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O setor farmacêutico é um dos maiores do Brasil, participando ativamente da rotina de vários consumidores com diferentes necessidades. São grandes as expectativas para o ramo que apesar de ter sido beneficiado durante toda a pandemia, possui muito mais potencial de crescimento.

Para analisarmos o cenário atual e entendermos o que vem por aí, os especialistas Voxus reuniram as principais tendências e informações sobre o setor farmacêutico nesse artigo. Além disso, você também verá como a Voxus e seus produtos ajudaram marcas que trabalham nesse nicho de mercado específico. Desejamos uma excelente leitura!

Panorama do setor no Brasil

Em 2020, o mundo vivenciou um grande momento de incertezas com a pandemia, que afetou diferentes setores economicamente falando. Por conta das medidas de restrição, iniciou um período de reclusão e maior cuidado com a saúde, impulsionando o setor de farmácia e seus produtos.

Em um levantamento realizado pelo IMS Institute for Healthcare Informatics, em 2020, o Brasil estava em 5º lugar no ranking global no uso de medicamentos. Isso mostrou a evolução do mercado, já que em 2010 o país estava na 10ª posição.

Outro relatório anual da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, INTERFARMA, realizado e divulgado antes da pandemia, o Brasil alcançou R$102,8 bilhões em vendas de todos os laboratórios que atuam no mercado nacional em 2019, com um crescimento de 11,8% em comparação ao ano anterior.

Crescimento e expectativa do segmento farmacêutico

De acordo com o relatório de 2022 da INTERFARMA e analisando os dados, é possível notar uma alta em resultados em 2021, chegando a R$146,7 bilhões, com um crescimento de 13,6%.

No varejo farmacêutico, o aumento chegou a 55,1% entre 2017 e 2021, correspondendo a R$88,3 bilhões em vendas em 2021, enquanto a venda institucional ficou em R$58,5 bilhões no mesmo período.

Por conta da COVID-19 e seus desdobramentos, o segmento também foi impactado pelo uso do meio digital no processo de compra e venda de itens. Isso gerou grandes mudanças de planejamento e na maneira utilizada para se comunicar com os clientes, mesmo com a oficialização do fim da pandemia.

No estudo realizado pelo Cupom Válido.com.br, o Brasil teve uma alta de venda online, crescendo quase duas vezes mais que a média global, chegando a uma expansão de 22,2% em 2022. 

Com hábitos de consumo dos públicos totalmente modificados, as marcas do setor também tiveram que investir em estratégias mais robustas, com uma comunicação mais personalizada. Ao investirem em um mix de mídia com novos canais, as empresas farmacêuticas começaram a se conectar com clientes em ações online para ajudar em sua rotina.

Como a tecnologia de mídia programática pode ajudar o mercado farmacêutico?

Diante desses desafios, uma das tecnologias que consegue ajudar os negócios desse setor é a de mídia programática. A Voxus é uma AdTech especializada no uso da programática, trabalhando ativamente em diferentes setores, incluindo clientes do segmento farmacêutico. Com uma segmentação de qualidade, para impactar clientes qualificados em diferentes etapas do funil, esse tipo de mídia é ideal para quem quer encontrar o cliente certo, no melhor momento para a conversão.

Segundo nossos especialistas, em termos gerais, o crescimento do setor será por volta de 25% a 30%. Observando os dados alcançados por nossos clientes integrantes do setor, em 2022, conseguimos alcançar mais de 203 milhões de impressões e mais de 1 milhão de usuários.

Comparando os dados obtidos dos clientes Voxus e o esperado do mercado, a expectativa para 2023 é que haja um aumento em torno de 6% a 13%.

Unir as estratégias do digital e do físico é ideal para um segmento de mercado como esse e a mídia programática Voxus pode te ajudar!

Atuamos com o smart display de performance, que trabalha com estratégias de full funnel e também temos um produto focado em awareness, que ajuda no reconhecimento e construção de marca.

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Adicione hoje mesmo a mídia programática na sua estratégia e aumente seus resultados!

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