As datas comemorativas são bastante interessantes para marcas e negócios digitais investirem em seu relacionamento com os clientes. No dia 12 de outubro, aqui no Brasil, é celebrado o dia das crianças, feriado que é uma ótima oportunidade para conquistar consumidores.
Mas, o que esperar do dia das crianças de 2022? O segmento voltado para o público infantil foi afetado pela pandemia? Quais os setores de destaque? Nesse artigo, iremos te mostrar todos esses detalhes e comentar um pouco mais sobre essa data tão especial para os pequenos.
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Como essa data foi incorporada no e-commerce
O dia das crianças foi oficializado em 1924 aqui no Brasil, mas apenas nos anos 50 que o dia começou a se popularizar. O sucesso da data surgiu a partir da campanha de marca de uma antiga marca de brinquedos e desde então tornou-se parte da rotina de vários consumidores.
Com essa ação mais focada no público infantil, outras marcas começaram a ver valor e passaram a adotar a data como importante para o e-commerce. No início, o maior sucesso era voltado para diferentes segmentos infantis:
- Brinquedos;
- Vestuário;
- Acessórios;
- Produtos de saúde e beleza, como xampu e sabonetes, entre outros;
Aos poucos, outros tipos de negócios digitais, de diferentes segmentos, aproveitaram para oferecer descontos e promoções durante a data ou a semana. Atualmente, esse tipo de ação já faz parte da estratégia e é muito procurada pelo público.
Maiores desafios desse segmento
Porém, com o passar dos anos, o dia das crianças para os negócios digitais começou a enfrentar grandes desafios. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:
Publicidade infantil
Quando falamos sobre dia das crianças e campanhas comemorativas dessa data, é importante mencionar a lei de publicidade infantil brasileira. Essa norma estabeleceu a proibição de materiais que tenham o intuito de vender para crianças com até 12 anos de idade.
Esse tipo de divulgação costumam usar estratégias que contém:
- Linguagem infantil;
- Efeitos especiais;
- Músicas infantis;
- Produtos associados a personagens infantis;
- Elementos visuais com cores vibrantes, entre outros.
Com isso, a fiscalização da Conanda, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, fez com o que as marcas e empresas voltadas para esse tipo de público trabalhassem de outra maneira, optando por peças educativas e com nenhuma linguagem de venda.
Reflexos da pandemia
Outro desafio enfrentado durante o dia das crianças dos últimos anos foi o impacto da pandemia. Com o distanciamento social, muitas lojas fecharam suas portas e começaram a operar online.
Apesar desse movimento ter sido muito importante para a aceleração dos e-commerces aqui no Brasil, o setor de itens infantis é bastante influenciado com a experiência em pontos físicos.
“Quanto à sazonalidade específica do dia das crianças, vejo que o físico ainda é mais forte, uma vez que a dinâmica de compra que envolve toda a experiência sensorial e presencial tem uma importância ainda maior nesse contexto” comenta Caio Diniz, Analista de mídia que trabalha diretamente com a Toymania.
Setores que se destacam no dia das crianças
Com todos esses fatores em mente, a Voxus realizou uma análise de performance com números da semana da criança de 2021. O resultado foi bastante positivo, mostrando que a melhor performance veio de e-commerces que trabalham com itens para mulheres e homens.
Os setores que se destacaram foram:
- Acessórios;
- Moda;
- Saúde e beleza;
- Livros e educação.
Passando por cada setor separadamente, no segmento de acessórios, o aumento de vendas alcançou um crescimento de 216%. Esse resultado foi alavancado especialmente por marcas que comercializam jóias, óculos, alianças e relógios.
No setor de moda, é possível notar um grande número de vendas durante todo o calendário comercial, como dia das mães, dia do cliente, entre outros. Esse sucesso de venda, acontece em marcas com produtos voltados para o público masculino e feminino. Durante a semana do dia 12 de outubro, esse setor cresceu em 187%, com destaque para marcas que comercializam roupas, sapatos e moda íntima.
O segmento de saúde e beleza contou com um aumento de transações em até 97% durante essa época. Os e-commerces com resultados mais expressivos são relacionados a cosméticos, farmácia e aqueles que comercializam suplementos alimentares e outros produtos relacionados ao corpo e bem-estar.
A última categoria de destaque é a voltada para livros e educação que garantiu um bom número de vendas, com um crescimento de 261% na venda de cursos livres, cursos de especialização e livros.
Expectativa para 2022
Apesar de um 2021 voltado para uma ótima performance de outros tipos de comercialização de produtos mais gerais, o ano de 2022 conta com um cenário diferenciado. Com o retorno das atividades presenciais, é possível que as marcas consigam voltar a investir no físico e garantir uma boa data.
“A expectativa para o dia das crianças esse ano é superar os resultados obtidos no ano anterior. Estamos em um patamar de performance melhor do que do ano passado, acredito que conseguiremos gerar um resultado melhor”, complementa Caio.
Sendo assim, o dia das crianças é uma data que vale a pena investir em campanhas com um bom mix de mídia e que conversem com o público masculno e feminino em geral. Mesmo que o seu e-commerce não seja focado em produtos infantis, ele pode ser muito beneficiado com ações de desconto e outros tipos de estratégias.
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