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Os e-commerces possuem diversas oportunidades de negócios durante todo o ano, principalmente em datas comemorativas. Além de muito sucesso de vendas no dia das mães, dia do consumidor, outra data que é muito interessante para se aproveitar é o dia do cliente.

Sendo um tipo de comemoração mais ampla, essa data ajuda muitos e-commerces e é uma ótima maneira de analisar os melhores passos para se aproveitar a Black Friday com mais efetividade.

Quer conhecer mais sobre essa data e ver o estudo da Voxus sobre os resultados que se destacam? Nesse conteúdo separamos algumas informações importantes dessa comemoração e os números do estudo de mercado da Voxus sobre os setores durante o dia do cliente. Boa leitura!

O que é o dia do cliente?

O dia do cliente acontece no dia 15 de setembro e é uma comemoração unicamente brasileira. Comemorada desde 2003, a data foi criada no Rio Grande do Sul e se espalhou pelo Brasil, tendo como principal objetivo a criação de um dia para conseguir gerar valor na relação entre marca e cliente.

Sendo assim, muitos lojistas aproveitaram esse momento para homenagear seus clientes de uma forma que surta efeito e gere uma fidelização. Seja com descontos ou brindes, a maneira que o e-commerce se comunica com o consumidor faz uma grande diferença para aproximar a relação, agregando muito mais relevância e destaque na cabeça do próprio consumidor no que se refere a marca.

Por que essa data é importante para o e-commerce?

O calendário do e-commerce é repleto de datas comemorativas que fazem parte da rotina dos calendários regulares, como feriados e outros tipos de celebrações. No caso desses eventos, alguns tipos de setores conseguem se beneficiar mais do que outros, por exemplo, artigos para homens, mulheres e crianças.

Porém, um grande benefício do dia do cliente é a oportunidade de negócio ser aproveitada por todos os tipos de e-commerces. Como o grande objetivo da data é atrair consumidores e fidelizar aqueles que já são clientes, muitos segmentos conseguem alavancar as vendas.

Durante essa data é importante que a sua comunicação seja amigável e transmita a importância de ter o cliente, mas você também pode pensar em outras ações como:

  • Oferecer descontos, podendo ser cupons ou de forma progressiva;
  • Disponibilizar frete grátis para todo o país ou estabelecer um valor gasto para conquistar essa bonificação;
  • Realizar sorteios de itens que ajudam a agregar valor, podendo até ser cupons de desconto;
  • Presentear a sua base de clientes com brindes ou amostras exclusivas.

Com essa possibilidade de conseguir muito mais destaque e emplacar vários tipos de produtos em ações exclusivas, o dia do cliente é muito interessante para vendas em um período em que as conversões costumam ser menores.

Estudo Voxus: setores que se destacam nessa data

Para trazer dados ricos, a Voxus realizou uma análise sobre o dia do cliente para saber quais os setores que mais são beneficiados com ações nesta data. Confira a seguir de forma detalhada quais foram os resultados desses segmentos:

Moda

O setor de moda é um dos que mais se destacam quando falamos sobre vendas em momentos sazonais. Geralmente isso acontece por ser um segmento que aplica descontos e outros tipos de ofertas para os clientes e outros usuários da internet. Sendo assim, os maiores destaques vão para o vestuário e os produtos calçadistas.

Na parte de vestuário, e-commerces de roupa feminina e masculina chegaram a aumento médio de 53% de vendas, com clientes conseguindo aumentar 167% do seu faturamento apenas durante o dia do cliente. Os negócios digitais que mais tiveram relevância em vendas foram aqueles que comercializam moda íntima e roupas esportivas.

Beleza e saúde

Nos últimos anos, uma pauta que vem crescendo entre os clientes é o do autocuidado e da saúde. Por isso, um dos mercados que mais aproveitaram as ações de dia do cliente foi o de beleza e saúde, com uma média de aumento de 31% em cosméticos para o cabelo, pele e corpo.

Outro tipo de produto muito mais procurado durante o dia do cliente são os suplementos alimentares. Shakes, comprimidos de vitaminas e outros tipos de suplementação estão aumentando cada vez mais seu público cativo, que procura por essas alternativas como uma maneira de manter a saúde e a boa forma.

Eletrônicos

Os eletrônicos são produtos que possuem muito destaque, principalmente porque os usuários e clientes sempre estão aguardando alguma promoção ou desconto para conseguir adquirir o modelo que deseja por um preço mais acessível.

Nesse caso, o aumento médio ficou em 23%, o que é um ótimo número considerando que esse segmento possui uma diferença dos outros setores de destaque: os aparelhos eletrônicos possuem muito mais canais para compra e diferentes tipos de ofertas.

Isso faz com que a compra efetiva do item leve um pouco mais de tempo, sendo racional, dependendo da etapa do funil em que o usuário se encontra e balanceando o custo benefício.

Com isso, os clientes podem se sentir atraídos por diversos estímulos da data como maior porcentagem de desconto, formas de pagamento, valor do frete, modelo e marca do aparelho, entre outros detalhes.

Conclusão

O dia do cliente é uma data que pode fazer a diferença no seu e-commerce independente do setor. Por não ter nenhuma temática específica, as marcas podem aproveitar esse momento para impulsionar as vendas pré black friday.

Apostar em ações para engajamento como descontos, cupons, sorteios, frete grátis e em comunicação inclusiva são a chave para manter um saldo muito positivo nesse dia. É ideal sempre se planejar e conseguir oferecer uma ação para fidelizar os clientes, ajudando também a trazer novos usuários para o site.

Na análise da Voxus, o setor de Moda, mais especificamente e-commerces de vestuário masculinos, femininos, moda íntima e esportiva e calçados são os mais procurados. Logo depois temos com destaque itens de beleza e saúde como cosméticos e suplementação alimentar.

O setor de eletrônicos também tem o seu destaque, mas nesse caso é preciso uma estratégia que ajude a agregar ainda mais valor. Isso porque com uma maior concorrência e maiores opções de oferta, os clientes buscarão um preço que tenha o melhor custo-benefício.

Gostou de saber mais do mercado? Continue acompanhando os conteúdos do blog e compartilhe para que outras pessoas saibam mais sobre o dia do cliente!

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