoólicos, além das comidas prontas que já estavam presentes no dia a dia do consumidor brasileiro. Um dos maiores atrativos nessa adesão pelo digital foi a comercialização de descontos e frete grátis nos pedidos.

De acordo com dados da Neotrust, em 2021, a essa indústria movimentou R$2,8 bilhões, triplicando o valor de 2019, que ficou em torno de R$1 bilhão. Isso significou um aumento de 63% das compras dos itens que se enquadram nessa categoria.

Alguns insights desse período destacaram as oportunidades de negócio dentro do setor de bebidas e alimentos, mostrando como ele consegue alcançar resultados positivos durante períodos de crise e também explorou e se conectou com diferentes públicos, inovando na estratégia para obter números muito mais potencializados.

Crescimento do setor de bebidas e alimentos no Brasil

Diante de tantas ideias e novidades, o ano de 2022 também foi bastante positivo para esse setor. Comparando 2022 a 2021, a indústria de bebidas e alimentos aumentou seu faturamento em 16,6% e 2,5% na cadeia de produção, chegando a R$1,075 trilhão em receita, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Um dos grandes destaques para esses números altos é o aumento doméstico das vendas desses produtos, muito influenciado pelas vendas de food service, que correspondeu a 27% das vendas do setor no ano passado.  

Analisando esses dados, nota-se que muitas marcas se adaptaram aos novos hábitos de consumo e por isso alcançaram bons resultados. Alguns dos itens que mais foram procurados e trouxeram essa demanda de mercado foram:

  • Consumo de produtos fit;
  • Alimentos e bebidas para veganos;
  • Itens voltados para vegetarianos;
  • Itens desenvolvidos para pessoas com dietas restritivas por alergia como alimentos com zero lactose, entre outros.

As marcas que fazem parte dessa indústria também entenderam que diversificação de canais e um bom mix de mídia são essenciais para alcançar públicos em diferentes etapas de consumo e momentos de compra.

Outro ponto considerável para essa popularização do uso dos apps para compra de alimentos e bebidas variadas é a logística e entrega. Durante a pandemia, diversos aplicativos surgiram com opções de entregas agendadas ou expressas, garantindo que o cliente tivesse o produto necessário em pouco tempo e com uma experiência ótima.

Todos esses itens em conjunto conseguiram concretizar a importância e o potencial de investimento dessa indústria. Mas, outro assunto relevante é a diferenciação entre uma marca e outra para o cliente, afinal, quem trabalha na indústria de bebidas e alimentos possui muitos concorrentes e precisa de diferentes aspectos para conseguir se conectar com o consumidor.

Por isso, a Voxus buscou falar sobre como uma estratégia de mídia pode ser essencial para aumentar os números e conseguir atingir pessoas qualificadas com tecnologias efetivas, pensadas em conversão.

Participação da Voxus no Congresso de Grocery & Drinks 2023

Time Voxus no Congresso de Grocery & Drinks 2023

Depois de alguns anos de limitações, as participações em eventos voltaram a fazer parte da rotina dos profissionais do mercado. O primeiro evento do ano da Voxus foi o Congresso de Grocery & Drinks de 2023, organizado e desenvolvido pelo E-commerce Brasil.

Além de reencontrarmos parceiros e clientes, essa também foi uma excelente oportunidade para nos conectarmos com outras empresas e profissionais incríveis do mercado. Dentro desse evento, nosso co-CEO Rodrigo Martins apresentou uma palestra exclusiva sobre um tema importante para essa área: Retail Media.

Palestra: como o conceito de Retail Media pode ser replicado para o mercado de Grocery & Drinks

Rodrigo Martins em sua palestra contou um pouco sobre o ecossistema de Retail Media e quais as suas principais etapas para ser implementado. Com dados qualificados, simplicidade no uso e excelente custo-benefício, o Retail Media se mostra como uma solução ideal para sellers, indústria e estratégias omni-channel.

Basicamente, a estrutura de uma solução de Retail Media funciona da seguinte forma:

  • Começa pelos usuários, que acessam o site ou aplicativo do e-commerce;
  • A partir disso, uma tecnologia coleta os dados anônimos, criando as audiências que serão utilizadas;
  • Com uma automação e utilização de algoritmos, os dados se transformam em inteligência, que pode ser utilizado para uma segmentação mais otimizada;
  • Os anunciantes fazem a sua campanha na plataforma de mídia que integra todas as variáveis selecionadas;
  • A plataforma passa esses dados para a infraestrutura de dados e tecnologia;
  • As campanhas começam a ser distribuídas dentro e fora da página do e-commerce;
  • A segmentação definida recebe as campanhas e pouco a pouco as conversões chegam.

Martins também pontuou que, por ser uma solução competitiva e com alto crescimento, muitos e-commerces de variados segmentos, incluindo bebidas e alimentos, estão investindo nessa tecnologia para melhorar resultados.

Nesse processo é ideal contar com empresas que já trabalham com esse tipo de tecnologia, deixando a implementação e operação muito mais fácil, fazendo com que o investimento valha muito a pena.

E, para te ajudar nesse processo, a Voxus está aqui!

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