Post Image

As datas comemorativas são bastante interessantes para marcas e negócios digitais investirem em seu relacionamento com os clientes. No dia 12 de outubro, aqui no Brasil, é celebrado o dia das crianças, feriado que é uma ótima oportunidade para conquistar consumidores.

Mas, o que esperar do dia das crianças de 2022? O segmento voltado para o público infantil foi afetado pela pandemia? Quais os setores de destaque? Nesse artigo, iremos te mostrar todos esses detalhes e comentar um pouco mais sobre essa data tão especial para os pequenos.

Acompanhe o conteúdo exclusivo do blog do Voxus Academy e tenha uma excelente leitura!

Como essa data foi incorporada no e-commerce

O dia das crianças foi oficializado em 1924 aqui no Brasil, mas apenas nos anos 50 que o dia começou a se popularizar. O sucesso da data surgiu a partir da campanha de marca de uma antiga marca de brinquedos e desde então tornou-se parte da rotina de vários consumidores.

Com essa ação mais focada no público infantil, outras marcas começaram a ver valor e passaram a adotar a data como importante para o e-commerce. No início, o maior sucesso era voltado para diferentes segmentos infantis:

  • Brinquedos;
  • Vestuário;
  • Acessórios;
  • Produtos de saúde e beleza, como xampu e sabonetes, entre outros;

Aos poucos, outros tipos de negócios digitais, de diferentes segmentos, aproveitaram para oferecer descontos e promoções durante a data ou a semana. Atualmente, esse tipo de ação já faz parte da estratégia e é muito procurada pelo público.

Maiores desafios desse segmento

Porém, com o passar dos anos, o dia das crianças para os negócios digitais começou a enfrentar grandes desafios. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Publicidade infantil

Quando falamos sobre dia das crianças e campanhas comemorativas dessa data, é importante mencionar a lei de publicidade infantil brasileira. Essa norma estabeleceu a proibição de materiais que tenham o intuito de vender para crianças com até 12 anos de idade.

Esse tipo de divulgação costumam usar estratégias que contém:

  • Linguagem infantil;
  • Efeitos especiais;
  • Músicas infantis;
  • Produtos associados a personagens infantis;
  • Elementos visuais com cores vibrantes, entre outros.

Com isso, a fiscalização da Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, fez com o que as marcas e empresas voltadas para esse tipo de público trabalhassem de outra maneira, optando por peças educativas e com nenhuma linguagem de venda.

Reflexos da pandemia

Outro desafio enfrentado durante o dia das crianças dos últimos anos foi o impacto da pandemia. Com o distanciamento social, muitas lojas fecharam suas portas e começaram a operar online.

Apesar desse movimento ter sido muito importante para a aceleração dos e-commerces aqui no Brasil, o setor de itens infantis é bastante influenciado com a experiência em pontos físicos.

“Quanto à sazonalidade específica do dia das crianças, vejo que o físico ainda é mais forte, uma vez que a dinâmica de compra que envolve toda a experiência sensorial e presencial tem uma importância ainda maior nesse contexto” comenta Caio Diniz, Analista de mídia que trabalha diretamente com a Toymania.

Setores que se destacam no dia das crianças

Com todos esses fatores em mente, a Voxus realizou uma análise de performance com números da semana da criança de 2021. O resultado foi bastante positivo, mostrando que a melhor performance veio de e-commerces que trabalham com itens para mulheres e homens.

Os setores que se destacaram foram:

  • Acessórios;
  • Moda;
  • Saúde e beleza;
  • Livros e educação.

Passando por cada setor separadamente, no segmento de acessórios, o aumento de vendas alcançou um crescimento de 216%. Esse resultado foi alavancado especialmente por marcas que comercializam jóias, óculos, alianças e relógios.

No setor de moda, é possível notar um grande número de vendas durante todo o calendário comercial, como dia das mães, dia do cliente, entre outros. Esse sucesso de venda, acontece em marcas com produtos voltados para o público masculino e feminino. Durante a semana do dia 12 de outubro, esse setor cresceu em 187%, com destaque para marcas que comercializam roupas, sapatos e moda íntima.

O segmento de saúde e beleza contou com um aumento de transações em até 97% durante essa época. Os e-commerces com resultados mais expressivos são relacionados a cosméticos, farmácia e aqueles que comercializam suplementos alimentares e outros produtos relacionados ao corpo e bem-estar.

A última categoria de destaque é a voltada para livros e educação que garantiu um bom número de vendas, com um crescimento de 261% na venda de cursos livres, cursos de especialização e livros.

Expectativa para 2022

Apesar de um 2021 voltado para uma ótima performance de outros tipos de comercialização de produtos mais gerais, o ano de 2022 conta com um cenário diferenciado. Com o retorno das atividades presenciais, é possível que as marcas consigam voltar a investir no físico e garantir uma boa data.

“A expectativa para o dia das crianças esse ano é superar os resultados obtidos no ano anterior. Estamos em um patamar de performance melhor do que do ano passado, acredito que conseguiremos gerar um resultado melhor”, complementa Caio.

Sendo assim, o dia das crianças é uma data que vale a pena investir em campanhas com um bom mix de mídia e que conversem com o público masculno e feminino em geral. Mesmo que o seu e-commerce não seja focado em produtos infantis, ele pode ser muito beneficiado com ações de desconto e outros tipos de estratégias.

Quer saber mais sobre smart display e datas importantes para o e-commerce? Continue acessando o blog do Voxus Academy!

Histórias relacionadas