Post Image

Já se sabe que a limitação das formas de pagamento é um dos principais fatores de abandono de carrinho por parte dos compradores no ambiente virtual. De acordo com um levantamento do Opinion Box, 17% dos brasileiros desistem de uma compra por esse motivo.

Pensando especificamente na ocasião da Black Friday 2022, o seu negócio não pode frustrar todos os esforços de venda por não aceitar o método de pagamento que o seu cliente prefere utilizar.

Então, se você quer se preparar para fazer da época de maior venda no varejo um sucesso também no seu e-commerce, saiba mais sobre as principais formas de pagamento na Black Friday.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros. Na edição de 2021 da Black Friday, o seu uso teve alta de 30% nas compras online, em comparação com o ano anterior (Fonte: Abecs).

Seu grande sucesso se dá pela comodidade do parcelamento. Afinal, mesmo que o consumidor não possua o valor do produto em sua conta, ele consegue fazer a aquisição do item pagando a prazo, em parcelas que cabem no seu orçamento mensal.

Para o empreendedor, o cartão de crédito também é muito vantajoso por evitar prejuízos financeiros para o seu negócio, visto que uma potencial inadimplência fica a cargo da instituição emissora do cartão.

Além disso, ainda existe a possibilidade de fazer a antecipação de recebíveis. Esse serviço é disponibilizado pelo meio de pagamento do lojista, que repassa a ele o valor das prestações antecipadamente, garantindo recursos financeiros para o empreendimento no momento mais estratégico.

Pix

O Pix já é a segunda forma de pagamento mais aceita no e-commerce, empatando com o boleto bancário, com 78% de adesão, e ficando atrás apenas do cartão de crédito, segundo o levantamento mais recente da Gmattos.

No gosto dos consumidores, o pagamento instantâneo só perde para o cartão de crédito, de acordo com o Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Pensando no contexto de Black Friday 2022, esses números são muito expressivos. Afinal, nas edições anteriores da data, o Pix ainda estava em um período de ramp up.

Vale lembrar que, antes da chegada do Pix, as compras feitas à vista no e-commerce precisavam ser transacionadas em boleto bancário ou cartão de débito.

Esse último sempre foi muito pouco explorado nas vendas online, pela experiência de compra fragmentada que oferecia ao cliente, com necessidade de autenticação no aplicativo do banco para efetivação da compra.

Por sua instantaneidade, o Pix ainda é um grande aliado das compras por impulso, características da sazonalidade da Black Friday. O fato de ser uma forma de pagamento mais barata para o lojista também facilita a criação de promoções atrativas para o cliente final.

Por exemplo, tem sido bem comum lojistas oferecerem 5% de desconto no Pix, tendo em vista as taxas mais baixas cobradas em transações por esse método de pagamento.

Vale destacar ainda que, na base transacional do Pagar.me, foi identificado que o Pix conta com uma taxa de conversão quatro vezes maior que a do boleto.

Em conclusão, se o seu negócio digital ainda não aceita o Pix, o momento de correr atrás dessa forma de pagamento é agora, para garantir a conversão de vendas e promoções mais atrativas na sua Black Friday.

Boleto bancário

Muitos dizem que o boleto bancário será extinto em breve, já que o Pix supre a demanda das compras à vista. Apesar de já ser uma realidade a diminuição do seu uso ou, pelo menos, a sua estagnação em detrimento do crescimento do Pix, o boleto bancário ainda tem o seu espaço no mercado.

Isso porque é um método de pagamento absolutamente democrático. Pelo fato de não ser preciso ter uma conta bancária ou cartão de crédito para usá-lo, ele acaba sendo a única opção para a população desbancarizada ter acesso ao varejo digital.

O seu ponto negativo, que precisa ser mencionado, é a dificuldade da gestão financeira e conciliação, sobretudo na Black Friday.

Isso porque o processamento e a aprovação de pagamento por boleto são demorados, levando até três dias úteis. Em períodos promocionais, isso é ainda mais complicado, por atrapalhar o gerenciamento dos pedidos e a liberação dos itens para a entrega.

Como consequência, o boleto acaba ocasionando o roubo de estoque, que pode ser feito de má fé, ou mesmo pelos consumidores que esquecem de realizar o pagamento ou desistem da compra. Muitas vezes, isso pode ser o suficiente para prejudicar financeiramente o e-commerce e frustrar as vendas na ocasião.

Apesar desses pontos de atenção, é muito importante que o seu e-commerce ofereça o boleto bancário como método de pagamento, pensando em ampliar e democratizar o acesso dos consumidores ao seu negócio.

Uma dica relevante aqui é fazer uso da automação de e-mails marketing, que pode ser estratégica para relembrar o cliente de pagar o boleto gerado. Contribuindo, portanto, para o aumento da taxa de conversão dessa forma de pagamento.

Carteiras digitais

O último método de pagamento famoso na Black Friday são as carteiras digitais. Como o nome indica, essa tecnologia funciona como uma carteira (como aquela que você carrega em sua bolsa), reunindo em um só lugar as diferentes formas de pagamento que o cliente faz uso.

Então, um pagamento por carteira digital pode ser via cartão de crédito, boleto bancário ou Pix. Mas a grande relevância de aceitar uma carteira digital diretamente no seu empreendimento se dá por dois motivos.

  • Condições especiais e cashback: o cliente opta por usar essa forma de pagamento nas lojas virtuais para acumular benefícios, sendo que o mais comum é o cashback. Sua proposta é devolver um percentual do valor pago no pedido para o cliente.
  • Divulgação: os lojistas que aceitam carteira têm espaços cativos nos aplicativos para divulgar seus negócios, assim conseguem atingir novos e diferentes públicos.

Conclusão

Para fazer sucesso com o seu e-commerce, essas são as quatro formas de pagamento na Black Friday que não podem faltar na sua loja virtual. Por mais que algumas não representem tantos benefícios para o seu negócio, se são importantes para a experiência do seu cliente, devem ser consideradas.

Para descobrir outras maneiras de preparar e estruturar o seu negócio, confira outros artigos do blog da Voxus!

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, tecnologia de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo., que possibilita ao seu e-commerce aceitar cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com segurança e transparência para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.

Histórias relacionadas